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Subida da Euribor – aumento da prestação do crédito habitação

09/06/2022

Prestações de crédito habitação indexadas à Euribor a 6 meses registam maiores valores de sempre

A taxa da Euribor indexada a 6 meses, uma das mais frequentes em Portugal nos créditos à habitação, manteve-se positiva pela terceira vez consecutiva e subiu para 0,034% mais 0,005 pontos do que na passada terça-feira. Em terreno negativo desde 2015, a Euribor atinge agora um novo máximo.

Este aspecto poderá ter como principal consequência um aumento significativo das taxas de crédito habitação em Portugal. Para as famílias com taxa variável no contracto de crédito da casa, já se sente o impacto da subida da Euribor desde o início do ano, num agravamento da prestação mensal paga ao banco.

Conheça neste artigo o crédito consolidado com taxas fixas - uma solução que ajudará a reduzir o impacto da subida da Euribor na sua carteira

Este é mais um sinal evidente de que esta medida poderá ser ascendente e, para prevenir o desequilíbrio total financeiro é fundamental encontrar soluções que ajudem a evitar cenários de incumprimento bancário. Ao longo deste artigo, apresentaremos o crédito consolidado com taxas fixasuma solução que pode ajudar neste período.

Subida da Euribor já custa mais 26€ na prestação da casa

A Euribor a 6 meses é a mais utilizada nos créditos hipotecários em Portugal, e, segundo dados do Banco de Portugal, encontra-se associada a mais de 40% dos contractos relativos a 2020. A taxa fechou no ano de 2021 nos 0,546% e, em apenas meio ano, passou acima do previsto, assumindo hoje o preço muito caro nas carteiras das famílias.

Por exemplo:

Num empréstimo de 150 mil/euros com um prazo de 30 anos e um spread de 1%, de uma família que pagava ao banco uma prestação de 445€ nos últimos 6 meses. Com o contracto revisto, a prestação sofrerá um agravamento de 26€.

Impacto subida da Euribor

445€ + 26€ = 471€

Ou seja, a família passará a pagar uma prestação avaliada em cerca de 472€/mensais, até à próxima revisão que será realizada em dezembro do mesmo ano.

Como é lida a subida da taxa da Euribor pelos bancos?

A subida desta taxa reflectida no crédito habitação, não é ainda um critério de grande preocupação para os bancos que, acreditam ainda na capacidade das famílias em continuarem a pagar as suas dívidas de crédito habitação.

Contudo, sente-se algum desconforto em relação à possível subida da Euribor no próximo ano, que, segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), poderá atingir os 2%, que traduzido por miúdos resultará num aumento de 200€ na prestação das casas.

Se achar que poderá estar prestes de perder o controlo das suas finanças, com o impacto da Euribor, uma solução que o pode ajudar neste período passa por aderir ao crédito consolidado com taxas fixas.  Mais à frente, iremos explicar ao detalhe os pormenores desta solução.

Como reduzir o impacto da Euribor no crédito habitação?

Um dos principais lemas da vida passa por prevenir situações desconfortáveis para o orçamento familiar. Sabemos a importância de ter um lar para viver, contudo, entendemos as consequências que a subida das taxas de juro, como a Euribor pode ter na vida das famílias.

Para prevenir situações desconfortáveis, como a perca da casa, ao entrar para a lista negra do Banco de Portugal, é fundamental encontrar soluções que o ajudem a gerar poupança e a melhorar o seu perfil financeiro. Uma solução que poderá ajudar a atingir esta meta é o crédito consolidado com taxas fixas. Veja a seguir como a consolidação de créditos pode ser uma ajuda poderosa para este período.

Crédito Consolidado com taxa fixa

O crédito consolidado é um tipo de empréstimo que permite juntar várias dívidas mensais, pagas em bancos e datas diferentes em apenas:

  • Uma dívida mensal: com taxa fixa.
  • Uma só data.
  • Um só banco.

Além da reestruturação financeira, consolidar créditos numa prestação apresenta-se como uma ótima solução para ajudar a reduzir o impacto da Euribor na prestação de crédito habitação. Uma vez que, ao contrário das taxas de juro normais, a prestação de crédito consolidado se mantém sempre igual ao longo do período de vida.

Entre as demais vantagens do crédito consolidado, destacam-se ainda:

  • Poupança até 60%: ao reduzir o número de dívidas mensais para apenas uma, fique a pagar apenas uma prestação, por um valor muito mais baixo. Aproveite esta margem de poupança para melhorar o seu perfil financeiro.
  • Reserva de Propriedade: se estiver a pagar um crédito automóvel, quando aderir a um crédito consolidado, fique com a prestação totalmente paga do veículo. No final do processo, poderá vendê-lo ou até ficar com ele.  
  • Pedir liquidez extra: consolidar créditos num só permite a concessão de um empréstimo de dinheiro extra, barato e sem grandes compromissos. Aconselhe-se com os nossos especialistas.
  • Juntar os créditos que preferir: ao aderir a um crédito consolidado não precisa de juntar todos os créditos que estiver a pagar, poderá escolher aqueles que forem mais benéficos para o seu caso específico, salvo se estiverem fora das principais regras definidas.
  • Análise gratuita: qualquer financeira onde pedir o seu crédito consolidado que estiver registada no Banco de Portugal, não poderá cobrar pelos serviços de crédito. Se efectuar uma consolidação de créditos e pedirem-lhe dinheiro para o efeito, deverá reportar o caso, junto do Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal.

Agora que já teve a oportunidade de conhecer algumas das principais vantagens de consolidar créditos, fique a conhecer a seguir uma das intermediárias de créditos onde poderá efectuar o seu pedido de crédito consolidado, num processo rápido, grátis e sem compromissos – a e-loan Soluções Financeiras.

Crédito Consolidado com taxas fixas - na e-loan Soluções Financeiras

A e-loan Soluções Financeiras é uma empresa do mercado de créditos com mais de 18 anos. Ao longo deles, já ajudámos mais 100 000 portugueses a organizarem as suas finanças. Um dos nossos principais produtos no mercado é o crédito consolidado com taxas fixas. Além da consolidação de créditos oferecemos ainda outros serviços do mercado de créditos.

Como, nomeadamente:

Se optar por efectuar a consolidação dos seus créditos com a e-loan além de aumentar os seus níveis de poupança, poderá obter ainda a resposta mais rápida do mercado, algo que em momentos de dificuldades financeiras se poderá traduzir numa lufada de ar fresco para a maioria dos portugueses.

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Simulador de Crédito Consolidado e-loan • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

Do que está à espera para reduzir imediatamente os efeitos da Euribor no crédito habitação, e aumentar a estabilidade das suas finanças? Faça já a sua simulação de crédito consolidado com taxas fixas, gratuita e sem compromissos.

Simulação de pedido de Crédito Consolidado
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INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

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A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

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Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

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DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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