Veja neste artigo qual o significado da taxa TAE e saiba qual o impacto que esta taxa poderá vir a ter nos créditos

Conhecer todas as siglas que se relacionam com os créditos e em especial, com o crédito consolidado, nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, esta missão não tem que ser impossível e iremos apresentar ao longo das próximas semanas, várias siglas das finanças para o ajudar a entender melhor como os créditos funcionam. Tenha acesso a um conjunto de publicações as quais tem por objectivo explicar-lhe qual o significado das principais siglas utilizadas no mercado financeiro, dando algum destaque para consolidação de créditos, para o crédito habitação e o crédito pessoal.

Neste post ficará a saber qual o significado da TAE no mercado de créditos e qual o impacto que esta a taxa TAE poderá vir a ter na contratação de um crédito consolidado.

A TAE é uma taxa com impacto directo na contratação do crédito consolidado. Entenda neste artigo qual a importância da TAE numa  consolidação de créditos

O que é a TAE?

  • Definição de TAE: a TAE ou Taxa Anual Efectiva é uma forma de cálculo de uma taxa de juro definida na lei portuguesa com o propósito de tornar equivalente, numa base anual, os valores actualizados de um conjunto de prestações ou pagamentos de crédito.

Segundo o artigo 4º do Decreto-Lei n.º 220/94, a TAE é calculada tendo em conta as comissões cobradas e outras prestações que resultem em receita para a instituição de crédito, tais como encargos associados à abertura do processo, prémios dos seguros exigidos e custos provenientes do processamento de prestações.

Qual a importância da TAE nos créditos?

A Taxa Anual Efectiva apresenta-se como um critério de grande relevância para os consumidores conseguirem comparar as ofertas no mercado de créditos. A TAE é o resultado de uma obrigação implementada pelo Banco de Portugal para que os bancos  divulguem a informação completa dos custos associados às ofertas do mercado de créditos. Assim, além do cálculo das comissões cobradas e outras prestações, a TAE deve contemplar eventuais promoções e descontos associados ao crédito.

Qual o impacto da TAE no Crédito Consolidado?

No âmbito do crédito consolidado, a taxa anual efectiva apresenta-se como um dos indicadores mais importantes para comparar preços da consolidação de créditos. Nesta taxa estão incluídos os juros nominais (TAN contratada), a periodicidade do pagamento das prestações, todos os encargos com o crédito e o pagamento de comissões, excluindo seguros associados.

Como saber o valor da TAE numa simulação de Consolidação de Créditos?

Para saber o valor da TAE, numa simulação de crédito consolidado deverá consultar as informações disponíveis no simulador de créditos. Procure por ajuda especializada de uma intermediária financeira como a e-loan Soluções Financeiras, que poderá dar orientações sobre como encontrar a melhor TAE do mercado de crédito.

Durante um processo de simulação de créditos poderá ter acesso às taxas que estão associadas ao pedido de consolidação. Além da TAE, existem outros critérios que deverá analisar para verificar se um crédito consolidado é realmente vantajoso para si.

Por este motivo, é importante que vá até ao fim do processo de simulação e fique a aguardar pelo contacto da nossa equipa de especializados em crédito consolidado.  Após receberem o seu pedido de análise gratuita, eles irão fazer uma avaliação cuidada para encontrar a melhor condição para poder realizar um pedido de crédito considerando todas as taxas disponíveis no mercado.

A simulação de crédito consolidado é fácil e não tem qualquer custo associado. Além disso, a consolidação com a e-loan tem outros critérios importantes associados:

  1. Responsabilidade: desde 2016 que a e-loan Soluções Financeiras tem vindo a ser distinguida como uma PME Líder no mercado de créditos.
  2. Especialistas em consolidação: orgulhámo-nos de afirmar que já nos encontramos no mercado de créditos há mais de 15 anos.
  3. Reputação: assumimos o compromisso de encontrar a melhor alternativa de créditos para os nossos clientes. Se quiser poderá consultar a opinião dos nossos clientes.
  4. Facilidade: o processo de consolidação de créditos é simplificado e pode conseguir o dinheiro que precisa de forma rápida e sem complicações.
  5. Gratuito: poderá efectuar o seu pedido de crédito a partir do simulador de consolidação de uma forma totalmente gratuita.
  6. Rapidez: temos a resposta mais rápida do mercado. Em até 24 horas ficará a saber sobre a viabilidade do pedido de crédito.
  7. Liberdade: o crédito consolidado permite obter liquidez extra para novos projectos. E o melhor, não precisa indicar onde irá usar o dinheiro, como ocorre no caso do crédito pessoal.

A TAE também está presente em outros créditos como, por exemplo, no crédito habitação.  Fique a saber um pouco mais sobre esta e outras secções a seguir.

TAE de outros créditos

Saiba qual o impacto da TAE nos créditos.

TAE no Crédito Pessoal

A taxa TAE não se aplica no âmbito do crédito pessoal, pelo que sempre que se referir a este crédito deverá olhar antes para a percentagem relativa à TAEG.

TAE no Crédito Habitação

Por definição, a TAE é a taxa de juro para um empréstimo que reflecte o prazo total dos encargos, comissões e impostos de um crédito habitação. No entanto, nesta taxa não estão incluídos algumas despesas como seguros ou outros produtos de crédito associados.

Quer saber um pouco mais sobre o Crédito Consolidado e-loan?

O crédito consolidado é uma modalidade de crédito que permite a junção de várias prestações mensais em apenas uma mensalidade. Ao aderir a uma consolidação de créditos poderá obter uma redução significativa das suas mensalidades que poderá ir até aos 60%.

Imagine que se encontra neste momento a pagar 5 créditos em 3 bancos diferentes. O pagamento de cada crédito é feito em 3 bancos diferentes, 3 datas diferentes e em 5 mensalidades. Esta situação tem vindo a tornar-se incontrolável. Com a ajuda do crédito consolidado é possível juntar os 5 créditos num só,  ficando a pagar apenas:

  • Numa mensalidade.
  • Numa só data.
  • Num só banco.

Assim, se optar por aderir à consolidação de créditos e-loan, estará a aceder a um conjunto de vantagens, como nomeadamente:

  1. Obter a resposta mais rápida para pedir um crédito: para aderir ao crédito consolidado e-loan, terá que efectuar a sua simulação gratuita no nosso simulador de créditos.
  2. Conseguir dinheiro extra num crédito consolidado: com a consolidação poderá conseguir liquidez extra, num empréstimo de dinheiro barato, para aderir a novos sonhos ou projectos.
  3. Reduzir a taxa de esforço: ao juntar várias das suas prestações mensais em apenas uma, terá uma maior facilidade de as pagar o que se vai reflectir numa diminuição significativa da sua taxa de esforço.
  4. Escolher a melhor data para o pagamento do crédito consolidado: poderá escolher a data do mês que for mais prática para pagar o seu pedido de crédito consolidado.
  5. Não mudar de banco ao fazer uma consolidação: com a consolidação de créditos poderá manter o seu relacionamento antigo com o banco onde já possui o crédito.
  6. Poupar mais dinheiro no final do mês: com o crédito consolidado poderá obter uma redução significativa das suas prestações mensais até 60% o que lhe poderá ajudar a aumentar os seus níveis de poupança.

E então ficou interessado em perceber como o crédit