Já sabe reconhecer se está numa espiral de dívidas com uma possível perda do controlo da situação financeira?

Contrair empréstimos de forma contínua é bem mais comum do que pode imaginar. A necessidade frequente de fazer face às múltiplas despesas do dia a dia e os baixos rendimentos mensais, levam a que muitas famílias portuguesas acabem por exceder o número de pedidos de crédito e entrem em espiral de dívidas. O acúmulo de dívidas constante pode levar a um sobreendividamento. Por isso, é importante que sejam pensadas soluções que permitam ao devedor reagir atempadamente, antes que perca a hipótese de ser ajudado.

Ao longo deste artigo, iremos apresentar qual o significado de espiral de dívidas. Conheça ainda algumas dicas e soluções de como poderá reagir a um acúmulo de dívidas. Para começar, saiba a seguir o que é espiral de dívidas.

Neste artigo apresentamos o conceito de espiral de dívidas e discutimos formas de reorganizar as finanças e evitar um possível incumprimento bancário

O que é a espiral de dívidas?

  • Definição espiral de dívidas: círculo vicioso de contratação de empréstimos contínuos de dinheiro ou créditos que poderão levar ao sobreendividamento.

Trata-se do acúmulo de dívidas de empréstimos em diferentes bancos. Essas dívidas costumam estar separadas em diversas mensalidades que são pagas a vários bancos diferentes e em vencimentos espalhados ao longo do mês. Quando esses empréstimos não são pagos atempadamente, tornam-se dívidas descontroladas e até podem levar um incumprimento bancário, um problema mais grave e que deve ser evitado a todo custo.

Como evitar a espiral de dívidas?

Evitar um acúmulo de dívidas é um critério muito importante para salvaguardar uma boa saúde financeira. O risco de entrar na lista negra do Banco de Portugal (BP) é o principal factor pelo qual se deverá prevenir de uma espiral de dívidas.

Conheça a seguir algumas dicas de como prevenir um acúmulo de dívidas.

Analisar o perfil financeiro para perceber se existe um potencial risco de espiral de dívidas

Controlar todas as dívidas mensais nem sempre é uma tarefa fácil, mas é fundamental para prevenir uma possível situação de espiral de dívidas. Lembre-se que quanto maior for a consciência em relação a todas as despesas do orçamento familiar, mais facilmente conseguirá prevenir um possível acúmulo de dívidas.

Uma das formas de prevenir o descontrolo financeiro é partir da anotação das dívidas que tem a correr e dos valores que tem a receber todos os meses. Para facilitar este trabalho, a e-loan preparou uma Folha de Cálculo. Com este recurso de controlo das finanças poderá fazer um diagnóstico financeiro de todas as despesas do orçamento familiar. Descarregue-a gratuitamente no nosso site.

Avaliar quais são as poupanças mensais do agregado familiar

O ordenado que recebemos ao final do mês nem sempre é suficiente para pagar todas as dívidas de crédito. Por este motivo, é importante que as famílias procurem obter maiores níveis de poupança diária para conseguirem um fundo de reserva para futuros imprevistos. Em situações que o acúmulo de dívidas seja maior, a necessidade de aumentar os níveis de poupança também deverá crescer. Para isso, existem soluções de crédito mais eficientes e que o poderão ajudar a poupar mais. Neste artigo, serão apresentadas algumas delas.

Após fazer um diagnóstico e tomar conhecimento dos níveis de poupança do agregado familiar, é hora de avaliar os valores das taxas pagas em cada um dos empréstimos.

diferencas tan tae taeg

Avaliar o valor das Taxas TAN, TAE e TAEG nos empréstimos

Antes de efectuar um pedido de empréstimo, quer de crédito habitação, quer de crédito pessoal, quer de crédito consolidado, é importante que tenha em atenção o valor de cada taxa associada. Apesar deste ponto parecer pouco relevante, irá ter um impacto muito importante no valor final de cada empréstimo.

Assim, antes de pedir qualquer crédito ao banco, procure conhecer o significado de cada taxa. Deste modo, conseguirá obter uma melhor proposta que o ajudará a evitar entrar em situação de espiral de dívidas.

Avaliar os prazos de pagamentos dos empréstimos

Outro dos critérios que o poderá ajudar a evitar entrar em situação de espiral de dívidas passa por avaliar o prazo e os montantes que faltam para pagar os empréstimos realizados.

