e-loan Soluções Financeiras

Conheça neste artigo os benefícios e perigos da Black Friday e da Cyber Monday

A Black Friday e a Cyber Monday são períodos de grandes saldos e de ofertas imperdíveis, tanto em lojas físicas como no comércio ‘online’, que antecedem o Natal e o início do novo ano. Estes momentos poderão levar a grandes gastos desnecessários, se não forem bem planeados.

Saiba como comprar mais eficientemente e evite alguns riscos deste evento

Para o ajudar a tomar as melhores decisões na hora de fazer as suas compras, a e-loan explica neste artigo os principais pontos positivos e negativos da Black Friday e da Cyber Monday, seguidos de algumas dicas para aproveitar a Black Friday da melhor forma possível. Mas, antes de avançarmos, conheça a origem destas datas.

Black Friday e Cyber Monday: como surgiram

A Black Friday, ou sexta-feira negra”, é um evento mundial que inaugura a temporada das compras de Natal e promoções em muitas lojas de retalho e grandes armazéns. Celebrada pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1990, acontece na quarta sexta-feira do mês de Novembro, e é hoje uma das datas mais importantes para o sector de venda de retalho mundial, representando grandes oportunidades de compra para os clientes e muitas vendas para os lojistas. Além da Black Friday, também a Cyber Monday ou “segunda-feira cibernética” veio reforçar a capacidade de adaptação das marcas ao “comércio online’’, incentivando, a partir de promoções e grandes descontos, ao consumo massivo numa ótica virtual.

Estes dois eventos apresentam vários pontos positivos e negativos para os consumidores. Conheça neste artigo o “lado bom” e o “lado negro” da Black Friday e Cyber Monday. Não se esqueça de tomar todas as notas. Prepare-se para tomar as melhores decisões neste período, para si e para as suas finanças.

Benefícios de comprar (e vender) durante a Black Friday e a Cyber Monday

Aquisição de produtos ou serviços a preços mais baixos

Tanto em lojas físicas como ‘online’, este é efetivamente o principal benefício que os consumidores têm ao comprar na Black Friday ou na Cyber Monday. Estas datas podem ser a oportunidade perfeita para adquirir produtos ou serviços a preços mais competitivos e melhores para a sua carteira. Orientar as compras de Natal, comprar uma máquina de lavar para casa, ou até substituir o seu smartphone, são alguns dos exemplos que justificam a afluência positiva a estes eventos.

Melhores oportunidades de venda para pequenos e médios negócios

Para quem tiver algum negócio, grande ou pequeno, os eventos da Black Friday e da Cyber Monday podem ser uma boa oportunidade para dar um boost à sua marca, promovendo-a e aumentando o volume de vendas. Use as redes sociais para segmentar o público do negócio e chegar, de uma forma interativa e mais rápida, à casa dos seus potenciais clientes.

Recorde-se, no entanto, que antes de colocar o seu negócio sob os descontos da Black Friday e Cyber Monday, é importante perceber quais serão os benefícios e as consequências negativas que poderá ter. Faça uma análise atenta dos seus stocks, e perceba até onde poderá levar as promoções.

Promove o Entretenimento

Para os mais entusiastas das promoções, a Black Friday e a Cyber Monday poderão levar a grandes horas de diversão e entretenimento. Alguns vêm estas datas quase como um hobby, planeando cuidadosamente as listas de compras e as rotas, e preparando-se para a Black Friday como se fosse uma maratona. É importante, no entanto, manter alguma ponderação nestes períodos, evitando compras desnecessárias e acima da sua capacidade financeira.

Perigos de comprar durante a Black Friday e a Cyber Monday

Falta de transparência das marcas

Por vezes, muitas marcas apresentam promoções enganosas“, subindo os preços dos produtos uns dias antes dos eventos, para os descerem uns dias depois, aludindo assim à ideia de grandes saldos, quando na verdade se tratam do preço real do artigo.

Descontrolo nas compras

Ir às compras, tanto ‘online’ como em lojas físicas, pode incentivar a um consumo massivo e desregrado, pela quantidade de promoções divulgadas.  Nestes períodos é muito comum  a oferta intensiva de créditos das empresas – com visão no consumo massivo, acabam por fazer várias parcerias com empresas de cartões de crédito, prevendo a tentação desta época de descontos. Fazer um cartão de crédito no âmbito de o usar nestas compras poderá levar à ideia de que tem mais dinheiro do que aquele que realmente possui – esta conta acabará por ser paga mais tarde e muitas vezes levar a situações financeiras muito complicadas.

Perigo das Multidões

Este é uma consequência comum em períodos de grandes saldos e promoções como a Black Friday. No entanto, não se aplica da mesma forma à segunda-feira cibernética, um evento 100% online. Apesar deste “perigo” não ser tão intenso em Portugal como noutros países como os Estados Unidos, poderá certamente esperar uma grande afluência às lojas em geral neste dia.

Se quiser comprar algum produto durante a Black Friday, é aconselhável que procure dirigir-se às lojas físicas nas horas de menos movimento, como no início ou fim do dia.

Por outro lado, sobretudo nas grandes cidades, poderá substituir uma ida ao shopping pelo comércio de rua – que dê lugar a um passeio agradável. Para aqueles que optarem por comprar online e estiverem a observar problemas técnicos, que tendem a ocorrer devido à afluência de pessoas nos sites – aconselhamos que procurem manter a calma, e voltem a tentar mais tarde. Não dê espaço para stresses, viva a Black Friday e a Cyber Monday da forma mais relaxada possível.

