Conhece neste artigo várias dicas para aproveitar os festivais de Verão ao máximo sem gastares muito dinheiro. Mas antes de tudo, fica a saber o que significa ir a um festival de Verão.
Um festival de verão ou festival de música é um evento público que recebe artistas para cantarem ao vivo.
Alguns exemplos de géneros musicais:
- Música Jazz.
- Música Electrónica.
- Música Pop.
- Música Clássica.
- Blues.
- Rap.
Além do estilo próprio cada artista e da adaptação ao conceito de cada festival, existem outros aspectos que também são alvo de alguma ponderação na preparação dos espectáculos.
Como nomeadamente:
- Cultura: do país onde actuarem.
- Localidade: cidade onde acontece espectáculo.
- Época: em que estiver a decorrer. Por exemplo, nas férias da Páscoa, Natal ou Verão.
Outro critério que é alvo de grande atenção, no momento da escolha do melhor festival, passa por entender que custos estão associados a cada festival de Verão e qual o valor disponível para frequentar um evento deste tipo.
Exemplos de custos associados aos festivais de Verão:
- Deslocação: imaginando-se que o festivaleiro não resida no local da festa.
- Alojamento: em caso de mobilidade e com festivais a decorrer por mais que um dia.
- Bilhete de entrada: ou pulseira. Para poder frequentar e assistir a diversos concertos.
- Entre outros.
Para reduzir as preocupações na hora de decidires que vais a um festival, a e-loan Soluções Financeiras preparou um conjunto de dicas que te vão ajudar a aproveitar ao máximo o espírito festivaleiro sem causares grandes problemas para as tuas economias.
Se quiseres seguir directamente para alguma dica específica, aproveita a ajuda do sumário que preparámos para ti.
Actualmente, sabemos que todos os cêntimos contam. Por isso, vale a pena comprar os bilhetes para os festivais de Verão com alguma antecedência. Aproveita para o fazeres mais cedo e evita problemas como o esgotar dos bilhetes, que mais tarde te poderá por um preço bem mais elevado. Utiliza a poupança conseguida com a compra dos bilhetes dos festivais de Verão, para gastos no dia do festival, por exemplo. Esta poderá ser uma ótima oportunidade para começares a aplicar algumas dicas de literacia financeira no teu dia a dia.
Se estiveres a pensar em reduzir os custos com transportes, experimenta ir à boleia até ao recinto do festival. É um desafio com resultados pouco certos, pois nem toda a gente gosta de abrir a porta a desconhecidos, especialmente por questões de segurança. No entanto, nunca saberás se irás conquistar a boa vontade alguém que queira poupar nos combustíveis e não se importe de dividir o seu espaço no automóvel.
Neste ponto:
- Aconselhamos que procures por informações de boleias em grupos sobre o festival, criados em redes sociais como o Facebook ou Instagram.
Antes de aceitares qualquer boleia, procura também tu analisar o perfil do condutor, para que, deste modo, evites problemas.
Se quiseres ou tiveres que ir de carro, reúne um grupo de amigos. Podem preencher um veículo e dividir as despesas com os combustíveis, aspecto que não é negligenciável quando se trata de um evento mais longe de casa. Outra vantagem, se vários dos festivaleiros tiverem a carta, poderão repartir as responsabilidades da condução.
Para aqueles que não tiverem boleia ou possibilidade de levar o carro, os transportes públicos podem ser uma boa solução.
Entre as principais vantagens, reportam-se:
- Valor que poderás poupar em combustíveis.
- Valor que poderás poupar no desgaste do automóvel.
Além disso, se estiveres atento, poderão existir promoções específicas associadas a alguns dos festivais de Verão, resultantes de parcerias entre transportadoras e organizadores de eventos. Assim sendo, vale a pena pesquisar e verificar se alguma se encaixa nas tuas necessidades. Por último, não terás que te preocupar com o estacionamento do carro, nem outros custos associados.
Comprar comida em zonas de restauração de festivais de Verão talvez não seja a melhor solução para quem queira poupar uns trocos.
O melhor em alternativa é:
- Levar alguma comida: para os recintos.
- Fazer uma boa refeição: antes de entrar nos locais programados para os espectáculos.
Informa-te previamente, no evento, a que assistirás, se a organização permite a entrada de alimentos no recinto.
NOTA:
- Há festivais em que esta situação é proibida. O mesmo é aplicável com bebidas. Por norma, não é autorizada a entrada de bebidas engarrafadas, pelo que convém também confirmar com a organização, por forma a não gastar dinheiro nas coisas, acabando por ficar sem elas.