Ao fazer esta avaliação, poderá perceber se irá:

  • Precisar de um novo empréstimo: se não estiver a conseguir fazer face às dívidas do orçamento familiar, poderá precisar de encontrar soluções de crédito que o permitam obter dinheiro extra, sem pôr em causa a capacidade de pagar todas as prestações.
  • Efectuar uma reavaliação do empréstimo: caso esteja com um acúmulo de dívidas mensais superiores às suas capacidades, poderá ter que efectuar um pedido de renegociação do seu caso com o credor.

Lembre-se que o principal é mesmo evitar entrar em incumprimento, pois nesses casos, será muito mais difícil conseguir regularizar a situação no Banco de Portugal.

Como sair da espiral de dívidas?

Existem várias formas que o podem ajudar a sair de uma possível espiral de dívidas. Para isso, é importante que tome consciência do perigo que o acúmulo de dívidas pode representar num orçamento familiar. Se possui actualmente vários empréstimos de crédito em diferentes bancos e o dinheiro não lhe chega praticamente para nada, então isto poderá significar um descontrolo financeiro grave.

Sair da espiral de dívidas poderá ajudar a obter:

  • Uma melhoria do perfil financeiro: sinta-se capaz de pagar todos os créditos ao final do mês.
  • Maior liberdade: com um maior controlo das finanças do orçamento familiar, poderá comprar aquilo que realmente precisa, evitando o endividamento.
  • Um maior controlo das despesas mensais: poderá conseguir uma maior organização das finanças do orçamento familiar.

Já a seguir, veja algumas dicas para começar a acabar com as dívidas.

Dicas para sair da espiral de dívidas e retomar o controlo das finanças

Em síntese, evitar entrar em situação de espiral de dívidas não é assim tão difícil quanto parece. Para isso, é importante que antes de tudo, tome consciência de todas as despesas do orçamento familiar e entenda que não deverá gastar mais do que aquilo que tem, nem pedir mais do que aquilo que pode pagar.

Dicas para organizar as finanças do orçamento familiar e evitar o acúmulo de dívidas:

  • Organizar as dívidas: hoje em dia existem soluções de crédito que o podem ajudar a reorganizar as dívidas mensais, permitindo-lhe um maior controlo de todas as despesas do orçamento familiar. Uma dessas soluções é a consolidação de créditos.
  • Usar uma folha de cálculo: controlar todas as dívidas mensais pode ser mais fácil do que imagina. Para esse efeito, utilize uma folha de cálculo de controlo de despesas mensais.
  • Conversar com os credores: se achar que não tem condições para pagar o pedido de crédito, procure falar com o credor e renegociar as dívidas mensais que tiver acumuladas. O mais importante é evitar o incumprimento bancário.
  • Pedir ajuda em caso de necessidade: se estiver prestes a entrar em situação de espiral de dívidas, não sofra sozinho. Peça ajuda a familiares, amigos ou consultoras financeiras que sejam capazes de dar-lhe o melhor aconselhamento. Uma dessas consultoras pode ser a e-loan Soluções Financeiras.

Como começar um projecto de reestruturação das dívidas

Em algumas casos, ainda que ocorra uma reorganização das finanças, é mesmo preciso avançar com um projecto um pouco mais robusto para resolver a situação. Neste momento, é comum olhar para novos empréstimos como uma possível solução para acabar com as dívidas. No entanto, fazer um novo crédito pessoal para pagar os créditos anteriores nem sempre será a melhor alternativa. É preciso avaliar a situação com cautela para encontrar as melhores opções de crédito disponíveis e assim não repetir o ciclo de endividamento.

É nessa hora que um especialista em créditos pode fazer toda a diferença. Este profissional poderá indicar as melhores alternativas de crédito disponíveis no mercado para terminar com o acúmulo de dívidas e reorganizar as finanças de vez. Por exemplo, se actualmente, está a pagar vários créditos em diferentes bancos, em diferentes datas distribuídas em várias prestações, talvez seja interessante pensar em uma modalidade de crédito para consolidar todos os pagamentos num só.

Uma das alternativas passa por conhecer a solução de crédito consolidado para iniciar uma reestruturação financeira do orçamento familiar.

Com a consolidação de créditos poderá:

  • Combinar várias das dívidas mensais: fica a pagar apenas 1 dívida.
  • Obter maiores níveis de poupança: o crédito consolidado permite gerar poupança mensal e assim, melhorar o orçamento familiar.

Veja a seguir o que é o crédito consolidado e como esta solução poderá ser uma alternativa para evitar a espiral de dívidas.

