- Publicado em: 01/06/2022
- Atualizado em: 21/02/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Ensine desde cedo aos mais novos a importância do poupar
De miúdos a graúdos, a poupança faz parte da vida da maioria dos portugueses. As escolhas que fizermos em determinados momentos podem ser fundamentais para aprender a gerir e lidar com o dinheiro, o que consequentemente poderá trazer resultados positivos para as finanças pessoais, a longo prazo.
Conheça várias dicas de poupança para os mais pequenos
Ensinar aos mais novos desde cedo sobre a importância do poupar é fundamental. Para celebrar o Dia da Criança, preparámos algumas dicas importantes para os encarregados de educação incutirem vários hábitos de poupança nos mais novos.
Veja a seguir algumas das principais sugestões e, se gostar do conteúdo, aproveite ainda para seguir a nossa página gratuitamente.
Celebre o Dia da Criança com as dicas de poupança e-loan
Incutir hábitos de poupança nos mais novos pode ser mais fácil do que imagina. Conheça a seleção de dicas da e-loan Soluções Financeiras para os mais velhos ensinarem os mais pequenos a poupar.
Como ensinar os mais pequenos a aprenderem a poupar?
Veja a seguir algumas das principais dicas para ensinar os mais novos a poupar. Se preferir utilize a ajuda do sumário para seguir directamente para a dica.
1 - Mostre a importância de lavar os dentes com a água fechada
Fechar a torneira enquanto se escova os dentes pode parecer um gesto muito simples e de pouca poupança. No entanto, sabia que uma torneira pode gastar mais de 9 litros por minuto? Isto significa que, se as suas crianças demorarem mais que 1 minuto a lavar os dentes e o fizerem 2x por dia, com a água sempre a correr gastarão 18 litros por dia.
Litros de água gasta por 2 lavagens de dentes/ minuto:
9 (litros de água) x 2 (lavagens dia) = 18 litros de água
Algo que ao fim do mês resultará num gasto médio de 540 litros de água, que no final de um ano se traduzirá 6480 litros/água.
540 (litros mês) x 12 (meses) = 6480 litros/água
Além do impacto que lavar os dentes com a torneira aberta poderá trazer para a sua carteira a longo prazo, nas sucessivas contas da água, esta ação afeta negativamente o meio ambiente, devido à escassez significativa de água potável. Se tiver crianças pequenas a seu cargo, aconselhamos que incuta, desde cedo, o hábito de fechar a torneira enquanto se escovam os dentes. A longo prazo, verá que esta medida poderá ser boa para si e reduzirá a sua pegada ecológica.
2 - Incentive à impressão de documentos apenas quando necessário
Todos sabemos da importância que os trabalhos escolares tem na vida das crianças. Imprimir alguns deles é, por vezes, solicitado pelos professores.
No entanto, se o fizer com frequência poderá estar a impactar directamente quer o meio ambiente e a sua carteira.
- Tanto os tinteiros como as fotocópias em grande escala podem ficar muito caras.
Nestes casos, incentive os mais novos a utilizar, sempre que possível, o formato digital, para os trabalhos que não implicarem a necessidade de impressão. Promova, deste modo, poupança para a sua carteira mas também a preservação de um ambiente mais sustentável.
3 - Fale de dinheiro com frequência
Falar de dinheiro como os mais novos é importante, para estes perceberem que tudo tem o seu preço e nada é conseguido gratuitamente. Deste modo, irão começar a perceber o real valor das coisas, e como tal, o valor do dinheiro. Uma boa forma de o conseguir é, por exemplo, incluir os mais novos nas idas ao supermercado. Façam a lista de compras juntos, mostre assim a importância de não fazer as compras por impulso, de forma a não desperdiçar dinheiro.
