Disponibilizamos as melhores soluções de financiamento

Como poupar no combustível ?

( AVISO: este artigo é escrito por uma mulher, mas os homens também podem ler)

 

As leitoras que me desculpem , mas se há algum tema  que os homens nos possam apontar o dedo, esse tema é a preguiçite automobilística. Falo por mim, mas atire a primeira pedra a mulher que  não deixa o carro constantemente na reserva? Que vai à bomba porque é prática e não por ser mais barata? E põe gasolina às mijinhas?

É um assunto polémico e do domínio masculino, mas que deveremos dar a mão à palmatória, porque aqui têm razão 😉

 Na verdade eles têm truques que  requerem apenas alguma atenção na forma como tratamos o carro, na maneira como conduzimos e fazemos um pequeno esforço no dia-a-dia. Além de poupar na carteira, também poupamos o ambiente.

1ª dica – Ateste o carro

É infalível. As mulheres não atestam o carro, pois psicologicamente vai metade do orçamento semanal para um depósito, mas de gasolina…. no entanto gastamos mais tempo e dinheiro se o fizermos às mijinhas. Até porque todas sabemos que com uma ida à bomba acabamos sempre por trazer outras tantas coisas de impulso que nos arrependemos mesmo antes de arrancar o carro.

2ª dica – Cartão de fidelização

Obtenha o cartão da bomba mais perto de si. Pode –lhe parecer placebo, mas na verdade, além de lhe dar descontos na gasolina, dá-lhe descontos em loja ou em parceiros como por exemplo o   cartão EU VOLTO da Cepsa ,  Galp/ Continente ou Poupa mais/ BP. A verdade é que não custa nada fazer, a não ser o tempo de preencher o formulário. Mas antes disso, pode sempre aceder ao comparador de preços de cartões de combustível e ver as suas vantagens.

3ª dica – Conduza devagar

Às vezes a pressa obriga-nos aos solavancos e a altas velocidades para chegarmos a horas. Mas há que evitar este método, não só pelo efeito nefasto do stress , como do gasto em gasolina. Se for o caso de ter um cruise control, use-o.

4ª dica – Optimizar as voltas

Sai para o supermercado, vira para a lavandaria, vai buscar o filho à festa, vai ao banco, aproveita para ir buscar os sapatos que ficaram a arranjar… faça  tudo isso, mas de uma só vez , controlando as voltas no bairro.

5ª dica – Atenção ao AC

O ar condicionado sabe muito bem , ás vezes até no Inverno, mas evite mexer no botão especialmente se dali a 1 minuto está a por a temperatura mais baixa outra vez.

7ª dica  – GPS

Use o GPS, para saber qual a rota mais rápida, ou com menos pára – arranca para evitar fazer mais quilómetros ou apanhar trânsito.

8ª dica – Estacione à primeira

Sabe qual é o cúmulo da preguiça?  Achar que pode estacionar à porta do infantário ás 8 da manhã ou do cinema na sessão da 18h. Estacione logo e o resto faz a andar.

9ª dica – Não leve o carro

Para quê levar o carro para todo o lado quando podemos fazer tanta coisa de modo alternativo, ainda para mais temos a sorte de não sermos um pais com chuva 50 dias por ano e mais vale  aproveitar o ar, fazer exercício, poupar o carro , dinheiro e o ambiente.

10ª dica – Compare os preços

Tão fácil como ver no site maisgasolina.com onde e quando estão os preços mais baratos. Os preços estão sempre a oscilar, mas de quando a quando vale a pena comparar e nem que seja uma vez por outra cumprir, até por uma questão de hábito.

11ª dica – M.A.N.U.T.E.N.Ç.Ã.O

“Oh que grande seca”! a ida ao mecânico. Só passamos por lá por o que achamos ser um detalhe e o carro acaba sempre por ficar 2 dias. Mas o truque é evitar sermos nós a ir ao mecânico se verificarmos periodicamente a pressão dos pneus, o óleo, filtros ou a direção.

outros artigos sobre poupança: