e-loan Soluções Financeiras

Celebre a Semana da Poupança e-loan Soluções Financeiras

Todos sabemos a importância que uma boa poupança poderá ter na gestão de um orçamento familiar. Acreditamos que no poupar é que está o ganho, e que esta noção deverá ser cultivada por todas a gerações, para que possam ter estabilidade financeira, e eventualmente concretizar novos sonhos e projectos.

Saiba mais sobre a importância de poupar, e a diferença que faz nas finanças familiares

Para destacar a importância que bons hábitos de poupança têm na vida de cada um de nós, a e-loan decidiu preparar uma semana inteira dedicada ao Dia Mundial do Poupar. Para aqueles que nos seguem nas nossas redes sociais, poderão esperar uma semana cheia de dicas e surpresas que o irão ajudar a melhorar a performance financeira. Mas antes de mais, comecemos por conhecer a origem deste dia tão especial.

Como surgiu o dia da poupança?

Celebrado a 31 de outubro, o Dia Mundial da Poupança surgiu pela primeira vez em 1924, no Congresso Internacional da Economia, Milão, e tinha como principal objetivo alertar os consumidores para a necessidade de controlarem os gastos e amealharem alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento.

Porquê celebrar este dia?

O Dia da Poupança acaba por ser um marco importante para as finanças pessoais de qualquer indivíduo, pretendendo relembrar  a todas as famílias, um pouco por todo o Mundo, que uma boa gestão e utilização responsável do dinheiro levarão a uma melhor saúde financeira.

Estes factores, em conjunto com uma aposta significativa dos governos em conteúdos de literacia financeira, nomeadamente através do ensino escolar, são relevantes para ajudar a reduzir um dos maiores problemas sociais de sempre: a pobreza.

Com ações de consciencialização frequentes, as famílias aprenderão a:

  • Gerir melhor as finanças pessoais: através da definição de objectivos, por exemplo, poupar dinheiro para comprar uma casa ou para pagar um curso de ensino superior.
  • Iniciar e manter um fundo de emergência: um apoio fundamental para curso de ensino superior.
  • Evitar situações de endividamento: com uma boa gestão financeira tornar-se-á mais fácil encontrar soluções que melhorem o perfil financeiro e previnam o acúmulo de dívidas.

NOTA:

  • Se por algum motivo estiver perto de entrar em incumprimento bancário, saiba que é fundamental agir, antes que seja tarde demais. Por isso, é aconselhável que procure soluções que possam ajudar, como nomeadamente a consolidação de créditos.

Lembre-se:

Uma vez entrando em incumprimento no Banco de Portugal (BP), será mais difícil encontrar soluções para o seu caso. 

Por isso, o melhor mesmo é pedir ajuda atempadamente, junto de especialistas que entendam estas situações e o ajudem a encontrar a melhor solução para este período negativo das suas finanças.

Quando começar a poupar?

De miúdos a graúdos, a poupança é um conceito que deve ser interiorizado o mais cedo possível, e permanecer como uma constante. Ao longo da vida, as metas para poupar poderão aumentar ou diminuir, de acordo com os diferentes rendimentos e necessidades.

Por exemplo:

Um jovem que entre na Universidade terá objetivos diferentes de um adulto que queira comprar casa.

O contexto socioeconómico associado a cada família é também determinante na hora de planear orçamentos e definir metas de poupança. Uma coisa é certa, seja para qualquer uma das situações indicadas, poupar será sempre um benefício, mesmo para aqueles que não precisem deste complemento financeiro atualmente – este poderá fazer a diferença em períodos posteriores, cobrindo certos imprevistos.

DICA:

Nesta folha, procure indicar:

  • Orçamento disponível mensal: resultante do seu salário líquido mensal, com descontos para a Segurança Social e IRS.
  • Despesas Fixas: as despesas mais regulares no seu orçamento. Por exemplo, a subscrição num ginásio, a conta da água, abastecer o automóvel, ou outras despesas constantes.
  • Despesas Variáveis: as que não apresentam uma frequência regular no seu orçamento. Como nomeadamente, uma ida não planeada a um restaurante, uma escapadinha de fim de semana, ou a compra de uma nova peça de roupa.

