Se ainda não conhece o calendário do fisco, fique a saber o significado do calendário fiscal na vida dos portugueses e conheça as principais alterações nas datas das obrigações fiscais, disponíveis até o momento.
O Calendário de obrigações fiscais é uma agenda do fisco. Segundo a Ordem dos Contabilistas, é uma ferramenta intuitiva e simples para ajudar as pessoas a planear e cumprir todas as obrigações fiscais ao longo do ano.
Embora, o calendário fiscal esteja especialmente pensado para o ramo da contabilidade, também poder ser utilizado por pessoas singulares ou empresas. Trata-se de uma ótima ferramenta para organizar e controlar os pagamentos dos impostos às Finanças.
Exemplos de impostos do calendário fiscal:
A agenda fiscal do governo é sujeita a uma atualização das datas de pagamento de alguns impostos. Para 2022, as datas do calendário fiscal ainda não são totalmente conhecidas, em virtude dos aspetos já mencionados relacionados ao SarsCov-2 e queda do governo, com consequentes eleições em janeiro. Portanto, veja a seguir, o que já se sabe acerca das novas datas do calendário fiscal 2022. E acompanhe o nosso blog e redes sociais para saber sobre as novas actualizações.
Mudanças previstas no calendário fiscal do próximo ano:
- 25 de Fevereiro de 2022: entrega da declaração do modelo 10 do IRS.
- 30 de Junho de 2022: última data para entregar as facturas (no formato PDF) para efeitos fiscais.
- Valorizados: comunicação dos inventários valorizados em 2022. A comunicação apenas será obrigatória a partir de 2023.
- Relativos a 2022: a comunicação dos inventários relativos a 2021, será feita nos mesmos termos que em 2020.
Comunicação do Imposto sobre o Valor Acrescentado
- Declarações periódicas do IVA (Novembro e Dezembro de 2021): deverá ser feita entre os dias 30 de Novembro e 20 Dezembro.
- Declarações periódicas do IVA (Janeiro a Junho de 2022): deverá ser feita até ao dia 20 de cada um dos meses.
- Declarações periódicas do IVA (mensal e trimestral): deverá ser feita até ao dia 25 de cada um desses meses.
- Entrega do IVA e declarações periódicas mensais e trimestrais: até ao dia 25 de cada mês.
Ainda que não seja possível saber agora, quais são as datas exatas do novo calendário fiscal para o ano de 2022, é possível realizar estimativas com base nos anos anteriores. Por isso, apresentamos a seguir, os prováveis prazos fiscais que poderão ser praticados em 2022, tomando por base a agenda fiscal de 2021.
As informações apresentadas na folha de cálculo a seguir, são o resultado de um trabalho de pesquisa, realizado pela e-loan Soluções Financeiras. Esta síntese tem por objetivo, ajudar os nossos leitores e seguidores, a organizarem os pagamentos com alguma antecedência e previsibilidade.
Para receber actualizações sobre o calendário fiscal 2022, poderá assinar a nossa newsletter.
Além das datas apresentadas, estimadas com base no calendário fiscal de 2021, há outros impostos específicos de cada pessoa singular. Confira a tabela com outros prazos que vigoraram no ano de 2021. Eles podem indicar as prováveis datas para o ano de 2022.
Assim que ocorra a publicação do calendário fiscal atualizado 2022, a e-loan Soluções Financeiras comprometesse a notificar todos os subscritores do Blog “As Minhas Finanças“. Para ter a certeza que receberá as nossas atualizações e novidades, subscreva gratuitamente, já a seguir.
Efetuar todos os pagamentos dos impostos fiscais nem sempre é uma tarefa fácil. A quantidade de contas a pagar ao fim do mês, os baixos salários mensais e as necessidades básicas, são um desafio para muitos. Em muitos casos, é comum recorrer aos empréstimos para pagar os impostos e obrigações fiscais. Entretanto, há soluções para evitar a espiral de dívidas.
Em situações cujo acúmulo de dívidas seja constante, ecfetuar um pedido de crédito pessoal, pode não ser a solução ideal. Há alternativas de crédito que podem ajudar a acabar com as dívidas. Um delas é a consolidação de créditos com dinheiro extra. Veja a seguir, como o crédito consolidado poderá ser uma ótima ajuda para cumprir com todas as obrigações do calendário fiscal e dar novo fôlego às finanças.
Simulador de Crédito Consolidado • Fonte: e-loan Soluções Financeiras
A consolidação de créditos é uma modalidade financeira que permite juntar vários créditos num só, promovendo uma melhor reorganização das finanças.
Ao aderir ao crédito consolidado fique a pagar:
- Uma só prestação.
- Num só banco.
- Numa só data.
Além da reestruturação financeira, o crédito consolidado permite obter um empréstimo de dinheiro extra, barato e sem grandes burocracias. Esta liquidez extra poderá ser utilizada para várias funcionalidades, como nomeadamente, efetuar o pagamento de algumas obrigações fiscais (IMI, IRS ou outros impostos), realizar sonhos e novos projetos.
Veja a seguir, como efetuar um pedido de consolidação de créditos, sem compromissos e grátis.
A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal, com mais de 15 anos de mercado. Já ajudamos milhares de famílias portuguesas a organizarem as suas finanças e a começarem uma nova vida financeira.
O pedido de análise de crédito consolidado é:
- Gratuito: ao fazer uma simulação de consolidação de créditos, receberá ajuda especializada sem pagar nada mais por isso. Todo o processo corre sem qualquer custo.
- Rápido: simule o seu crédito consolidado e receba a resposta mais ágil do mercado. Em menos de 24 horas terá a resposta do seu pedido de crédito. Efectue uma simulação gratuita e comprove.
- Simplificado: juntar créditos numa consolidação é fácil e descomplicado. O processo é pouco burocrático e permite reorganizar os créditos. Confira a opinião dos nossos clientes.
Veja já a seguir como poderá fazer o seu crédito consolidado em poucas etapas.
Etapa 2: submeta os dados e documentos necessários para análise do seu processo.
Alguns dos documentos necessários:
Algumas das informações solicitadas no simulador:
- Nome.
- Idade.
- Montante de liquidez extra que precisa.
- Montante de créditos que tem em dívida.
- Tipos de créditos que está a pagar.
- Outros campos das suas finanças.
Melhore o seu perfil financeiro e ainda consiga dinheiro extra para novos projetos. Faça já a sua simulação gratuita de crédito consolidado.
Evite dever ao Estado, pague todas as suas dívidas fiscais e reorganize as suas finanças. Conte com a nossa ajuda para manter-se actualizado sobre as novidades do calendário fiscal 2022. Subscreva o nosso blog.