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O que é a TAEG?

03/06/2021

Veja neste artigo qual o significado da taxa TAEG

Está a pensar em pedir um empréstimo de crédito consolidado, mas tem grandes dúvidas sobre as diversas siglas do do mercado financeiro de créditos? Gostava de perceber cada uma taxas dos créditos, antes de partir para um pedido de consolidação de créditos ou até para um pedido de créditos de outra natureza como o crédito habitação ou o crédito pessoal?

Para o ajudar a entender alguns dos significados das principais siglas das finanças, com algum destaque para o crédito consolidado, a e-loan Soluções Financeiras decidiu preparar uma série de posts sobre as siglas utilizadas nos créditos. Com estes posts, poderá conhecer quais são os principais termos relacionados com finanças, muitos deles, que por vezes dificultam a compreensão na altura de um pedido de crédito.

A TAEG é uma taxa com impacto directo na contratação do crédito consolidado e por isso, nesse artigo explicamos qual a importância da TAEG no contexto da consolidação de créditos

Ao longo desta publicação, será apresentado o significado da taxa TAEG e a sua implicação para a contratação de um crédito, nomeadamente, o crédito consolidado. Se pretende saber mais sobre outras siglas das finanças, veja a lista dos termos dos créditos que já publicamos, logo ao final da página.

O que é a TAEG?

A taxa TAEG pode ser usada para comparar propostas de crédito, sendo a taxa mais baixa a que apresenta mais benefícios para o credor.

Qual a importância da TAEG nos créditos?

A TAEG apresenta-se no mercado de créditos como um dos indicadores fundamentais que deverão ser tidos em conta por um credor. A Taxa Anual de Encargos Efectiva Global é muito importante e deve ser avaliada com muito critério num pedido de empréstimo, quer de crédito pessoal, quer de crédito habitação, quer de crédito consolidado.

A taxa anual de encargos efectiva global é uma variável que permite a comparação de um custo real de um crédito, acrescido ainda de outros encargos referentes à contratação de produtos ou serviços, como nomeadamente:

  1. Juros.
  2. Impostos.
  3. Comissões de avaliação, abertura, dossier, contratação, formalização, entre outras.
  4. Comissões de manutenção das contas bancárias.
  5. Seguros obrigatórios para os pedidos de crédito.
  6. Despesas associadas aos contractos de crédito.

No imposto da TAEG não estão incluídos:

  • Os valores a pagar: caso o cliente não venha a cumprir as obrigações previstas no contracto.
  • As comissões de reembolso antecipado do empréstimo.
  • Os custos notariais.

Qual o impacto da TAEG no Crédito Consolidado?

Ao efectuar um pedido de consolidação de créditos poderá baixar o valor da taxa de TAEG. Na prática, esta redução das taxas de juro, é consequência da própria consolidação de créditos. Ao juntar várias das suas prestações mensais em apenas uma, poderá ocorrer uma redução significativa das mensalidades até 60%.

Como saber o valor da TAEG numa simulação de Consolidação de Créditos?

Se estiver a pensar em efectuar uma consolidação de créditos com a e-loan Soluções Financeiras, poderá aceder ao valor da previsão da sua TAEG, a partir do nosso Simulador de Crédito Consolidado.

Para saber o valor da TAEG numa simulação de crédito consolidado:

  • Inicie um simulação no simulador de consolidação de créditos no fim da página.

Após entrar no simulador para fazer um pedido de análise de consolidação, deverá seguir duas etapas para saber a TAEG:

No passo 1 do simulador

  • Adicione os seus créditos, à semelhança da imagem indicada a seguir.

E já está!

  • Poderá visualizar o valor da TAEG no cimo da página.
Simulação de um pedido de crédito no simulador e-loan • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

Antes de partir para um pedido de consolidação de créditos é importante que tenha em atenção outras variáveis para além do valor da  TAEG, como nomeadamente, a certeza de que tem o melhor acompanhamento para efectuar a consolidação.

Neste ponto, poderá contar com a equipa de especialistas em crédito consolidado da e-loan Soluções Financeiras. Estamos preparados para o ajudar a encontrar as melhores condições e soluções de crédito mais adequadas para si. O nosso objectivo é o ajudar a obter uma maior organização pessoal das suas finanças e sobretudo, evitar uma possível situação de incumprimento bancário.

