- Publicado em: 15/07/2024
- Atualizado em: 17/07/2024
- Redator: Raquel Esteves
- Revisor: Pedro Leite
O que é o subsídio de férias?
O subsídio de férias é um salário extra pago pela entidade patronal, correspondente ao período de descanso previsto na lei. Este valor deve ser igual ao que o trabalhador receberia se estivesse a trabalhar, excluindo as retribuições que só são pagas quando há efetivamente prestação de serviços, como o subsídio de refeição ou transporte.
Quem tem direito ao subsídio de férias?
O subsídio de férias é um direito do colaborador assim que celebra um contrato de trabalho, com ou sem termo, no setor público ou privado. O direito ao subsídio de férias não depende da duração do contrato, sendo o valor deste proporcional ao tempo trabalhado.
Reformados e pensionistas também têm direito ao subsídio de férias. No entanto, trabalhadores independentes (recibos verdes) não têm este benefício.
E colaboradores com baixa médica ou baixa por gravidez, continuam a ter direito ao subsídio de férias? Sim.
O subsídio de férias não é suficiente para organizar as suas finanças? Na e-loan Soluções Financeiras podemos ajudá-lo!
Como é calculado o subsídio de férias?
Para a maioria dos trabalhadores, o valor do subsídio de férias corresponde à remuneração base, incluindo complementos fixos, como isenção de horário de trabalho, trabalho noturno e por turnos.
No entanto, além do valor monetário, o cálculo do subsídio de férias tem também em conta o tempo de trabalho prestado. Para calcular o valor a receber, deve utilizar a seguinte fórmula:
Subsídio de férias = ( (Valor Bruto x 12 meses) / (40 horas semanais x 52 semanas) ) x 8 horas x 2 dias x número de meses trabalhados
Os descontos legais, como contribuições para a Segurança Social e IRS, aplicam-se também ao subsídio de férias. No entanto, este salário extra faz retenção autónoma, resultando numa retenção na fonte inferior ao que aconteceria se o salário e o valor extra fossem englobados.
Quando é pago o subsídio de férias?
O pagamento do subsídio de férias varia com alguns fatores:
- Setor Privado: deve ser pago antes do início do período de férias e proporcionalmente aos dias tirados. No entanto, muitas empresas optam por pagar o salário extra por inteiro num dos meses do verão.
- Função Pública e Pensionistas: o subsídio de férias é pago integralmente no mês de junho.
- Duodécimos: o pagamento dos subsídios de férias e de Natal é diluído ao longo dos doze meses do ano, mediante acordo entre a empresa e o trabalhador.
Está quase a receber o subsídio de férias? Aproveite uma parte deste para aumentar o seu fundo de emergência e tenha um futuro com menos stress financeiro.
Conte com a e-loan para o ajudar a equilibrar as suas finanças!
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Guia prático para o desemprego
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.