Como sobreviver ao aumento do preço dos combustíveis em Portugal?

O preço dos combustíveis em Portugal tem vindo a aumentar. Ao longo da semana passada, Portugal registou o 5º preço mais alto de combustível de sempre. Por isso, é importante pensar em alternativas que permitam aos portugueses continuar a cumprir todos os compromissos financeiros, sem pôr em causa as deslocações e os níveis de poupança familiares.

Conheça a seguir algumas dicas que podem ajudar as famílias a sobreviver à subida dos combustíveis em Portugal, sem nunca deixarem de poupar.

Conheça dicas para diminuir os gastos mensais com os combustíveis

1 - Substituir o carro por transportes públicos ou andar a pé

Utilizar transportes públicos ou andar a pé são duas alternativas muito úteis para quem quiser diminuir as despesas de combustível mensal. No caso das grandes cidades, como Lisboa ou Vila Real, poderá recorrer à utilização de passes municipais para se deslocar nos transportes da cidade.

Para isso, tenha em atenção a 2 tipos de despesas iniciais:

  • Pagamento do passe: que deverá ser feito aquando da aquisição do cartão.
  • Carregamento das viagens: que deverá ser pago no início de cada mês.

Neste ponto, lembre-se também, que para além de poupar no combustível, estará a prevenir outras despesas como as de parques de estacionamento. Além disso, estas soluções são consideradas melhores amigas do ambiente.

Caso a opção não passe por andar a pé ou utilizar transportes públicos, existem também algumas dicas que poderá seguir para melhorar o desempenho do seu automóvel, diminuindo o consumo de combustível actual. Veja a seguir algumas dicas de como poderá diminuir o gasto de combustível do automóvel.

2 - Manter o carro em dia

Faça a manutenção constante do automóvel. Manter a manutenção do veículo em dia evitará que o motor venha a consumir mais do que o carro precisa para andar. A manutenção do automóvel tende a evitar um gasto exagerado de combustível, além de permitir que o carro se mantenha com “saúde” por um maior período de tempo.

3 - Evitar as acelerações e paragens bruscas

Acelerar e parar bruscamente o automóvel poderá ter um impacto significativo no aumento do consumo do combustível.

Além disso, esta atitude poderá ainda pôr em causa:

  • A segurança do condutor e de todos os que estiverem na estrada.
  • O desgaste do motor pelas travagens bruscas e as acelerações repentinas.

Neste ponto, seja consciente e procure sempre garantir a maior segurança de todos aqueles que viajam consigo, mas também de todos aqueles que viajarem na mesma estrada.

4 - Verificar a pressão dos pneus

Circular com os pneus em bom estado é essencial para aumentar os níveis de poupança de combustível.

Quando os pneus estiverem com pouco ar, irão gerar mais atrito com o chão. Esta situação terá influência directa:

  • No rendimento do veículo.
  • No gasto de combustível, que poderá ser superior.

Neste ponto, sugerimos que procure seguir sempre as orientações de calibração do manual do fabricante.

5 - Evitar o peso extra

Tenha em atenção aos itens desnecessários armazenados na mala ou no próprio carro. Pois, este peso adicional também poderá contribuir para o aumento de combustível gasto.

6 - Diminuir o uso do ar condicionado

Para os mais distraídos, vale a pena referir que a utilização constante do ar condicionado terá uma influência significativa no gasto de combustível.

Por este motivo, aconselhámos que durante as viagens de carro, opte por outras alternativas como:

  • Abrir as janelas.
  • Utilizar ventoinhas portáteis.
  • Usar o ar condicionado apenas em momentos específicos, quando a temperatura estiver mais alta.

Para além de ser menos prejudicial para quem tiver alergias, terá um impacto significativo na diminuição do que vier a gastar em combustível ao final do mês.

7 - Evitar conduzir em ponto-morto

Muitos pensam que uma forma de reduzir o valor gasto com combustíveis passa por utilizar o ponto morto em descidas. No entanto, esta ação está completamente errada. No fundo, se optar por conduzir em ponto-morto em descidas, acabará por aceder ao efeito inverso.

Conduzir em ponto morto tem como consequência:

  • Aumento da quantidade de combustível gasta nas viagens.
  • Comprometer a segurança das pessoas que viajam no automóvel e na via ao redor. A diminuição da carga do sistema de travões reduz o controle sobre o automóvel.

Neste ponto, aconselhámos que procure consultar o manual de normas do seu automóvel. Só assim ficará completamente seguro de como deverá proceder se vier a ter problemas com o motor.

8 - Verificar o alinhamento e o balanceamento

Se tiver um alinhamento correcto do seu carro, conseguirá obter:

  • Menor desgaste dos pneus, evitando trepidações na circulação e um maior gasto de combustível.
  • Prevenir o aumento do atrito e assim, evitar a perca do controlo e do desempenho do automóvel.

Neste ponto, recomendámos que procure consultar o seu mecânico se notar que algo está errado. Desse modo, poderá prevenir possíveis avarias, preservando por mais tempo a saúde do seu automóvel e diminuindo o gasto de combustível.

9 - Evitar o uso de acessórios desnecessários

Antes de comprar qualquer acessório para o veículo é importante analisar se o carro realmente precisa da instalação do mesmo. Um novo ‘item’ que não foi pensado pelos fabricantes, poderá interferir com outros elementos do carro ou afectar o desempenho do automóvel.