Se optar por utilizar o simulador de crédito consolidado e-loan, poderá fazê-lo sem quaisquer dificuldades e com a vantagem de não ter que pagar nada para simular ou mesmo para fazer avançar um eventual pedido de consolidação de créditos. Lembre-se: não tem que pagar para fazer a sua consolidação de créditos. Se tiver dúvidas quanto a isso, entre em contacto imediatamente com os nossos especialistas. O processo de consolidação de créditos é 100% gratuito.

Além disso, a consolidação e-loan tem outras características que a fazem distinguir no mercado:

  1. Reconhecimento: ao longo dos últimos 15 anos, a e-loan já ajudou milhares de famílias portuguesas a organizarem as suas Finanças. Verifique as opiniões dos nossos clientes.
  2. Facilidade: o processo de consolidação de créditos é simples e rápido. Pode começar a mudar a sua vida financeira ainda hoje.
  3. Gratuito: obtenha a análise do pedido de consolidação de créditos gratuitamente. Não pague para simular ou consolidar os seus créditos.
  4. Agilidade: somos a resposta mais rápida do mercado. Em menos de 24h analisamos o seu pedido e ajudámo-lo a encontrar a melhor solução para o seu caso.
  5. Concretizar sonhos: com o crédito consolidado e-loan poderá conseguir liquidez extra para novos projectos. O dinheiro do crédito consolidado poderá ser gasto onde quiser, sem precisar de dar satisfações ao banco, como acontece no caso do crédito pessoal.
  6. Distinção: a e-loan é uma empresa especializada em crédito consolidado e desde 2018 têm vindo a ser distinguida como uma PME Líder no mercado de créditos. Somos reconhecidos no mercado português com o Prémio PME Excelência.

Além do crédito consolidado, a TAEG também está presente em outros créditos, como o crédito Pessoal ou crédito Habitação. Saiba mais nas secções a seguir, sobre a implicância da TAEG noutros créditos.

TAEG de outros créditos

Conhecer o impacto da TAEG em cada um dos créditos é um critério muito importante, que poderá vir a ter um impacto positivo nas suas decisões de obtenção de empréstimos. Assim, embora já tivéssemos conhecido qual o impacto que esta taxa poderá ter no crédito consolidado, iremos agora apresentar também o impacto que a TAEG poderá vir a ter no Crédito pessoal e no crédito habitação.

TAEG no Crédito Pessoal

Quando falamos em TAEG, relacionada com o Crédito Pessoal, torna-se importante referir que ao contrário do que acontece com o crédito habitação, contrair um seguro de vida não é obrigatório num pedido de crédito pessoal. Por norma, o seguro de vida é aquele que costuma ser solicitado para realizar um crédito pessoal e que permite assegurar o pagamento do crédito no caso de morte ou invalidez. Contudo, esteja atento às suas cláusulas contratuais e às suas exclusões neste pedido de crédito.

Existem também algumas instituições financeiras ou de crédito que podem exigir adicionalmente, um seguro com cobertura em caso de desemprego ou doença. O prémio do seguro exigido por estas instituições já deve estar incluído no cálculo da TAEG para que os consumidores estejam logo à partida, informados sobre o custo total do crédito pessoal.

Leia ainda: O que é a TAN?
Leia ainda: O que é a TAE?

TAEG no Crédito Habitação

Se optar por fazer um pedido de crédito habitação, a TAEG corresponde, à semelhança dos outros créditos, a uma previsão do custo real a ser pago no final do empréstimo. Contudo, ao contrário do que acontece com o crédito consolidado ou com o crédito pessoal, a TAEG do crédito habitação poderá ser fixa ou variável e dependerá do negócio que irá efectuar, previamente com o banco ou com a intermediária financeira onde ocorrer o pedido de empréstimo.

Quer saber um pouco mais sobre o Crédito Consolidado e-loan?

Se chegou por aqui e ainda não tem muito conhecimento sobre como funciona um crédito consolidado, veja a seguir um pouco mais sobre esta solução de crédito que é uma óptima opção para reorganizar a vida financeira e começar a gerar poupança todos os meses.

O que é uma consolidação de créditos?

  • Definição da consolidação de créditos: o crédito consolidado ou consolidação é forma de agrupar vários créditos num só. Um crédito consolidado poderá permitir um redução significativa das mensalidades, que em alguns casos, pode mesmo chegar aos 60%.

Para o ajudar a entender como esta modalidade de crédito poderá ser aplicada na prática, foque-se no exemplo a seguir:

Imagina que a Maria (nome fictício) contraiu 3 créditos em 3 bancos diferentes:

  • Banco A: 1 crédito pessoal.
  • Banco B: 1 crédito auto.
  • Banco C: 1 crédito de cartão de crédito.

