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perguntas frequentes consolidacao creditos
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Consolidação de créditos: perguntas frequentes

20/09/2024

Crédito Consolidado e as dúvidas mais comuns dos clientes

Solicitar um crédito consolidado é uma decisão financeira importante que requer muita responsabilidade. Para ajudá-lo a entender melhor esta modalidade de crédito, vamos explicar-lhe o que é o crédito consolidado e responder a 11 perguntas frequentes sobre o processo de consolidação de dívidas.

Sumário

    Perguntas e respostas frequentes sobre o crédito consolidado

    São várias as perguntas que costumam surgir em torno do crédito consolidado, também designado por consolidação de créditos. Este é uma solução escolhida por muitos para reorganizar as finanças pessoais e, em alguns casos, retomar o controlo da vida financeira.

    Para o ajudarmos preparámos uma lista com 11 perguntas frequentes sobre a consolidação de créditos.

    1 - O que é um crédito consolidado?

    O crédito consolidado é uma solução financeira que permite a junção de vários créditos num só.

    Ou seja:

    • Passa a pagar todos os créditos numa só prestação mensal.
    • Fica a pagar todos os créditos a um só banco.
    • Passa a pagá-los numa só data.

    Além disso, com a consolidação de créditos poderá ter acesso a um conjunto de vantagens. Como:

    A consolidação de créditos pode permitir uma redução significativa das suas mensalidades em até 60%.

    • Com os pagamentos mensais reduzidos, consegue gerar mais poupança mensal.

    O crédito consolidado é um processo pouco burocrático, mais rápido e simplificado.

    • A consolidação de créditos decorre rapidamente e todo o processo pode ser resolvido em poucos dias. Se optar por consolidar créditos com a e-loan Soluções Financeiras, obtém resposta ao seu pedido de junção de créditos entre 24 a 48 horas – só precisa de fazer uma simulação de crédito consolidado no nosso site.

    A consolidação de créditos permite juntar todos os pagamentos num só.

    • Ao juntar vários créditos em apenas uma mensalidade, ficará a pagar apenas uma prestação mensal mais baixa por um maior período de tempo.

    2 - Para que serve um crédito consolidado?

    A consolidação de créditos é uma solução que existe para ajudar as famílias a melhorarem o desempenho do orçamento familiar. Esta modalidade de crédito poderá ser útil para vários momentos.

    Descubra algumas das situações em que poderá recorrer a um crédito consolidado:

    A principal vantagem do crédito consolidado é verdadeiramente o aumento da poupança familiar, mês a mês.

    3 - Quem pode pedir um crédito consolidado?

    A consolidação de créditos é uma solução de crédito destinada a pessoas ou famílias com um acúmulo de dívidas, ou em risco de entrar para a lista negra do Banco de Portugal. O crédito consolidado poderá ser utilizado ainda por aqueles que precisem de gerir as dívidas do orçamento familiar e aumentar os níveis de poupança.

    Por exemplo, o crédito consolidado pode ser usado para reorganizar as datas de pagamentos dos créditos e ficar a pagar as prestações num só dia. Se tem várias dívidas e quer ver todas pagas de uma só vez, pode recorrer a uma consolidação de créditos.

    Também é possível usar uma consolidação de créditos para conseguir dinheiro extra para novos projetos.

    Quando fizer o seu pedido de crédito, as intuições financeiras vão ter em conta a sua idade, salário, situação laboral, eventuais dividas, taxas de esforço, entre outros.

    4 - Posso pedir um crédito consolidado se estiver na lista negra do Banco de Portugal?

    Não. Se estiver na lista negra do Banco de Portugal por falhar algum compromisso financeiro, aconselhamos que procure regularizar a sua situação com o banco para depois seguir para o pedido de crédito consolidado. Poderá fazer uma simulação para receber orientações da nossa equipa de especialistas.

    Após ter a sua situação regularizada com a instituição financeira, ficará apto para pedir uma consolidação de créditos.

    5 - O que é pedido quando solicito um crédito consolidado?

    Ao pedir um crédito consolidado, poderá ser necessário usar a sua habitação como garantia, para o caso de entrar em incumprimento bancário. Porém, este critério é adaptado a cada indivíduo, não sendo por isso uma regra para todos os casos.

    Quando fizer o pedido de crédito consolidado vão ser-lhe pedidos, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

    6 - Dá para fazer um crédito consolidado sem hipoteca?

    Sim, é possível. Por norma, um crédito consolidado sem hipoteca é concedido a pessoas que nunca falharam os pagamentos em qualquer instituição bancária. Além disso, existem entidades financeiras que disponibilizam também o crédito consolidado sem garantia hipotecária.

    Ao utilizar a casa como garantia, poderá conseguir vantagens e aumentar a possibilidade de ter a consolidação de créditos aprovada. Em certos casos, é mesmo indicado que opte por um crédito consolidado com hipoteca. Poderá contar com a ajuda de especialistas em crédito consolidado para o ajudar a definir a melhor opção para o seu caso.

    A e-loan está preparada para o ajudar a qualquer momento e a resposta de um eventual pedido de consolidação de créditos chega em menos de 24 horas. Basta simular no final da página e aguardar o contacto da nossa equipa.

    7 - Como funciona a junção dos créditos?

    Por norma, a entidade que lhe concede a consolidação de créditos compra as dívidas que tem a decorrer nas respetivas instituições que lhe tiverem concebido os empréstimos. Assim, ao aderir ao crédito consolidado ficará a pagar uma única mensalidade, na instituição onde tiver efetuado o pedido de consolidação de créditos.