A adição de acessórios extra poderá influenciar nos seguintes aspectos:

  • Peso: o peso do automóvel poderá impactar o desempenho do veículo.
  • Resistência: quanto mais componentes externos forem adicionados ao veículo, maior será a resistência do ar a ser vencida. Um exemplo, são as malas externas colocadas sob o carro, na parte superior da carroceria.
  • Gasto de combustível: o aumento do consumo de combustível poderá ser causado pelo aumento do peso e pelo consequente aumento do atrito dos pneus com o solo.
  • Saúde do carro: o automóvel poderá ficar danificado se não estiver preparado para transporte de muita mercadoria.

Neste ponto, é importante que procure, antes de carregar o carro para uma viagem, perceber se terá condições para o transporte. Caso contrário, opte por outros meios como o autocarro, o táxi, o metro e os comboios.

10 - Aprender a utilizar as mudanças na hora certa

Alguns carros sinalizam quando o condutor deverá trocar as mudanças. Para os modelos que não dispõem deste recurso, geralmente o manual do proprietário contém a indicação da faixa de velocidades recomendada para cada mudança. Fazer as mudanças de marcha no momento correto preserva o automóvel por mais tempo

Trocar as marchas no momento errado poderá:

  • Implicar gastar mais gasolina. E por isso, é muito importante conhecer bem os limites do carro.  
  • Ir mais vezes ao mecânico por problemas que tenham ocorrido na caixa de velocidades e outros componentes do veículo.

11 - Ficar de olho no manual de utilização do veículo

Embora seja pouco frequente a utilização do manual de normas do veículo, este é um instrumento fundamental. O manual de uso do automóvel permitirá ao proprietário do carro, conhecer melhor o seu veículo e ter consciência da época certa para fazer manutenções, como a troca de fluídos.

Conheça bem o seu carro e perceba quando deverá realizar determinadas acções como:

  • Trocar os filtros: mudar de filtro de ar, óleo ou combustível.
  • Levar o carro à revisão: segundo a sugestão que for feita pela marca e que consta no manual do automóvel.

Com essas medidas simples poderá poupar no combustível do carro, manter o automóvel em boas condições por muito mais tempo e ter viagens tranquilas sem se assustar com o preço dos combustíveis.

12 - Acompanhar as promoções de combustíveis e a distribuição de cupões

Todos sabemos o quanto é difícil pagar as contas ao fim do mês. Por isso, uma das soluções passa por andar atrás dos descontos. Vários desses descontos ficam disponíveis em supermercados ou postos de abastecimento. Tenha sempre em atenção às promoções. Pois, 1 cêntimo poupado aqui, outro cêntimo acolá, poderá fazer a diferença no final do mês, na carteira de qualquer um.

Neste ponto, a e-loan recomenda que procure sempre baixar as apps dos supermercados. Hoje em dia já o poderá fazer o download de aplicações directamente no seu smartphone, por exemplo. Não deixe escapar mesmo nenhuma promoção.

13 - Encontrar postos de combustível mais barato no caminho para a escola ou para o trabalho

Se tiver que sair todos os dias de casa com o seu automóvel para ir trabalhar ou para ir para a escola, dê uma vista de olhos no preços praticados nas diferentes bombas de gasolina. Neste ponto, lembre-se que poderá ficar mesmo surpreendido com as promoções praticadas fora ou dentro da sua área de residência. Esteja sempre atento e procure encontrar a melhor opção para a sua carteira.

Existem alternativas interessantes, caso nenhuma das dicas seja suficiente para começar a poupar com o aumento dos combustíveis. Por exemplo, se estiver a precisar de dinheiro extra para comprar um carro novo ou fazer face aos desafios inesperados, poderá recorrer ao crédito consolidado. Uma solução económica, rápida e sem burocracias para conseguir liquidez extra.

credito-consolidado-irs
Simulador de Crédito Consolidado

Dinheiro extra para reparar o automóvel ou comprar um carro novo

Adquirir dinheiro extra para combustível, levar o carro para manutenção ou até mesmo comprar um carro novo nem sempre é fácil, sobretudo quando tivermos que pagar várias prestações mensais ao final de um mês. Veja a seguir alguns diferenciais do crédito consolidado.

  • Poderá reorganizar as finanças.
  • Poderá obter um empréstimo de dinheiro extra.
  • Poderá reduzir o valor das prestações mensais até 60%.
  • Poderá ficar livre da reserva de propriedade do automóvel, caso tenha um crédito auto.
  • Poderá ter acesso a uma solução de crédito rápida, sem complicações e acessível.
  • Poderá passar a pagar todos os empréstimos num só banco, numa só data e num só pagamento.
  • Não precisa de justificar onde irá gastar a liquidez de dinheiro extra da consolidação de créditos, como geralmente ocorre noutros créditos, como no crédito pessoal.

Como simular um pedido de crédito consolidado na e-loan?

É simples.

  1. Aceda ao simulador no final da página.
  2. Segue os passos para enviar os dados e documentos necessários.
  3. Aguarde a resposta da nossa equipa de especialistas em crédito consolidado até 24 horas. Temos a resposta mais rápida do mercado.

O que achou das dicas para poupar com o aumento dos combustíveis em Portugal? Acha que será possível melhorar os seus níveis de poupança do seu automóvel depois disto? Se sim, ficamos muito felizes por ter ajudado. Conheça mais dicas para poupar com a ajuda dos artigos do nosso blog financeiro. Poupe mais com a e-loan Soluções Financeiras. Conte connosco.