- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 24/01/2019
- Atualizado em:14/11/2023
A iniciativa deverá ser sua para que isso aconteça
Se você trabalha há muito tempo na sua empresa e espera ser reconhecido pelas horas de trabalho que despende e pelas tarefas que executa, esqueça.
Se está a pensar pedir um aumento de salário porque acha que merece, deve saber qual o momento propício e ter consigo vários argumentos estudados para justificar o porquê da sua iniciativa. O que é claro para sí, pode não ser tanto para a sua entidade patronal. Ou seja o que para si é mérito, para o patrão pode ser obrigação.
Veja dicas de como você deve pedir um aumento salarial
O melhor momento para negociar o seu salário, é quando a empresa prepara o seu plano anual, mesmo que cada empresa tenha datas determinadas para autorizar um aumento de salário para os seus empregados.
Ao pedir um aumento, devem ser tomados em conta vários aspectos: se a empresa tem condições de oferecer um salário maior ou se a sua proposta condiz com o seu desempenho, por exemplo. Mas não desmoralize. Vamos dizer-lhe como deve fazer uma auto –análise da sua pessoa em 4 passos e conseguir o tão desejado aumento de salário.
4 passos para ajudar a conseguir um aumento de salário
1 – Porque o patrão deve investir mais em si?
Ponha-se do lado do seu chefe e responda honestamente a esta pergunta: você faz mais para além da sua função? Ou é do tipo que entra às 9h e sai às 18h invariavelmente, porque já “passou da hora”? Empregados há muitos, trabalhadores há poucos. Ninguém diz que tem de ficar para apagar as luzes, só para engraxar o chefe, mas uma pessoa que faça mais do que aquilo que pode, com boa cara e empenho está na rampa ascendente aquando da conversa sobre aumentos. Fazer o que pedem no prazo é a sua obrigação, não um bónus. Para conseguir um aumento vai precisar de pontos extras, tais como os resultados que chegaram por meio das suas ações e ideias.
2 – Perceba se a empresa está bem de recursos
Poderia parecer despropositado ou até mesmo falta de comprometimento, ir pedir um aumento ao chefe quando a empresa está com falta de maneio. Analise a situação da empresa antes de ter uma conversa com o seu chefe ou acaba por sair prejudicado e conotado como desatento face ao local onde trabalha.
3 – Responda com atitudes
Evite a conversa que não é reconhecido e que tem ofertas melhores caso não consiga o que quer. A sua atitude, diz tudo sobre si, mais até do que as suas capacidades técnicas. Mostre pelas suas ações que merece o aumento que pede. Leve o trabalho a sério, procure fazer sempre melhor, seja parceiro dos colegas. Mostre ser digno daquilo que pede, pois assim, merecerá o seu aumento.
4 – Seja direto
Não seja teórico e não baseie o seu pedido apenas com base em projeções ou pensamentos subjectivos. Você deverá saber objectivamente o porquê do seu pedido. Mais, caso a empresa tenha várias hierarquias, não salte o seu chefe directo, é com este que deverá falar primeiro das suas ambições, até porque, se for uma pessoa de confiança ele tem todo o interesse em apoiá-lo, pois quererá mantê-lo perto de si.
Se você é uma pessoa imprescindível na empresa, não tem nada a temer e seguindo estes passos poderá alcançar aquilo que deseja, se ainda assim a empresa não o reconhecer, deverá ponderar se está a ser desvalorizado.
Boa sorte!
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.