Crédito Consolidado para juntar as prestações mensais e acabar com a espiral de dívidas

O crédito consolidado já foi utilizado por milhares de famílias portuguesas como uma solução retomar o controlo das finanças. A consolidação permite a junção de vários créditos num só, com uma diminuição significativa das mensalidades e um aumento do prazo para pagar os empréstimos.

Veja a seguir com maior detalhe o conceito de consolidação de créditos.

juntar varios creditos
Simulador de Crédito Consolidado

O que é um Crédito Consolidado?

  • Definição do crédito consolidado: o crédito consolidado permite juntar várias prestações mensais em apenas 1 pagamento.

A consolidação ainda poderá permitir obter uma redução significativa das mensalidades pagas aos diferentes credores. Esta redução das dívidas poderá chegar até 60%. Outras das vantagens é que passa a a apenas uma mensalidade, numa só data e num só banco.

Como funciona o Crédito Consolidado?

Se estiver prestes a entrar numa futura situação de endividamento, derivada de uma espiral de dívidas, a consolidação de créditos poderá ser uma boa solução para o ajudar. O crédito consolidado é sinónimo de reorganização financeira e controlo das finanças. Conheça a seguir mais algumas das principais características associadas à consolidação de créditos.

Principais características do Crédito Consolidado

  • Pagar apenas uma prestação mensal: consolide várias das dívidas mensais em apenas 1 prestação mensal.
  • Pagar as dívidas numa só data: junte várias das prestações mensais num crédito consolidado e escolha a melhor data do mês para pagar apenas 1 mensalidade.
  • Pagar as prestações num só banco: agrupe vários créditos numa consolidação e fique a pagar as dívidas num único banco.
  • Escolher que créditos consolidar: não precisa juntar todos os créditos. Poderá escolher as dívidas que forem mais benéficas para o caso específico.
  • Melhorar a situação financeira: com o crédito consolidado poderá conseguir uma redução significativa das dívidas mensais do orçamento familiar até 60%.
  • Melhorar o perfil financeiro: permite reorganizar as dívidas mensais. Ao reduzir os compromissos mensais, passa a ter uma folga de dinheiro todos os meses. Isso é visto com uma melhoria do perfil financeiro.
  • Evitar entrar na lista negra do Banco de Portugal: se está prestas a entrar em incumprimento, pode usar uma consolidação de créditos para acabar com as dívidas antes de chegar a ter o nome na lista do BP.
  • Conseguir novo empréstimo mais fácil: ao pagar as dívidas e conseguir reduzir os esforço financeiro mensal, poderá ganhar a confiança dos banco para potenciais pedidos de empréstimo de créditos futuros.
  • Conseguir dinheiro extra: aderir à consolidação de créditos poderá permitir que obtenha um empréstimo de dinheiro extra, sem grandes complicações.
  • Acabar com a reserva de veículo: caso tenha um automóvel com reserva de propriedade, poderá trocar de carro sem qualquer problema.
  • Gerar poupança mensal: o crédito consolidado permite gerar poupança mensal a partir da redução do montante das mensalidades.

Onde posso pedir um crédito consolidado para acabar com as dívidas?

Pedir um Pedir um crédito consolidado é uma decisão que deve ser bem ponderada e avaliada a longo prazo. Nem todas as empresas estão comprometidas em ajudar, por isso é importante que antes de tudo, tome algumas precauções em relação às suas pesquisas.

Neste ponto, considere os seguintes aspectos:

  • Simule um pedido de crédito consolidado: para começar a resolver o problema, a primeira coisa a fazer é diagnosticar a situação. Simule um pedido de consolidação de créditos sem compromisso e tenha a resposta até 24 horas.
  • Tirar todas as dúvidas: não assine nada, sem perguntar e tirar todas as dúvidas. Escolha empresas comprometidas a ajudar efectivamente.
  • Conhecer o feedback dos clientes: procure conhecer as opiniões dos antigos clientes, pois nada melhor que eles para falarem da experiência que tiveram.

A e-loan Soluções Financeiras é uma empresa de especialistas em crédito consolidado que já se encontra no mercado há mais de 15 anos. Conheça a seguir, com maior detalhe sobre a e-loan Soluções Financeiras.

A e-loan Soluções Financeiras

Com uma política baseada em ajudar os clientes a encontrar as melhores soluções para as suas finanças, a e-loan Soluções Financeiras tem trabalhado arduamente para ajudar a milhares de portugueses ao longo da última década. O nosso objectivo é ajudar a recuperar a estabilidade financeira, conseguir maiores níveis de poupança e prevenir a espiral de dívidas e o incumprimento bancário.

