Veja neste artigo os principais requisitos que deverá cumprir para aprovar um empréstimo de consolidação de créditos após recusa

Pediu um crédito consolidado, mas foi recusado? Gostava de saber que critérios deverá cumprir para que a recusa não se volte a repetir? Ao longo deste artigo, apresentaremos alguns dos critérios fundamentais que deverá seguir para se tornar num perfil financeiro saudável, garantindo assim a aprovação do empréstimo da sua consolidação de créditos.

Conheça a e-loan - a instituição financeira especialista em crédito consolidado

Se ficar com qualquer dúvida até ao fim do artigo, não hesite em enviar-nos uma mensagem, pois estamos aqui para ajudar.

Requisitos básicos para garantir a aprovação de um crédito consolidado

Sumário

    1 - Regularizar o incumprimento bancário

    Este é um dos principais critérios que deverá cumprir para ver um empréstimo de crédito consolidado ser aprovado.

    Para os menos informados, estar em incumprimento no Banco de Portugal significa:

    Possuírem dificuldades em pagar mensalidades dos empréstimos atempadamente.

    Ou seja, com o “registo negro” no Banco de Portugal será muito mais difícil alcançar a confiança das instituições credoras para ver uma consolidação de créditos ser aprovada. Contudo, se regularizar a situação de dívida através do seu pagamento, o seu registo será atualizado e ficará limpo de dívidas.

    NOTA:

    • Este é um dos critérios que mais terá impacto na análise realizada pelos intermediários de crédito ao seu pedido de crédito consolidado. Se estiver a pagar várias dívidas em bancos e datas diferentes e as quiser juntar tudo numa só mensalidade, lembre-se de começar por analisar o seu Mapa de Responsabilidades, certificando-se assim que não apresenta incidentes no Banco de Portugal.

    2 - Melhorar a sua taxa de esforço

    Para aqueles que tiverem uma taxa de esforço elevada, ou seja:

    Possuírem dificuldades em pagar o total dos seus empréstimos.

    A probabilidade de verem o seu crédito consolidado ser recusado é grande. Nestes casos, é importante que sejam pensadas estratégias que ajudem a melhorar o seu perfil financeiro, permitindo-lhe aumentar a poupança e melhorar, consequentemente, a taxa de esforço – critério fundamental na análise de um pedido de consolidação de créditos.

    NOTA:

    • Uma taxa de esforço saudável não deverá ultrapassar os 30%. No entanto, esta percentagem dependerá de vários aspetos, como, nomeadamente, o valor do ordenado base, o número de titulares do processo, entre outros. Se quiser calcular a sua taxa de esforço e melhorá-la, utilize a calculadora gratuita e-loan, a seguir disponível.

    3 - Adicionar um segundo titular ao processo

    Para aqueles que viram o pedido de crédito consolidado ser recusado por não apresentarem rendimentos mensais suficientes, em termos salariais, ou por outras questões, como um total de créditos superior ao que realmente podiam pagar, uma das soluções que poderá facilitar a aprovação de um empréstimo de consolidação de créditos passa pela adição de um segundo titular ao processo.

    Na prática:

    O esforço para pagar o empréstimo será dividido por dois – o que dará uma maior garantia à financeira.

    Por conseguinte, este segundo titular poderá também constituir uma sistema de segurança para a intermediária que emprestar o dinheiro. Se o primeiro titular falhar no pagamento do empréstimo, as obrigações ficarão ao encargo do segundo titular, aumentando assim a probabilidade de que a dívida de crédito consolidado seja pago, evitando assim o seguimento de casos judiciais.

    4 - Apresentar um aumento salarial reflectido nos 3 últimos recibos de vencimento

    Aqueles que virem o valor dos seus rendimentos mensais aumentarem significativamente poderão ter uma maior probabilidade que lhes seja concebida uma consolidação de créditos.

    Na prática:

    O aumento do salário base terá um impacto positivo na disponibilidade financeira do cliente para conseguir pagar o empréstimo que está a pedir.

    No entanto, salienta-se que esta subida salarial, para ser validada para as financeiras, deverá ser reflectida nos últimos 3 recibos de vencimento. Nesta equação, não estão incluídos subsídios de férias, Natal ou prémios adquiridos pelo trabalhador.

    NOTA:

    • Se estiver com dificuldades em saber qual o valor do seu salário liquido atual, poderá utilizar gratuitamente o simulador que preparámos para si. Obtenha, deste modo, uma noção mais abrangente do seu salário atual com os descontos relativos à Segurança Social e ao IRS.

    5 - Evitar pedidos de credito noutras financeiras

    Se teve um pedido de crédito consolidado recusado num intermediário de crédito, e pretender reapreciar novamente, é sempre aconselhável que volte a contactar novamente a mesma instituição.

