e-loan Soluções Financeiras

Partilhe este artigo nas redes sociais:

Saiba neste artigo o que é um seguro de proteção ao crédito

A contratação de um seguro de crédito é um passo que poderá gerar grande dúvidas. Neste artigo, exploramos os seguros de proteção ao crédito, analisando o que são, como funcionam e as vantagens que oferecem – tanto para os consumidores quanto para as instituições financeiras.

Compreenda a diferença que a contratação de um seguro poderá fazer num pedido de crédito

Entenda também como a e-loan Soluções Financeiras pode desempenhar um papel fundamental em ajudá-lo a escolher o seguro de crédito mais adequado às suas necessidades, e proporcionar segurança financeira em momentos desafiantes.

O que é um seguro de proteção ao crédito?

Um seguro de crédito oferece a garantia de que os pagamentos mensais deste serão efetuados, mesmo em situações difíceis, como uma doença ou acidente que cause perda de rendimentos que impeça o pagamento, desde que essas circunstâncias estejam cobertas pelo seguro.

A compra de um seguro de proteção proporciona uma segurança adicional ao cliente e, ao mesmo tempo, protege a instituição financeira contra o não pagamento por parte do devedor.

Portanto, um seguro de crédito é benéfico tanto para as instituições financeiras quanto para os consumidores, pois ninguém está imune a imprevistos financeiros.

Normalmente, esse tipo de seguro é mais comum ao contratar um empréstimo pessoal. No entanto, também costuma estar disponível para empréstimos destinados à educação, ou para crédito consolidado.

Quais são os tipos de proteção oferecidos num seguro de crédito?

As coberturas específicas variam entre seguradoras e o plano de seguro escolhido pelo cliente. Por esta razão, é fundamental ler atentamente os termos e condições antes de adquirir um seguro de crédito. De modo geral, estes costumam cobrir as seguintes situações:

  • Falecimento do segurado.
  • Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD): que se aplica quando o segurado sofre uma condição que o impede de trabalhar permanentemente.
  • Proteção para Incapacidade Temporária Absoluta (ITA): que cobre situações em que o segurado fica temporariamente incapaz de trabalhar devido a uma lesão ou doença.
  • Desemprego involuntário: geralmente disponível apenas para trabalhadores assalariados, e que entra em vigor quando o segurado perde o emprego de forma não voluntária.

Como funciona o seguro de proteção ao crédito?

Se uma das situações abrangidas pelo seguro ocorrer, o cliente deve, num primeiro passo, informar a seguradora sobre a situação. Essa notificação de incidente deve ser feita no prazo estipulado e seguindo os métodos estabelecidos no contrato. O próximo passo envolve a confirmação do incidente, apresentando toda a documentação relevante como prova, seja um acidente, desemprego involuntário ou doença/hospitalização.

Dependendo da situação, podem ser necessários documentos como:

  • Relatórios médicos.
  • Registos de internação.
  • Atestados de incapacidade temporária (licença médica).

No caso de desemprego, podem ser solicitados documentos como uma declaração da empresa sobre desemprego, uma cópia do comprovativo do pedido de benefícios de desemprego, uma cópia do contrato de trabalho ou uma declaração do Instituto do Emprego e Formação Profissional, confirmando o registo no IEFP. Após a entrega da documentação e a ativação do seguro, a responsabilidade de garantir o pagamento da prestação mensal recai sobre a seguradora.

seguro credito

Quais são as vantagens do seguro de crédito?

A principal vantagem reside na segurança – tanto para a instituição financeira, quanto para o cliente. Se por algum motivo um cliente, coberto pelo seguro, não puder pagar as prestações mensais do empréstimo, a seguradora assumirá esse pagamento no seu nome. Em suma, esse seguro de crédito oferece proteção para si e para a sua família em caso de situações imprevistas, dependendo das coberturas contratadas.