Somos uma empresa:

  • PME Líder no mercado de créditos: somos distinguidos como PME Líder no mercado de créditos desde 2016. O nosso principal objectivo é encontrar as melhores soluções de crédito para os nossos clientes.
  • De especialistas em crédito consolidado: possuímos uma equipa especializada em consolidação de créditos e por isso, temos acesso a conjunto de recursos financeiros únicos disponíveis apenas para a nossa base de clientes.
  • Com poucas burocracias: consolidar os créditos é um processo rápido, simples e gratuito.
  • Com histórico positivo: já ajudámos milhares de famílias a reorganizarem as suas finanças, a saírem da situação de espiral de dívidas e aumentarem os níveis de poupança do orçamento familiar.

Simule um crédito consolidado o quanto antes e comece a organizar as finanças

Se estiver prestes a entrar numa situação de espiral de dívidas, é importante que reaja rapidamente antes que seja tarde de mais. Evite ao máximo entrar em situação de incumprimento bancário. Para isso, a e-loan aconselha que experimente, já a seguir, analisar a sua situação no simulador de crédito consolidado disponível no final da página.

Após a simulação, aguarde o contacto dos nossos especialistas de crédito consolidado. Teremos todo o gosto em o ajudar a encontrar o equilíbrio que falta nas finanças do orçamento familiar.

E então? O que achou das dicas para acabar com a espiral de dívidas e retomar o controlo das finanças? Como vimos no artigo, em situações de aperto financeiro, é muito importante agir a tempo e horas, para evitar o incumprimento bancário.
Já que está por cá, aproveite para conhecer melhor o nosso Blog Financeiro. Veja a lista de artigos sobre literacia financeira ao final da página. Comece já a poupar!

Soluções de Crédito

Crédito Consolidado

O Crédito Consolidado permite reduzir as suas mensalidades até 60%.

Crédito Pessoal

Obtenha o montante para realizar novos projectos. Análise sem custos.

Crédito Habitação

Tenha acesso ao crédito habitação com o spread mais baixo do mercado.

Categorias do Blog As Minhas Finanças

Guia prático do Crédito Consolidado

Download grátis do Guia do Crédito Consolidado.

Aprenda a Poupar

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestões de Poupança

Subscreva no blog
“As Minhas Finanças”

Receba periodicamente dicas de poupança e sugestões de investimentos no seu e-mail

Artigos Relacionados

dicas perda controlo dividas
Conheça 8 sinais de um possível descontrolo das dívidas e saiba como poderá reencontrar o equilíbrio das suas finanças.

8 sinais de estar a perder o controlo das suas dívidas

incumprimento-bancario
Veja nesse artigo se uma situação de incumprimento bancário poderá ser um entrave para a aprovação de um crédito consolidado.

O que é incumprimento bancário?

Evitar Incumprimentos Moratorias
Conheça o guia com algumas das soluções para evitar entrar em incumprimento no fim das moratórias de crédito.

Como evitar o incumprimento no final das moratórias de crédito?

eloan-solucoes-financeiras-limpar-nome-bdp-banco-portugal
Está na lista negra do Banco de Portugal? Veja neste artigo como pode retirar o nome da lista negra do...

Como limpar o nome da “lista negra” do Banco de Portugal?

Tags do Artigo

Comentários do Artigo

0 Comments
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Subscreva a nossa newsletter

e-loan® Soluções Financeiras.
Intermediário de crédito vinculado, especializado em Crédito Consolidado, Crédito Pessoal e Crédito Habitação.
A e-loan é um website propriedade da easyfinance, lda NIPC: 510606172.

morada/contactos

morada/contactos

Rua Armando Cortez, nº 1 – 5º B.
Código Postal: 2770-233.
Paço de Arcos, Portugal.

Subscreva a nossa newsletter

Easyfinance, lda, sociedade comercial de serviços de consultoria e intermediação de crédito na categoria de vinculado. Seguro de responsabilidade civil para a atividade de crédito hipotecário (apólice n.º: 2510922) e para a atividade de crédito ao consumo (apólice n.º: 2509866), seguradora HISCOX Insurance Company Limited. Registada no Banco de Portugal com o número: 0001398
e-loan Soluções Financeiras © 2021. Todos os Direitos Reservados.
e-loan Soluções Financeiras ©2021.
Todos os Direitos Reservados.
Scroll to Top