    Consolidar créditos é igual a combinar as dívidas num só pagamento mensal, pago numa só data, num só banco.

    credito consolidado

    8 - A instituição financeira onde pedir um crédito consolidado exige um fiador?

    Não necessariamente. Por norma, os bancos ou a instituição financeira onde tiver efetuado o pedido de crédito querem garantias para o bom cumprimento dos contratos de crédito. Contudo, essa exigência não terá que passar necessariamente pela apresentação de um fiador. No entanto, podem-lhe pedir a inclusão de um 2.º titular, de modo a dar mais segurança à operação.

    Ao realizar um pedido grátis de análise da sua situação financeira, receberá todas as orientações necessárias para ver o seu crédito consolidado aprovado.

    9 - Posso pedir dinheiro extra com o crédito consolidado?

    Sim. O crédito consolidado é uma modalidade que lhe permite obter dinheiro extra para aderir a novos sonhos ou projetos. Na prática, este empréstimo irá juntar-se com os restantes pedidos de crédito ficando a pagar apenas uma mensalidade de crédito consolidado.

    Portanto, uma consolidação de créditos é uma oportunidade para conseguir liquidez extra de forma rápida. Esse é outro dos diferenciais do crédito consolidado: permite que possa conseguir dinheiro de forma rápida, sem precisar indicar onde irá usar o empréstimo.

    É comum usar a consolidação de créditos para conseguir dinheiro para situações do dia a dia, como a compra de um carro novo, a reforma da casa, o recheio do lar, viagens ou mesmo para fazer face a situações inesperadas da vida, como uma doença, ou a falta temporária de recursos financeiros.

    10 - Pedido de crédito consolidado: onde fazer?

    Um pedido de crédito consolidado deve ser feito com uma empresa séria e com grande experiência no assunto. A e-loan Soluções Financeiras está no mercado português há mais de 20 anos e é uma referência quando se fala em crédito consolidado.

    Reconhecida como PME Líder desde 2018,  a e-loan já conseguiu ajudar milhares de famílias portuguesas a reorganizarem as suas finanças.

    Se estiver a precisar de ajuda para reorganizar o seu orçamento, poderá simular um pedido de consolidação de créditos e aguardar o contacto da nossa equipa. Faremos o possível para o ajudar a encontrar a melhor solução de crédito consolidado para o seu caso.

    11 - Vantagens e desvantagens de aderir a uma consolidação de créditos

    Uma consolidação de créditos apresenta várias vantagens associadas. Conheça as principais:

    Melhorar o perfil financeiro

    Com a consolidação de créditos poderá reduzir o esforço financeiro para pagar as dívidas todos os meses. Esta redução da quantidade de dinheiro gasto todos os meses para fazer face a dívidas, é bem vista pelos bancos. Ou seja, é uma melhoria do perfil financeiro pela redução da Taxa de Esforço (TE).

    A Taxa de Esforço do agregado familiar é um fator de grande importância para avaliar o “peso” que as dívidas exercem sobre o orçamento da família. É importante manter a taxa de esforço em limites aceitáveis, permitindo que sobre algum dinheiro todos os meses para pagar os compromissos, poupar e realizar alguns desejos.

    Diminuir o valor das prestações mensais

    Para algumas famílias, o valor das prestações dos créditos pagos a cada mês pode tornar-se num verdadeiro pesadelo. Ao longo da vida, é comum adquirir algumas dívidas para conseguir comprar a casa, o carro e até realizar alguns sonhos.

    Por outro lado, é importante não perder o controlo das finanças e se a situação já estiver mesmo próxima do incumprimento bancário, é preciso agir. Nestas situações, juntar as várias dívidas numa consolidação de créditos é uma óptima opção para ficar a pagar prestações mais baixas por um maior período de tempo.

    Aumentar os níveis de poupança

    Se estiver a pagar várias prestações todos os meses, poderá usar o crédito consolidado como uma forma de reorganizar as suas finanças. Um dos principais benefícios da consolidação de créditos é o aumento dos níveis de poupança, uma vez que pode existir uma redução de até 60% na sua mensalidade.

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    Quero fazer uma simulação de crédito consolidado. Como posso começar?

    Ao longo deste artigo foram apresentadas algumas das questões mais frequentes sobre consolidação de créditos. Se considerar ser a hora certa para efetuar o seu pedido de crédito consolidado, não perca mais tempo e utilize já o simulador a seguir disponível.

    Como simular um crédito consolidado?

    Para fazer um pedido de consolidação de créditos sem compromisso, siga os passos seguintes:

    1. Informe todos os créditos que tem a decorrer no simulador no fim da página.
    2. Depois, faça o envio dos documentos necessários.
    3. Submeta o pedido de avaliação da sua consolidação de créditos.
    4. Aguarde o rápido contacto da nossa equipa de especialistas.

    A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal, especializada em crédito consolidado. Junte os seus créditos num só pagamento, com taxas competitivas e prazos flexíveis.

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    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

    Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

    O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

     

    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

    ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

     

    Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

     

    Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

     

    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

    Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

     

    DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

     

    Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

     

    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

    (d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

    (e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

    (f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

    (g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

    (h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

    (i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

    (j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

     

    CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

     

    Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

     

    O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

     

    Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

     

    O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

    (ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

    (iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

     

    Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

     

    (i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

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    A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

     

    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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