- Publicado em: 10/01/2024
- Atualizado em: 12/01/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Tenha um plano sólido para enfrentar os desafios financeiros em 2024
Enfrentar o aumento dos custos, como a renda de casa, prestações de créditos, e as despesas alimentares é um desafio que exige uma abordagem proativa. Ao elaborar um plano financeiro não só atenua a ansiedade imediata, mas projeta-nos efetivamente para um futuro mais seguro e estável ao longo deste ano e dos próximos.
Dicas para manter as suas finanças organizadas ao longo do ano
Conheça as nossas dicas de reorganização financeira para o ajudar lidar eficazmente com os desafios económicos atuais.
O que é a ansiedade financeira?
A ansiedade financeira manifesta-se através dos sentimentos de preocupação, medo ou desconforto relativamente às finanças pessoais.
Este estado emocional pode afetar qualquer pessoa, independentemente do sector profissional ou do valor de rendimento, e caracteriza-se pela inquietação constante relacionada com questões financeiras, o que gera um impacto negativo no bem-estar emocional e psicológico.
A ansiedade financeira pode surgir devido a diversas razões, como endividamento, instabilidade no emprego ou incerteza relativamente ao futuro financeiro, e exige abordagens específicas para gestão e mitigação. Nesse sentido, elaborámos um pequeno guia com 6 dicas práticas para ajudar na redução da ansiedade financeira em 2024, com estratégias concretas para promover não só um maior equilíbrio emocional, mas também um maior controlo sobre a saúde financeira.
6 dicas para reduzir ansiedade financeira em 2024
Se preferir, utilize o sumário para seguir diretamente para alguma das sugestões apresentadas.
1 - Prepare um orçamento claro e realista
Preparar um orçamento claro e realista é fundamental para gerir as suas finanças.
Comece por apontar todas as suas despesas mensais: a renda da casa ou prestação do crédito habitação, tudo o que gasta em alimentação, transportes, combustível, entre outros – todo o dinheiro que sair da sua conta bancária. De seguida, aponte o valor de todo o dinheiro que recebe, do seu ordenado líquido e outros rendimentos extra que possa ter.
Ao ter esses registos numa tabela, conseguirá facilmente definir categorias de despesas – por exemplo, despesas em transportes públicos, revisão do carro, e combustível podem constituir a categoria de “Transporte“; despesas em material escolar, explicações e atividades extra-curriculares farão parte da categoria “Escola” – de acordo com a sua situação, deverá ponderar como dividir estas categorias, e fazê-lo como lhe for mais conveniente.
Após ter categorias de despesas definidas, no início de cada mês, faça um orçamento específico para cada uma delas. Ao longo do mês, registe todas as despesas, tendo sempre em atenção o orçamento que definiu – deste modo, torna-se mais fácil controlar os impulsos de compras, e terá uma noção muito mais clara de quanto ainda tem disponível para gastar.
Com a folha de planeamento financeiro da e-loan, tem já uma tabela estruturada, onde pode definir um orçamento, registar as suas entradas de dinheiro e despesas, e ter uma visão abrangente de para onde o seu dinheiro vai. Deste modo, torna-se muito mais fácil fazer ajustes para alcançar as suas metas financeiras. Faça o download gratuito da nossa Folha de Planeamento no botão abaixo.
2 - Reavalie todas as suas despesas
Reavaliar todas as suas despesas, é fundamental para manter um orçamento equilibrado. Analise cuidadosamente todos os seus gastos mensais, e identifique áreas onde pode reduzir custos.
Olhe primeiro para as despesas não essenciais, como serviços de streaming, ginásio ou outras subscrições que não contribuam diretamente para suas necessidades básicas – é possível que existam alternativas mais em conta. Se come em restaurantes durante a semana, quando trabalha, equacione levar comida de casa. Ao poupar numas despesas e eliminar outras, fará a diferença em quanto dinheiro lhe resta no fim do mês. Esta prática de reavaliação regular ajuda muito a manter um estilo de vida financeiramente sustentável.
3 - Tenha um fundo de emergência
Um fundo de emergência atua como uma rede de segurança em situações inesperadas, como despesas médicas, reparos em casa ou perda de emprego. É importante ir reservando regularmente algum dinheiro para este tipo de imprevistos.
Recomendamos economizar pelo menos três a seis meses de despesas básicas neste fundo. Para começar, determine um valor acessível para poupar mensalmente, e deposite-o numa conta de poupança. O objetivo é criar uma reserva que ofereça segurança e flexibilidade em tempos de necessidade. Ter este fundo irá trazer-lhe mais tranquilidade, pois saberá que está preparado para enfrentar imprevistos sem comprometer as suas finanças de maneira significativa.
4 - Aposte em educação financeira
Investir em educação financeira é fundamental para tomar decisões informadas e para fazer uma gestão mais eficaz das finanças pessoais.
Procure entender conceitos como orçamento, investimentos e planeamento financeiro para o futuro.
O blog “As Minhas Finanças” da e-loan é uma excelente fonte de literacia financeira. Com dicas práticas de poupança, notícias, e artigos informativos, ajudamos a desenvolver uma compreensão sólida das melhores práticas financeiras, capacitando-o a alcançar os seus objetivos de maneira mais eficiente. Se quiser, subscreva ainda a nossa newsletter para aceder a todos os conteúdos atualizados mensalmente.
5 - Procure orientação financeira
Consultar profissionais especializados pode oferecer insights valiosos sobre gestão de dívidas, investimentos e estratégias para melhorar a sua saúde financeira, tendo em conta a sua situação específica. Se estiver a considerar pedir um crédito, a e-loan é uma excelente instituição financeira para auxiliar nesse processo. Com parcerias com diversas financeiras, já ajudámos milhares de famílias a reorganizarem as suas finanças, oferecendo soluções personalizadas para atender às suas necessidades específicas.
6 - Conheça o crédito consolidado
Além das cinco dicas anteriormente apresentadas, saiba também que, se está a pagar vários créditos, o crédito consolidado é uma ferramenta valiosa para otimizar a gestão financeira.
Consolidar os seus créditos permite não só simplificar a gestão financeira, ao juntar todas as suas dívidas numa única prestação mensal, mas também lhe proporciona mais poupança mensal.
Ao optar pelo crédito consolidado, beneficia de taxas de juro mais atrativas e prazos de pagamento ajustados à sua situação financeira, o que alivia a pressão financeira imediata, criando espaço para uma poupança mais efetiva, uma vez que se torna mais fácil planear e controlar as suas finanças.
A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal especializada em crédito consolidado. Junte os seus créditos num só pagamento mensal, com taxas competitivas e flexíveis.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.