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fundo emergencia combate inflacao

Guia para começar um fundo de emergência em tempos de inflação

18/07/2022

Qual a importância de um fundo de emergência em tempos de inflação?

O preço de produtos e serviços tem subido consideravelmente ao longo dos últimos anos. A guerra na Ucrânia e os efeitos da COVID 19 são alguns dos fatores que justificam a subida abrupta dos preços e a consequente inflação.

Veja ainda as principais etapas que deverá seguir para criar o seu fundo de emergência sem dificuldades

A pensar nas principais dificuldades das famílias em garantirem uma boa saúde financeira, preparámos este artigo, onde apresentamos a importância de criar e manter um bom fundo de emergência para lidar com a subida dos preços e a diminuição do poder de compra. Mas antes de tudo, conheça o significado de fundo de emergência.

O que é um preparar um fundo de emergência?

Também conhecido como “pé de meia“, um fundo de emergência é um montante monetário, resultante de uma poupança, que tem como principal objectivo cobrir, pelo menos, 6 meses das despesas mensais. Esta quantia de dinheiro pretende essencialmente, fazer face a imprevistos de despesas inesperadas.

Alguns exemplos de despesas não previstas mensais:

  • Reparação de um carro.
  • Despesas com saúde.
  • Situações de desemprego.
  • Redução repentina de rendimentos.

Tratando-se de uma grande ajuda em períodos de maior instabilidade financeira, o fundo de emergência poderá ser um apoio relevante para garantir o pagamento de todas as dívidas em períodos como o de inflação, onde o aumento dos produtos e serviços se tem feito notar.

Veja a seguir o guia com as principais etapas para criar um bom fundo de emergência, garantindo a melhor performance financeira neste período.

Passo a passo para criar um fundo de emergência que resiste à inflação

Sumário

    Veja a seguir as principais etapas do guia para combater o aumento progressivo dos preços derivado da inflação. Para melhorar a navegação, utilize o sumário para ajudar.

    Passo 1 - Definir um orçamento para combater a inflação

    Com o aumento dos produtos e serviços dos últimos anos e a constante inflação, é importante que, ao definir um fundo de emergência, procure, numa primeira etapa, obter um controlo mais atento de todas as suas despesas. Um método que poderá ajudar na definição deste objectivo passa por criar um orçamento fixo para todas as suas mensalidades.

    Nesta folha procure apontar todas as suas:

    • Despesas fixas: total de despesas que tiver frequentemente ao longo do ano. Nesta equação estão incluídos valores como a conta da água, da luz, do gás. Além disso, poderão ser também equacionadas outras despesas derivadas de subscrições em ginásios ou até serviços streaming.
    • Despesas variáveis: tipo de despesas que não são frequentes no orçamento. Alguns exemplos passam por uma ida ao restaurante não planeada, uma ida ao cabeleireiro ou até a compra de uma peça de roupa.

    Após ter uma noção de quais são as suas despesas totais é importante que, numa segunda fase, procure ainda perceber qual o valor do seu ordenado base atual, que, traduzido por miúdos, se trata do seu salário líquido. Garanta assim que:

    Não irá ter mais despesas do que aquelas que realmente pretende.

    Consiga deste modo obter uma melhor gestão de todo o seu orçamento.

    calculadora salario liquido 2022
    Simulador Salário Líquido e-loan • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Passo 2 - Analise os preços praticados nos supermercados

    Estar atento aos preços praticados nos supermercados poderá ser uma ótima ajuda para melhorar a sua performance financeira. Actualmente, a maioria das grandes superfícies comerciais já apresenta boletins de compras disponibilizados nos seus sites oficiais. Com a ajuda deste recurso, terá a possibilidade de comparar e escolher os preços mais baratos.

    Abasteça assim a sua dispensa sem grandes esforços financeiros. Do dinheiro que sobrar, aproveite para o poupar e melhore assim o seu fundo de emergência.

    Passo 3 -  Considere produtos financeiros com uma maior taxa de juro

    Um fundo de emergência deve estar disponível em qualquer momento para que, nos períodos em que surgirem situações não planeadas, seja possível recorrer a esse fundo, evitando-se situações preocupantes, como por exemplo cenários de endividamento.

    No entanto, se tiver um fundo de poupança, não o guarde necessariamente em casa ou na sua conta bancária. Aplique-o antes em produtos financeiros com taxas de juros apelativas que não comprometam a segurança e a flexibilidade, no caso de vir a precisar do seu dinheiro.

    NOTA:

    • Se estiver a pensar em investir brevemente, uma das aplicações de dinheiro com mais garantias passa pelos certificados de aforro, onde se esperam elevados níveis de rentabilidade devido ao aumento significativo das taxas da Euribor.

    Recorde-se que:

    Nos certificados de aforro não poderá movimentar o seu dinheiro nos primeiros 3 meses. Deste modo, se achar que irá precisar deste dinheiro, esta poderá não ser a melhor opção para o seu orçamento.