    Na prática:

    Ao carregar novamente o processo noutras financeiras poderão surgir detalhes do seu perfil prejudiciais para a continuação da operação, levando a que este volte a ser recusado.

    Por isso, se quiser voltar a pedir uma consolidação de créditos, fale com aqueles que mais percebem do assunto. Consiga, deste modo, a melhor proposta para o seu caso específico.

    NOTA:

    • A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária do mercado financeiro que já opera há mais de 18 anos. Com um serviço de análise de pedido de empréstimo totalmente gratuito, a nossa empresa tem como principal produto o crédito consolidado e procura encontrar as melhores soluções para os nossos clientes.

    6 - Consolidar através de um reforço no crédito hipotecário

    Para aqueles que apresentarem um perfil financeiro abaixo da média, uma das soluções que poderá facilitar a aprovação de um crédito consolidado passa por ter que responder com a sua habitação.

    Na prática:

    Se estiver a pagar várias prestações de crédito e tiver a certeza que a qualquer momento as irá deixar de pagar opte por prestar a sua casa como garantia. Faça um crédito consolidado com reforço de hipoteca, evitando assim a execução de todos os seus bens.

    NOTA:

    Em muitos casos a consolidação de créditos com reforço do crédito hipotecário poderá ser a última hipótese para evitar a espiral de dívidas e a consequente a penhora dos bens. Por isso, se tiver uma casa e precisar mesmo de pagar os créditos pendentes, é muito importante que avance com o processo, antes que seja tarde demais.

    7 - Manter uma postura de bom cliente

    Este é um dos princípios fundamentais que qualquer perfil financeiro deverá ter para ver um crédito consolidado ser aprovado.

    Na prática:

    Um bom cliente deverá cumprir sempre com todos os seus pagamentos, nas datas e valores acordados com a instituição fornecedora do empréstimo.

    Deste modo, conseguirá conquistar a confiança das financeiras que  terão uma maior abertura para lhe conceber uma consolidação de créditos.

    Por conseguinte, outros critérios que poderão contar para perfilhar um bom cliente são:

    • Estar efetivo: possuir um emprego estável é sempre um indicador positivo para qualquer financeira que avaliar o seu pedido de consolidação de créditos.
    • Ter casa própria: este é outro indicador que poderá facilitar a aprovação do seu pedido de consolidação de créditos. Se um dia vier a falhar o pagamento do seu empréstimo, poderá sempre ter como garantia a sua habitação.

    Agora que já conhece alguns dos principais critérios a ter em conta para garantir a aprovação do seu crédito consolidado, conheça a seguir os princípios fundamentais que deverá cumprir para ver um pedido de consolidação de créditos e-loan ser aprovado.

    Principais critérios para ver um pedido de consolidação de créditos e-loan aprovado

    A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito que ao longo destes últimos anos, tem-se mostrado fiel aos seus valores, procurando sempre encontrar as melhores soluções financeiras para todos aqueles que procuram a nossa ajuda.

    Para ver um pedido de consolidação de créditos e-loan aprovado deverá:

    • Não ter incidentes no Banco de Portugal: tal como foi previamente explicado, este é um dos critérios que apresenta um maior impacto na hora em que for avaliado o seu pedido de consolidação de créditos. Se tiver incidentes no Mapa de Responsabilidades, é recomendável que primeiro os regularize e depois efectue o pedido.
    • Estar a pagar 2 ou mais créditos: para juntar créditos num só empréstimo de consolidação, é importante que esteja a pagar mais do que uma prestação mensal. Caso contrário, esta aprovação não fará sentido.
    • Apresentar uma situação profissional estável: se estiver desempregado ou possuir mais encargos do que rendimentos, tornar-se-á muito mais difícil aprovar uma consolidação de créditos.
    • Possuir um total mínimo de créditos no valor de 10.000€: para ver um empréstimo de consolidação de créditos e-loan aprovado é importante que apresente um total de créditos no valor de 10.000€. Se não for o caso, opte antes por um empréstimo de dinheiro extra de crédito pessoal.
    • Entregar toda a documentação para análise do perfil: ao efetuar a sua simulação de crédito consolidado gratuita, um dos critérios que deverá cumprir passa por enviar os documentos necessários* para analisar o seu processo.

    *Documentos importantes para analisar o seu pedido de crédito consolidado:

    Se cumprir com todos os critérios acima apresentados verá que terá uma maior facilidade em ver o seu pedido de consolidação de créditos ser aprovado. Para qualquer dúvida, não hesite em enviar-nos uma mensagem a partir do nosso blog ou nas nossas redes sociais.