e-loan Soluções Financeiras

Partilhe este artigo nas redes sociais:

Como aumentar as hipóteses de aprovação de um empréstimo?

Muitas famílias recorrem a empréstimos quando precisam de dinheiro extra para adquirir uma casa, um carro, investir num negócio ou realizar projetos pessoais, como, por exemplo tirar um curso académico, ou iniciar um negócio.

Conheça as principais vantagens de adicionar um segundo titular a um pedido de crédito

Se está a ponderar pedir um empréstimo, é crucial considerar alguns fatores importantes, como a taxa de esforço, fundamental para o seu pedido ser aprovado. Neste artigo, explicamos por que pode ser importante ter dois titulares ao solicitar um empréstimo.

O que significa pedir um crédito com dois titulares?

Adicionar um segundo titular a um pedido de crédito significa que, na prática, o empréstimo será concedido a duas pessoas.

Uma segundo titular é diferente de ter um fiador, que só assume a responsabilidade se as prestações não forem pagas.

Com dois titulares, ambos são responsáveis e obrigados a pagar o montante emprestado pelo banco. Adicionar um segundo titular pode ser um fator determinante para a aprovação do seu pedido de crédito.

Quais são as principais vantagens de adicionar um segundo titular ao pedido de crédito?

Uma das maiores vantagens é que terá uma mensalidade de crédito combinada, o que permite solicitar um valor maior de empréstimo.

Como a mensalidade é “distribuída” por duas pessoas, a taxa de esforço é menor, o que aumenta as suas hipóteses de aprovação do empréstimo.

Na visão do banco ou instituição financeira, ter dois titulares torna mais segura a probabilidade desta recuperar o dinheiro emprestado, o que facilita a aprovação do pedido. Especialmente em situações mais complicadas, que tenham uma taxa de esforço mais alta, incluir um segundo titular pode mesmo ser a única maneira de ver o crédito aprovado.

No caso de crédito para compra de casa com dois titulares, é comum encontrar taxas de juro mais baixas, o que resulta numa poupança mais significativa ao longo do prazo do empréstimo.

Quando é necessário ter um segundo titular num pedido de crédito?

Alguns credores exigem dois titulares em empréstimos pessoais e consolidados para clientes casados ou em união de facto. No entanto, essa exigência pode variar conforme o banco e o tipo de financiamento.

Quem pode ser um segundo titular num pedido de crédito?

Normalmente, o segundo titular deve ser um parente direto, como pais, irmãos, filhos ou cônjuge. Portanto, não é aconselhável solicitar crédito com amigos ou conhecidos, uma vez que a probabilidade de aprovação é consideravelmente menor.

Quais são os requisitos que um segundo titular de um empréstimo deverá cumprir?

Os requisitos são os mesmos que se aplicam ao primeiro titular, com algumas variações conforme o banco. Em geral, o segundo titular deve ter um histórico financeiro limpo junto do Banco de Portugal, não deve ter um número excessivo de empréstimos a decorrer, deve ter um contrato de trabalho efetivo e residir permanentemente em Portugal.

O pedido de crédito foi recusado. Ainda posso adicionar um segundo titular?

Se a recusa foi devido a incidentes na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, ou seja, se tem algum registo de incumprimento no pagamento das suas mensalidades de crédito, adicionar um segundo titular não será vantajoso ou útil – isto porque, nestes casos, o crédito será sempre recusado. O mais aconselhável é resolver a situação de incumprimento o mais depressa possível, e aí, estando a situação regular, efetuar de novo o pedido de crédito, adicionando o segundo titular.

No entanto, se a recusa se deu devido a:

  • Uma taxa de esforço elevada ou seja, devido a muitos créditos ou a um rendimento baixo;
  • Ser trabalhador independente com recibos verdes;

É aconselhável fazer um novo pedido com um segundo titular. Para determinar a melhor opção, conte com a ajuda da e-loan, simule gratuitamente, e obtenha a melhor proposta de crédito para si.

e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada em Portugal, especializada em e-loan Soluções FinanceirasJunte os seus créditos num só pagamento com taxas competitivas e flexíveis.

Partilhe este artigo nas redes sociais:

artigos relacionados

LER ARTIGO
mapa responsabilidades credito banco portugal
Passo a passo para obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (CRC).

CRC Banco de Portugal: como obter?

LER ARTIGO
diferencas fiador segundo titular
Conheça as principais diferenças entre ser fiador ou segundo titular num pedido de crédito.

Diferenças entre fiador e segundo titular

LER ARTIGO
taxas cartoes credito aumentam
Banco de Portugal anunciou que em 2024, taxas máximas dos cartões de crédito poderão atingir os 19%. Veja no exemplo...

Taxas de cartão de crédito podem atingir os 19% em 2024

LER ARTIGO
credito pessoal ou cartao credito
Conheça neste artigo o significado de crédito pessoal e cartão de crédito e entenda qual destas soluções de crédito poderá...

Crédito pessoal ou cartão de crédito – qual a melhor opção?

Tags do artigo

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Scroll to Top
o que deseja PROCURAR?