Registar as suas despesas e ganhos deste modo irá ajudá-lo a identificar os seus maiores gastos, permitindo-o reavaliar os seus hábitos financeiros e ter uma melhor noção do dinheiro que realmente precisa durante o mês. Assim, ser-lhe-á muito mais fácil gerir o seu orçamento e gerar mais poupança. Se acha que uma folha de cálculo de controlo financeiro poderá fazer a diferença na gestão das suas finanças, saiba que já a poderá obter gratuitamente, descarregando-a já a seguir.

Reorganize todas as suas despesas e ganhos, e procure obter assim uma melhor gestão do seu orçamento.

Agora que já conheceu os principais motivos para a e-loan celebrar o dia da poupança, convidamos todos os nossos leitores a seguirem o nosso Blog “As minhas Finanças“, atualizado frequentemente com os melhores conteúdos sobre poupança e finanças em geral, que o ajudarão a melhorar muito os seus níveis de literacia financeira.

Lembre-se sempre que:

Saber é poder.

E com os melhores conhecimentos e dicas sobre poupança tornar-se-á muito mais fácil tomar decisões mais conscientes, para a sua vida financeira, e também para a sua vida pessoal. Terminamos assim desejando uma boa Semana da Poupança e-loan para todos. Até ao próximo artigo.

Soluções de Crédito

Crédito Consolidado

O Crédito Consolidado permite reduzir as suas mensalidades até 60%.

Crédito Pessoal

Obtenha o montante para realizar novos projectos. Análise sem custos.

Crédito Habitação

Tenha acesso ao crédito habitação com o spread mais baixo do mercado.

Categorias do Blog As Minhas Finanças

Simuladores

Guia prático do Crédito Consolidado

Download grátis do Guia do Crédito Consolidado.

Aprenda a Poupar

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestões de Poupança

Subscreva no blog
“As Minhas Finanças”

Receba no seu e-mail conteúdos para melhorar a sua performance financeira. Aprenda a poupar e a gerir melhor os seus investimentos.

Sugestões de Poupança

Subscreva no blog
“As Minhas Finanças”

Receba no seu e-mail conteúdos para melhorar a sua performance financeira. Aprenda a poupar e a gerir melhor os seus investimentos.

Receba os melhores conteúdos para aprender a poupar e investir com as dicas da e-loan Soluções Financeiras.

artigos relacionados

como melhorar perfomance financeira
Conheça neste artigo vários truques para pagar todas as suas mensalidades de crédito e melhorar a sua performance financeira.

Truques para pagar todas as suas mensalidades de crédito e melhorar a performance financeira

dicas poupar natal 2022
Usufrua de toda a magia do Natal sem gastar muito dinheiro com as dicas de poupança da e-loan.

Natal 2022: celebre o Natal da melhor forma e economize ao máximo

dia mundial poupanca 22
Dicas gerais para poupar melhor e celebrar o Dia Mundial da Poupança com a e-loan Soluções Financeiras.

Dia Mundial da Poupança: dicas para uma melhor gestão financeira

dicas poupanca estudantes universitarios
Conhece neste artigo várias dicas para entrares com o pé direito na Universidade sem pores em risco a gestão das...

Universidade à porta? Várias dicas para poupar no regresso às aulas

Tags do artigo

0 Comments
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

O blog “As Minhas Finanças” rege-se de acordo com a antiga ortografia da língua portuguesa.

Scroll to Top

o que deseja buscar PROCURAR?

Search
Generic filters
Filtrar por Categoria
Selecionar todos
Cartões de Crédito
Crédito ao Consumo
Crédito Consolidado
Crédito Habitação
Crédito Pessoal
Créditos
Diversidades
Finanças
Incidentes Bancários
Institucional
Investimento
IRS
Poupança
Simuladores
Tecnologia
Trabalho

Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitaçãoirsincumprimento bancáriocartão de créditoguia

Skip to content