NOTA:

  • Se por algum motivo não conseguir adquirir os produtos que deseja nestas datas especiais, lembre-se que logo a seguir ao Natal as marcas voltam a apresentar grandes promoções com saldos, que compensam, por vezes, mais do que na Black Friday e na Cyber Monday.
black friday 2022

Dicas para aproveitar a Black Friday e Cyber Monday da melhor forma

Ao longo deste artigo mencionámos alguns dos principais benefícios e consequências negativas de comprar na Black Friday e na Cyber Monday. Nos próximos pontos, apresentamos algumas dicas que o ajudarão a tomar decisões conscientes na hora de fazer as suas compras.

1 - Fazer uma lista dos items que quer adquirir

Para evitar fazer compras de modo descontrolado e desnecessário, procure, antes destes eventos, fazer uma lista das suas prioridades, entendendo quais são as suas principais necessidades ou aquilo que não precisa tanto – aproveite a Black Friday para comprar estes ‘items’ especificamente. Talvez esteja a precisar de substituir algum dos seus eletrodomésticos, ou de um novo casaco para o inverno – esta será a altura ideal para os adquirir. Tenha esses items em mente, e saiba exatamente o que procura no dia da Black Friday, para não fugir ao seu orçamento. Saber quanto pode gastar, e em que quer gastar, é essencial para não cair em tentações.

2 - Comparar os preços

Para não ser enganado pelas marcas, aconselhamos que, após fazer a sua lista de compras, procure fazer um estudo detalhado dos respectivos preços dos serviços e produtos que deseja comprar, e verificar se as promoções prometidas para a Black Friday são verdadeiras. É mesmo importante que se mantenha atento, para não estar a pagar mais desnecessariamente. Por outro lado, verifique em várias lojas, para escolher aquela que fizer o melhor preço. Para isso, utilize sites de comparação de preços, como o KuantoKusta, no qual conseguirá um resumo dos diferentes preços praticados nas várias lojas onde os produtos são comercializados.

3 - Analisar a melhor opção - comprar na Black Friday, ou na Cyber Monday

Em algumas situações, as promoções da Cyber Monday poderão compensar mais do que comprar durante a Black Friday. Lembre-se que, ao optar por comprar durante a Cyber Monday terá a possibilidade fazer as suas compras totalmente online, no conforto do seu sofá. Evite assim, outros gastos com combustíveis nas deslocações, ou estacionamentos nas superfícies comerciais. Faça as suas compras no sossego da sua casa e sem o ‘stress’ típico da corrida às lojas. Por outro lado, ao comprar online terá também a despesa do envio, apesar de muitas lojas o tornarem gratuito em compras a partir de um certo valor, que por sua vez o levarão a comprar mais. As lojas anunciam as promoções algum tempo antes, pelo que poderá, uns dias antes, fazer as contas cuidadosamente, e saber o que lhe ficará mais em conta. O importante é que faça um bom planeamento antes, e que pese bem estas questões, para tomar a decisão mais vantajosa para si.

Se tiver todos estes passos em mente, será muito mais fácil aproveitar a Black Friday e da Cyber Monday e manter a cabeça no lugar na hora de fazer as suas compras. Seja ponderado e tome decisões conscientes, para si, e para a sua carteira. Desejamos boas compras para todos, e até ao próximo artigo.

Soluções de Crédito

Crédito Consolidado

O Crédito Consolidado permite reduzir as suas mensalidades até 60%.

Crédito Pessoal

Obtenha o montante para realizar novos projectos. Análise sem custos.

Crédito Habitação

Tenha acesso ao crédito habitação com o spread mais baixo do mercado.

Categorias do Blog As Minhas Finanças

Simuladores

Guia prático do Crédito Consolidado

Download grátis do Guia do Crédito Consolidado.

Aprenda a Poupar

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestões de Poupança

Subscreva no blog
“As Minhas Finanças”

Receba no seu e-mail conteúdos para melhorar a sua performance financeira. Aprenda a poupar e a gerir melhor os seus investimentos.

Sugestões de Poupança

Subscreva no blog
“As Minhas Finanças”

Receba no seu e-mail conteúdos para melhorar a sua performance financeira. Aprenda a poupar e a gerir melhor os seus investimentos.

Receba os melhores conteúdos para aprender a poupar e investir com as dicas da e-loan Soluções Financeiras.

artigos relacionados

reset financeiro 2023
Inicie 2023 com as finanças em dia com a ajuda do guia de organização financeira que a e-loan preparou para...

Reset financeiro 2023: guia para manter as finanças em dia

poupanca dia mulheres
Dicas especiais sobre poupança feminina e para ajudar a manter as finanças equilibradas. Descubra boas ideias para economizar e poupar...

Dicas de poupança para celebrar o Dia da Mulher

guia financas 2022
Dicas para planear as finanças em 2022. Aproveite o Guia das Finanças 2022 e entre no ano novo com as...

Guia das Finanças 2022 – Como organizar a vida financeira em 2022?

dicas financas black friday sexta feira negra
Descubra uma forma sustentável de conseguir dinheiro extra para a Black Friday e veja dicas para aproveitar ao máximo sem...

Dicas para aproveitar a Black Friday sem impactar as finanças

Tags do artigo

0 Comments
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

O blog “As Minhas Finanças” rege-se de acordo com a antiga ortografia da língua portuguesa.

Scroll to Top

o que deseja buscar PROCURAR?

Search
Generic filters
Filtrar por Categoria
Selecionar todos
Cartões de Crédito
Crédito ao Consumo
Crédito Consolidado
Crédito Habitação
Crédito Pessoal
Créditos
Diversidades
Finanças
Incidentes Bancários
Institucional
Investimento
IRS
Poupança
Simuladores
Tecnologia
Trabalho

Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitaçãoirsincumprimento bancáriocartão de créditoguia

Skip to content