3 passos para libertar liquidez financeira para alcançar novos objectivos

Realizar um novo sonho ou projecto nem sempre é fácil, sobretudo quando nos referimos à falta de dinheiro disponível para o fazer. No entanto, esta não é a altura certa para desanimar, mas antes, para encontrar soluções que o ajudem. Conheça ao longo deste artigo 3 passos importantes para gerar liquidez extra para novos projectos.

Saiba como poderá libertar dinheiro do orçamento familiar para concretizar novos sonhos ou projectos

Conseguir dinheiro extra para novos projectos nem sempre é fácil e rápido. Há casos que os sonhos ficam parados no tempo por dificuldades em conseguir o dinheiro para aquela viagem tão sonhada, para a reforma da casa ou para a compra de um carro novo. Veja neste artigo como libertar liquidez extra para realizar os seus sonhos.

Etapas para libertar liquidez financeira para aderir a novos sonhos ou projectos financeiros

Confira a seguir as etapas propostas.

1 - Fazer um diagnóstico financeiro

O diagnóstico financeiro pode ser dividido em dois momentos:

  • Identificação das despesas do orçamento familiar.
  • Identificação dos créditos que tem a decorrer.
eloan-solucoes-financeiras-organizar-vida-financeira
Folha de Cálculo • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

Identificar as despesas do orçamento familiar

Antes de partir para os objectivos do projecto financeiro, deverá conhecer a realidade do orçamento familiar com rigor. No fundo, se vai libertar liquidez do dinheiro que ganha, terá de saber como funcionam as despesas que tem.

Neste ponto, aconselhámos que procure analisar com detalhe:

  1. Salário líquido: o valor do salário mensal com descontos, quer para a Segurança Social, quer para o IRS.
  2. Valor das despesas fixas: valor que paga todos os meses de uma forma constante. Um exemplo é a conta da mensalidade do ginásio.
  3. Valor das despesas variáveis: contas da água, luz, ou gás.

A identificação do rendimento acaba por ser uma tarefa simples, já o levantamento das despesas é um exercício mais lento e complexo. Saber ao certo, aquilo que gasta e onde o faz, irá levá-lo a reflectir sobre a lógica e o motivo de determinadas despesas. Provavelmente, irá encontrar gastos que não conhecia e outros que não fazem sentido.

Para efectuar um controlo das despesas do orçamento familiar pode utilizar uma Folha de Cálculo, a qual lhe permitirá verificar mais facilmente o que ganha e o que paga a cada mês. Descarregue gratuitamente e veja como será muito mais fácil tomar o controlo das finanças.

Identificar os créditos que tem a decorrer

Depois de conhecer as despesas do agregado familiar, a próxima etapa passa por identificar quais os créditos que tem activos e as características associadas a cada um. Para o fazer, poderá recorrer ao Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal, ou aos serviços de homebanking dos bancos ou instituições financeiras onde tiver créditos.

Neste ponto, procure identificar os seguintes parâmetros:

  • Local onde pediu crédito: num banco ou intermediário financeiro.
  • Finalidade do crédito: por exemplo, se o pedido serviu para comprar uma casa ou para pagar os estudos.
  • Montante em dívida: total resultante da soma dos créditos que tiver em curso.
  • Taxa de juro: associada ao pedido de crédito.
  • Prazo do empréstimo: quantidade de tempo necessária para pagar os empréstimos.

Depois de fazer o diagnóstico da situação financeira, identificando as despesas do orçamento familiar e os créditos que tem a decorrer, deverá definir quais os propósitos do projecto.

e-loan-solucoes-financeiras-organizar-financas
Libertar Liquidez Extra • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

2 - Definir os objectivos do projecto a concretizar

Esta é uma das primeiras etapas que deverá ter em conta, antes de partir para a realização de qualquer projecto. Identifique com rigor quais as principais características e metas que quer alcançar para realizar o seu sonho.

Objectivos para realizar um sonho ou projecto financeiro bem sucedido:

  1. Definir o propósito do projecto: meta onde quer chegar.
  2. Definir a quantidade de dinheiro: delinear o montante de dinheiro que irá precisar para concretizar os objectivos do projecto.
  3. Definir quando realizar o projecto: perceber quando irá precisar do dinheiro para realizar o sonho.
  4. Definir quanto dinheiro é preciso: saber qual a quantidade de liquidez é necessária para concretizar os seus objectivos.

Saiba que esta etapa é muito importante, pois irá ajudá-lo a delinear um caminho claro e mais fácil de realizar. No fundo, está a definir claramente cada um dos passos que tem de seguir para ser bem sucedido no planeamento.

Agora que já fez um diagnóstico da situação financeira do agregado familiar e já sabe onde quer chegar, a partir dos objectivos desenhados, é hora de encontrar uma solução para realizar o projecto.

consolidacao creditos
Consolidação de Créditos • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

3 - Conhecer as soluções que o ajudem a libertar a liquidez desejada e a ter uma melhor performance financeira

Encontrar a solução ideal para responder ao diagnóstico financeiro e ao mesmo tempo realizar os objectivos definidos é um grande desafio. Uma das estratégias passa por definir as soluções que o ajudem a aumentar os níveis de poupança do orçamento familiar para libertar liquidez desejada.

Uma das soluções mais comuns no mercado financeiro passa por aderir à consolidação de créditos. Com o crédito consolidado poderá juntar várias prestações mensais do orçamento familiar, respectivas comissões e seguros e ficar a pagar apenas uma prestação, numa só data e num só banco.

Saiba a seguir como crédito consolidado poderá ser uma solução para o ajudar a libertar liquidez para novos sonhos ou projectos.

Mas afinal, como será possível gerar liquidez financeira para novos projectos com o crédito consolidado?

A resposta para esta pergunta é simples e relaciona-se inteiramente com as palavras: poupar e tempo.

Na prática, o que acontece é que ao juntar várias prestações mensais num crédito consolidado, ficará a pagar mensalidades mais baixas por um maior período de tempo. Assim conseguirá obter algum fôlego financeiro para gerar poupança e libertar liquidez para novos sonhos ou projectos.

Ficou curioso e gostaria de saber como funciona?

Para começar, pode simular um pedido de crédito consolidado em nosso site. Depois de simular, ficará a saber como esta solução poderá ser aplicada ao seu caso específico.

E então? O que achou dos 3 passos para gerar liquidez extra para novos sonhos ou projectos? Se tem um projecto ou sonho a realizar que está parado há algum tempo, é mesmo a hora de fazê-lo avançar. Não espere mais e experimente já o Crédito Consolidado.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestões de Poupança

Subscreva no blog
“As Minhas Finanças”

Receba periodicamente dicas de poupança e sugestões de investimentos no seu e-mail

Artigos Relacionados

Tags do Artigo