4 - Explique a importância de apagar as luzes durante o dia
A luz do dia e a claridade que entrarem pela casa adentro pode ser suficiente para poupar em eletricidade. Actualmente as despesas com electricidade têm um impacto significativo na vida da maioria dos portugueses. Neste sentido, é importante incutir estes hábitos às crianças, de forma a que estas possam levar também estes hábitos, tanto para o período da adolescência, como também para o período da idade adulta.
5 - Explique a importância de retirar os carregadores da ficha após carregar aparelhos electrónicos
Após carregar os seus dispositivos e gadgets, é importante esclarecer os mais novos sobre a importância de desligar os carregadores da ficha. Caso contrário, continuará a consumir energia, que, a longo prazo, poderá ter impactos negativos nas economias de casa.
Para aparelhos como playstations ou boxs de televisão é válido também colocá-los em standby. Verá que pequenos gestos poderão fazer uma diferença significativa na conta da luz, e consequentemente nos seus níveis de poupança.
6 - Substitua os banhos de imersão por duches rápidos
Quem não gosta de um banho de longa duração? O problema é o impacto que, a longo prazo, vários banhos de longa duração podem ter na conta da água. Neste ponto, dê o exemplo e opte por duches rápidos. Além do impacto nas finanças pessoais, a substituição de banhos de imersão por duches rápidos é uma medida muito mais sustentável para o planeta Terra. Ensine isso aos mais novos, e promova um mundo melhor.
7 - Explique a importância de fazer refeições em casa ou na cantina escolar
Refeições fora de casa podem tornar-se muito caras, quando feitas com frequência. A pensar nisso, grande parte das escolas oferecem refeições completas onde o preço é acessível a grande parte das crianças, de acordo com os vencimentos dos encarregados de educação. Para as que viverem perto das escolas, outra opção poderá passar por comer em casa ou até levar marmita para a escola. Esta ajuda nas refeições poderá ser benéfica para o orçamento familiar. Além disso, poderá ajudar a evitar problemas como a obesidade, diabetes ou colesterol.
8 - Dê aos seus filhos uma semanada ou mesada
Para os mais crescidos, atribuir uma semanada ou mesada poderá ser útil para ensiná-los a gerir os recursos disponíveis num determinado prazo. Este passo será fundamental para os ensinar a viver com pouco e a criar metas de poupança para o futuro, mesmo quando a quantia que recebem não é elevada.
NOTA:
- Outra sugestão que pode ajudar a obter um melhor controlo financeiro passa por apontar todas as despesas previstas ou que tiver ao longo do mês. Deste modo, poderá controlar as suas dívidas e cortar aquelas que não são necessárias. Para os adultos, uma solução que poderá ajudar a melhorar este controlo passa por descarregar gratuitamente uma folha de cálculo de controlo financeiro. Aqui terá a possibilidade de apontar todas as entradas e saídas de dinheiro, promovendo um maior controlo de todas as suas despesas.
9 - Compra e venda roupas usadas
Actualmente, as modas sustentáveis são muito importantes, sobretudo para preservar o meio ambiente. Além disso, esta poupança poderá também ter um valor significativo para a sua carteira.
Imagine-se, por exemplo:
- Que teve um bebé há pouco tempo e as roupas que comprou para a criança deixaram de servir. Vender roupas em aplicações como a Vinted ou o OLX é mais sustentável do que ficar com elas guardadas no armário. Além de promover um ambiente melhor, poderá estar uma oportunidade a outras pessoas de adquirirem bens de segunda mão, a um preço muito mais acessível.
Então o que achou das dicas para os mais velhos ensinarem os mais novos a poupar? Lembre-se sempre de pequenino é que se torce o pepino. Ou seja, quanto mais cedo ensinar hábitos de poupança nos mais novos, mais facilidade terá em que estes aprendam boas práticas. Isto poderá trazer consequências positivas para si, para a sua carteira e também para o meio ambiente. E então, do que está à espera para pôr estas sugestões em prática? Deixe-nos ainda as suas sugestões para podermos continuar a crescer consigo.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.