No fim do mês, as contas da Maria estavam sempre muito confusas e um pouco desorganizadas. A Maria nunca sabia ao certo quanto eram os seus pagamentos e quando os tinha de pagar. Para tentar solucionar a desorganização dos créditos, a Maria procurou a ajuda da e-loan para encontrar uma solução para reorganizar as finanças. Foi aí que a Maria foi aconselhada a aderir ao crédito consolidado como forma de reorganizar os pagamentos mensais.

Com a esta solução financeira a Maria, conseguiu juntar todos créditos que tinha e passou a pagar apenas 1 mensalidade a apenas um banco e numa só data. Ou seja, a Maria conseguiu, efectivamente, reorganizar as prestações mensais. O crédito consolidado, em alguns casos, pode mesmo ajudar a reduzir as prestações mensais a valores que chegam até os 60%. No caso da Maria, foi possível reduzir os encargos mensais em 48%, uma boa redução, de quase 50% do valor das prestações.

Um das grandes vantagens da consolidação de créditos é permitir a redução da taxa de esforço. No caso da Maria, uma menor taxa de esforço significou a melhoria do perfil financeiro frente às instituições de crédito. Este era um dos objectivos a ser alcançado desde o princípio, já que ela desejava comprar uma casa daí há algum tempo, depois que tudo ficasse mais tranquilo. Portanto, se bem gerido, o crédito consolidado poderá fazer grande diferença na gestão das finanças. Veja alguns das vantagens deste tipo de solução financeira.

Vantagens do Crédito Consolidado

Entre os principais diferencias da consolidação, destacam-se:

  1. Escolher a data para pagar a consolidação: poderá escolher a data do mês que for mais vantajosa para pagar o seu crédito consolidado.
  2. Não é preciso mudar de banco: com o crédito consolidado não precisa mudar de instituição financeira, mantenha o relacionamento antigo no banco em que já possui créditos.
  3. Pagar apenas uma mensalidade: junte várias das suas prestações numa só e fique a pagar apenas uma mensalidade.
  4. Obter liquidez extra para novos projectos: ao consolidar os seus créditos num crédito consolidado poderá obter dinheiro extra para aderir a novos sonhos ou projectos.
  5. Poupar mais dinheiro no final do mês: ao juntar várias das suas prestações mensais em apenas uma mensalidade, conseguirá reduzir os seus pagamentos mensais até 60%. Um dos resultados da consolidação será a sobra de dinheiro no final do mês, o que lhe dará alguma margem para poupar.
  6. Escolher quais créditos consolidar: não precisa de agrupar todos os créditos num só, poderá escolher quais empréstimos quer consolidar.
  7. Não dar satisfações ao banco: ao contrário do que acontece nos créditos pessoais, nomeadamente, no crédito pessoal para estudantes, no crédito automóvel, entre outros, as despesas efectuadas com o dinheiro extra do crédito consolidado não precisam de ser justificadas ao banco. Ou seja, poderá gastar o dinheiro de acordo com as suas necessidades de cada mês e como quiser.

Se ficou interessado nas vantagens de uma consolidação e acredita que o crédito consolidado pode ser a solução de crédito mais vantajosa para si, faça uma simulação sem compromisso e sem custos agora. Utilize o nosso simulador de crédito disponível no final da página e receba a resposta até 24 horas. Comece a mudar a vida financeira já.

Passo a passo para efectuar uma simulação de consolidação de créditos

  1. Entre no simulador no final da página.
  2. Submeta os dados de créditos e informações necessárias.
  3. Finalize o pedido, enviando os documentos necessários. Confira a lista a seguir:

O envio dos documentos é muito importante para garantir a resposta mais rápida possível ao seu pedido de análise.

E então? Conseguiu perceber o que é a TAEG? Se quiser conhecer outras siglas do mercado de créditos, dê uma olhadela na lista de outras siglas das finanças que publicamos em nosso site.

Outras siglas das finanças:

Caso tenha ficado com alguma dúvida pode sempre enviar-nos uma mensagem. Continue a contar com a e-loan  e torne-se num verdadeiro expert no mercado de Finanças.

Simulação de pedido de Crédito Consolidado
A carregar

INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

 

ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

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(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

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O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

(ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

(iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

 

Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

 

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A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

 

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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