    Passo 4 - Aumente a poupança mensal de acordo com a inflação

    Aumentar a poupança familiar é uma das principais formas para reduzir as consequências da inflação. Apesar de poupar constituir um desafio maior, devido ao aumento progressivo dos preços, esta é uma meta que deverá tentar cumprir.

    Para isso, basta que comece com pequenas mudanças no estilo de vida, como, por exemplo:

    • Substituir o carro por transportes públicos: principalmente nas grandes cidades, como Porto ou Lisboa, onde os meios de transportes estejam mais desenvolvidos, e os passes mensais apresentem preços que possam aprimorar significativamente os níveis de poupança. Tendo em conta ao aumento progressivo dos combustíveis, esta poderá ser uma ótima opção para aqueles que quiserem poupar.
    • Substituir as refeições fora por caseiras: para aqueles que, por norma, comam refeições fora de casa, por motivos de trabalho ou escolares, uma boa ajuda para economizar nas refeições passa por levar marmita. Se tiver muita vontade de sair em horário de almoço, opte por substituir as pequenas refeições por uma ida ao café.
    • Evitar deslocações desnecessárias: quantas e quantas vezes acabamos por utilizar o nosso meio de transporte para nos deslocarmos a algum lugar para o qual poderíamos deslocar-nos a pé? Deixe a preguiça de lado, economize assim em maior escala.
    • Cancele subscrições desnecessárias: se actualmente estiver a pagar por um serviço que não utiliza, como uma subscrição de um ginásio, ou um canal de streaming, a melhor opção passará por o cancelar. Desde modo, poderá economizar mais facilmente, e assim aumentar a poupança familiar.

    Além das dicas de poupança diárias, outra ajuda que poderá ser inteligente e de pouco desgaste económico poderá passar por poupar 1€ por semana. Com esta pequena poupança verá que, com poucos esforços, ao fim de um ano, terá o dinheiro para comprar algo que desejar.

    Passo 5 - Reavalie o montante que tem no fundo de emergência

    Além de procurar opções para aumentar o seu fundo de emergência, deverá reavaliar o dinheiro que tem disponível. Em momentos como o que temos vivido, de um aumento de inflação elevada e possíveis períodos de recessão económica, deverá reforçar o seu fundo de emergência, para um orçamento de 6 meses ou mais de despesas.

    Por exemplo:

    Se as despesas mensais, em períodos normais, do Ricardo e da Maria forem superiores a 900€, então o fundo de emergência deverá rondar os 5400€.

    900€ (despesas mensais) x 6 (meses) = 5400€ (fundo de emergência)

    Contudo, a subida da inflação deverá ser acompanhada também pelo seu fundo de emergência, pois só assim é que conseguirá acompanhar o valor do dinheiro, e deste modo, compensar a desvalorização do seu dinheiro.

    Passo 6 - Considere o aumento da taxa Euribor no seu fundo de emergência

    Atualmente, as taxas de Euribor estão a subir. Segundo os dados do Banco de Portugal prevê-se que esta subida poderá ter um impacto de até 200€ nas taxas de crédito habitação. Ou seja, estes aumentos significativos poderão apresentar um impacto significativo na totalidade das despesas mensais. Para prevenir problemas como o incumprimento no Banco de Portugal ao deixar de pagar as suas dívidas de crédito, é fundamental que sejam criadas formas de prevenção nesse sentido. Para isso, uma das soluções que poderá ajudar passa por constituir um fundo de emergência que seja robusto o suficiente para estes momentos.

    NOTA:

    • Ao contrário da taxa de crédito habitação, o crédito consolidado apresenta, maioritariamente, taxas fixas. Em períodos de inflação, e com a Euribor a subir, esta poderá ser uma solução com mais benefícios para o cliente. Faça uma simulação gratuita a seguir e veja como a consolidação de créditos poderá ser aplicável ao seu caso específico.
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    Simulador de Crédito Consolidado e-loan • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Após considerar cada um dos passos apresentados e começar a criar assim o seu fundo de emergência, ficará apto para dar o salto que precisa para reorganizar as suas finanças, e consequentemente garantir a estabilidade destas em períodos como os que vivemos atualmente.

    Lembre-se que o mais importante passa mesmo por evitar ao máximo a entrada em incumprimento no Banco de Portugal. Assuma assim o pagamento de todas as suas dívidas e garanta a estabilidade das suas finanças.

    Simulação de pedido de Crédito Consolidado
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    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

    Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

    O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

     

    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

    ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

     

    Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

     

    Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

     

    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

    Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

     

    DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

     

    Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

     

    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

    (d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

    (e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

    (f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

    (g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

    (h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

    (i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

    (j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

     

    CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

     

    Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

     

    O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

     

    Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

     

    O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

    (ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

    (iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

     

    Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

     

    (i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

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    A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

     

    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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