Como ir a um festival de verão e manter as economias em dia

Julho assinala o período dos festivais de Verão. Para te ajudar a ir ver todas as tuas bandas preferidas sem gastares muito dinheiro, a e-loan preparou este artigo com várias dicas de economia para festivaleiros.

Dicas para não destabilizar as finanças e aproveitar ao máximo os festivais de Verão

Conhece neste artigo várias dicas para aproveitar os festivais de Verão ao máximo sem gastares muito dinheiro. Mas antes de tudo, fica a saber o que significa ir a um festival de Verão.

O que é um festival de Verão?

Um festival de verão ou festival de música é um evento público que recebe artistas para cantarem ao vivo.

Alguns exemplos de géneros musicais:

  • Música Jazz.
  • Música Electrónica.
  • Música Pop.
  • Música Clássica.
  • Blues.
  • Rap.

Além do estilo próprio cada artista e da adaptação ao conceito de cada festival, existem outros aspectos que também são alvo de alguma ponderação na preparação dos espectáculos.

Como nomeadamente:

  • Cultura: do país onde actuarem.
  • Localidade: cidade onde acontece espectáculo.
  • Época: em que estiver a decorrer. Por exemplo, nas férias da Páscoa, Natal ou Verão.

Outro critério que é alvo de grande atenção, no momento da escolha do melhor festival, passa por entender que custos estão associados a cada festival de Verão e qual o valor disponível para frequentar um evento deste tipo.

Exemplos de custos associados aos festivais de Verão:

  • Deslocação: imaginando-se que o festivaleiro não resida no local da festa.
  • Alojamento: em caso de mobilidade e com festivais a decorrer por mais que um dia.
  • Bilhete de entrada: ou pulseira. Para poder frequentar e assistir a diversos concertos.
  • Entre outros.

Para reduzir as preocupações na hora de decidires que vais a um festival, a e-loan Soluções Financeiras preparou um conjunto de dicas que te vão ajudar a aproveitar ao máximo o espírito festivaleiro sem causares grandes problemas para as tuas economias.

Dicas para aproveitar ao máximo os festivais de Verão sem gastar muito dinheiro com a e-loan

Sumário

    Se quiseres seguir directamente para alguma dica específica, aproveita a ajuda do sumário que preparámos para ti.

    1 - Compra com antecedência os bilhetes

    Actualmente, sabemos que todos os cêntimos contam. Por isso, vale a pena comprar os bilhetes para os festivais de Verão com alguma antecedência. Aproveita para o fazeres mais cedo e evita problemas como o esgotar dos bilhetes, que mais tarde te poderá por um preço bem mais elevado. Utiliza a poupança conseguida com a compra dos bilhetes dos festivais de Verão, para gastos no dia do festival, por exemplo. Esta poderá ser uma ótima oportunidade para começares a aplicar algumas dicas de literacia financeira no teu dia a dia.

    2 - Pede Boleia

    Se estiveres a pensar em reduzir os custos com transportes, experimenta ir à boleia até ao recinto do festival. É um desafio com resultados pouco certos, pois nem toda a gente gosta de abrir a porta a desconhecidos, especialmente por questões de segurança. No entanto, nunca saberás se irás conquistar a boa vontade alguém que queira poupar nos combustíveis e não se importe de dividir o seu espaço no automóvel.

    Neste ponto:

    • Aconselhamos que procures por informações de boleias em grupos sobre o festival, criados em redes sociais como o Facebook ou Instagram.

    Antes de aceitares qualquer boleia, procura também tu analisar o perfil do condutor, para que, deste modo, evites problemas.

    3 - Desloca-te em equipa

    Se quiseres ou tiveres que ir de carro, reúne um grupo de amigos. Podem preencher um veículo e dividir as despesas com os combustíveis, aspecto que não é negligenciável quando se trata de um evento mais longe de casa. Outra vantagem, se vários dos festivaleiros tiverem a carta, poderão repartir as responsabilidades da condução.

    4- Utiliza os transportes públicos

    Para aqueles que não tiverem boleia ou possibilidade de levar o carro, os transportes públicos podem ser uma boa solução.

    Entre as principais vantagens, reportam-se:

    • Valor que poderás poupar em combustíveis.
    • Valor que poderás poupar no desgaste do automóvel.

    Além disso, se estiveres atento, poderão existir promoções específicas associadas a alguns dos festivais de Verão, resultantes de parcerias entre transportadoras e organizadores de eventos. Assim sendo, vale a pena pesquisar e verificar se alguma se encaixa nas tuas necessidades. Por último, não terás que te preocupar com o estacionamento do carro, nem outros custos associados.

    5 - Leva comida de casa

    Comprar comida em zonas de restauração de festivais de Verão talvez não seja a melhor solução para quem queira poupar uns trocos.

    O melhor em alternativa é:

    • Levar alguma comida: para os recintos.
    • Fazer uma boa refeição: antes de entrar nos locais programados para os espectáculos.

    Informa-te previamente, no evento, a que assistirás,  se a organização permite a entrada de alimentos no recinto.

    NOTA:

    • Há festivais em que esta situação é proibida. O mesmo é aplicável com bebidas. Por norma, não é autorizada a entrada de bebidas engarrafadas, pelo que convém também confirmar com a organização, por forma a não gastar dinheiro nas coisas, acabando por ficar sem elas.