- Publicado em: 22/01/2024
- Atualizado em: 22/01/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Estratégias para finanças harmoniosas num relacionamento
Abordar a questão financeira numa relação é fundamental, especialmente a partir do momento em que se vive em conjunto. É, na verdade, um dos gestos mais atenciosos que um casal pode ter, uma vez que seria indiscutivelmente mais simples evitar um tema tão sensível e desafiador. A comunicação é essencial para uma compreensão mútua, e assegurar que ambos estão alinhados nesse assunto é um passo significativo para evitar problemas desagradáveis a longo prazo.
A gestão das finanças, que é sempre uma tarefa complicada, torna-se ainda mais desafiadora quando realizada por duas pessoas, devido à necessidade de conciliar diferentes vontades na mesma equação.
Dicas para gerir o dinheiro a dois
Neste guia, apresentamos algumas sugestões com a esperança de que sejam úteis para alcançar os objetivos financeiros com o seu parceiro.
7 sugestões para gerir as finanças em casal
1 - Manter um diálogo aberto e transparente
O alicerce essencial para o êxito de qualquer relacionamento é a comunicação. As partes envolvidas devem abordar este assunto de maneira sincera e sem julgamentos, as suas preocupações, metas financeiras e planos um com o outro.
Se tem problemas em gerir as suas finanças, ou tem algum incumprimento registado no Banco de Portugal, exponha também esta questão, para que juntos, possam encontrar uma solução que seja boa para ambos. O pior que pode fazer é manter segredos do seu companheiro, especialmente de um assunto tão sensível como este.
2 - Estabelecer objetivos em casal
Defina objetivos financeiros específicos para diferentes horizontes temporais, a curto, médio e longo prazo. Essas metas podem envolver poupanças para fazer uma viagem, ter filhos, adquirir um novo veículo ou uma casa, fazer obras ou até planear a reforma. Trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum fortalecerá ainda mais o vínculo entre os dois.
3 - Criar um planeamento financeiro
Desenvolvam um planeamento financeiro abrangente que contemple todas as despesas fixas e variáveis. Periodicamente, revejam e ajustem esse planeamento, pois tanto os custos quanto os rendimentos podem estar sujeitos a mudanças constantes.
Entenda a diferença entre despesas fixas e despesas variáveis:
- Despesas fixas: referem-se a gastos regulares e consistentes, como o pagamento de empréstimos. Esses custos são estáveis ao longo do tempo e geralmente ocorrem mensalmente.
- Despesas variáveis: são mais flexíveis e podem variar de mês para mês. Incluem itens como alimentação, entretenimento, e outros gastos não regulares. Essas despesas estão sujeitas as flutuações e, por isso, é fundamental rever e ajustar o orçamento regularmente para acomodar as mudanças nos custos e receitas, e especialmente para acomodar alguma despesa imprevista.
Esse planeamento pode ser facilitado com a folha de Planeamento Financeiro da e-loan, uma ferramenta que ajuda na organização e acompanhamento das finanças pessoais, proporcionando uma visão organizada e detalhada, e facilitando o controlo de todos os gastos.
4 - Esclarecer se terão contas juntas ou separadas
Muitos casais optam por manter contas bancárias individuais, enquanto outros acham que uma conta conjunta é mais eficaz. Uma terceira alternativa é a combinação de ambas, utilizando contas separadas para despesas pessoais e uma conta conjunta para os custos compartilhados. Não há uma escolha certa ou errada, e tudo dependerá da vossa situação e necessidades específicas, mas é fundamental fazer essa decisão.
5 - Preparar um fundo de emergência
Caso ainda não tenham feito, um dos objetivos importantes é estabelecer um fundo de emergência. Manter uma quantia reservada para imprevistos, como despesas médicas, reparos no carro ou situações inesperadas de desemprego, é fundamental. Alguns especialistas recomendam que essa reserva seja capaz de cobrir de três a seis meses de despesas regulares.
6 - Aprender a gerir dívidas mensais
Caso haja dívidas, do casal ou individuais, a estratégia mais eficaz é trabalhar em equipa para as liquidar da maneira mais eficiente possível. Nesse contexto, a consolidação de créditos é uma das opções mais vantajosas, não só por simplificar o processo, agrupando várias dívidas numa única, mas também por possibilitar a redução da prestação e, por conseguinte, da taxa de esforço do casal. Simule e avalie as possíveis vantagens.
7 - Comemorar os êxitos
Sempre que atingirem objetivos financeiros estabelecidos, celebrem essa conquista. Ao comemorar, incentiva a continuidade dos planos, e fortalece o espírito de união mais uma vez.
Lembrem-se que comunicar e discutir sobre dinheiro pode ser um assunto delicado – mas evitá-lo é receita para o desastre. Trate o tema com sinceridade e respeito pelo seu parceiro, pois é com base na honestidade e trabalho em equipa que o seu relacionamento floresce e se torna duradouro.
A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal especializada em crédito consolidado. Junte os seus créditos num só pagamento mensal, com taxas competitivas e flexíveis.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.