Além disso, a contratação desse seguro pode facilitar a aprovação do empréstimo, aumentando as probabilidades de o financiamento ser concedido.

Outra vantagem é a possibilidade de obter condições de crédito mais favoráveis, como taxas de juro mais baixas, pois, ao optar por este seguro, estará a dar uma segurança adicional à instituição que emprestar o dinheiro.

Quais fatores a considerar ao escolher um seguro de crédito?

É fundamental prestar atenção a todos os detalhes ao escolher um seguro de crédito, para garantir que optará pela proposta mais adequada à sua situação, em vez de simplesmente escolher a opção mais barata. Leia minuciosamente todas as informações, inclusive as letras miúdas, e analise todas as cláusulas nas condições pré-contratuais. Considere:

  • Períodos de carência: o intervalo de tempo após a contratação do seguro durante o qual certas coberturas não estão ainda disponíveis ou não podem ser acionadas.
  • Duração mínima ou máxima do evento: como incapacidade para o trabalho, internamento ou doença exigida para acionar o seguro.
  • Prazo máximo para receber a cobertura.
  • Valor máximo estipulado: por cobertura.
  • Modalidade de pagamento: uma vez que alguns seguros de crédito podem exigir pagamento integral no momento da contratação.
  • Exclusões da apólice: ou seja, o que não está coberto pelo seguro. É importante verificar se as coberturas se aplicam à sua situação profissional, e se não existem exclusões relacionadas à incapacidade para o trabalho.
  • Condições para rescindir o contrato.

Ao considerar cuidadosamente todos esses critérios ao contratar um seguro de crédito, estará em melhor posição para escolher o seguro que, ficando mais em conta, atenda às suas necessidades, e ofereça a proteção necessária para sua situação financeira e pessoal.

Onde pedir ajuda para escolher o melhor seguro para o meu crédito?

A e-loan Soluções Financeiras é a instituição financeira ideal para ajudá-lo a encontrar o seguro de crédito perfeito para o seu empréstimo.

Ao escolher um seguro de crédito, é fundamental analisar cuidadosamente todos os detalhes, incluindo os períodos de carência, as coberturas específicas e as condições contratuais, garantindo assim que a sua escolha seja a mais adequada às suas necessidades individuais, proporcionando tranquilidade ao longo do contrato. A e-loan Soluções Financeiras está aqui para ajudá-lo a fazer essa escolha com confiança e segurança.

e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada em Portugal, especializada em crédito consolidadoJunte os seus créditos num só pagamento com taxas competitivas e flexíveis.

Partilhe este artigo nas redes sociais:

artigos relacionados

LER ARTIGO
mapa responsabilidades credito banco portugal
Passo a passo para obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (CRC).

CRC Banco de Portugal: como obter?

LER ARTIGO
diferencas fiador segundo titular
Conheça as principais diferenças entre ser fiador ou segundo titular num pedido de crédito.

Diferenças entre fiador e segundo titular

LER ARTIGO
taxas cartoes credito aumentam
Banco de Portugal anunciou que em 2024, taxas máximas dos cartões de crédito poderão atingir os 19%. Veja no exemplo...

Taxas de cartão de crédito podem atingir os 19% em 2024

LER ARTIGO
credito pessoal ou cartao credito
Conheça neste artigo o significado de crédito pessoal e cartão de crédito e entenda qual destas soluções de crédito poderá...

Crédito pessoal ou cartão de crédito – qual a melhor opção?

Tags do artigo

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Scroll to Top
o que deseja PROCURAR?
Filtrar por Categoria
Selecionar todos
Cartões de Crédito
Crédito ao Consumo
Crédito Consolidado
Crédito Habitação
Crédito Pessoal
Créditos
Diversidades
Finanças
Incidentes Bancários
Institucional
Investimento
IRS
Poupança
Simuladores
Tecnologia
Trabalho

Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitaçãoirsincumprimento bancáriocartão de créditoguia