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Plano de ação para enfrentar o fim das moratórias de crédito habitação

20/02/2024

Primeiro prazo do fim das moratórias de crédito habitação

O primeiro prazo do fim das moratórias de crédito habitação termina já a 30 de Setembro de 2021. Evitar ao máximo entrar em incumprimento bancário é prioridade. Para o ajudar, a e-loan decidiu preparar este guia completo com dicas de como o poderá fazer sobreviver ao fim das moratórias dos créditos.

Plano para reagir ao fim das moratórias de crédito habitação

Para começar, fique a saber o que são moratórias de crédito habitação.

O que são as moratórias de crédito habitação?

As moratórias de crédito habitação são uma solução que foi adoptada pelo governo e instituições privadas para permitir a suspensão dos pagamentos das dívidas de crédito habitação das famílias cujos rendimentos tenham sido afectados pela COVID -19.

A medida foi implementada em 2020 e funcionou como uma lufada de ar fresco para milhares de portugueses que temiam perder as suas casas. No entanto, este apoio não é eterno e o fim das moratórias está próximo. Por isso, é preciso evitar o incumprimento bancário e encontrar as melhores soluções para enfrentar o fim das moratórias.

Conheça o plano para fazer frente ao término das moratórias.

Plano para sobreviver a um cenário de incumprimento bancário no fim das moratórias dos créditos

Deixar de pagar a dívida do crédito habitação no fim das moratórias poderá levar à perda da casa. Para evitar o incumprimento bancário é importante que adopte um plano com alguma antecedência. Veja as dicas a seguir.

Passo a passo para sobreviver ao fim das moratórias de crédito habitação

Para evitar um possível incumprimento bancário no fim das moratórias de crédito habitação e seguir ileso, há algumas etapas que poderá considerar superar.

1 - Realizar um diagnóstico das despesas do orçamento familiar

Esta é uma das primeiras acções que deverá seguir, antes de partir para qualquer decisão para evitar problemas no fim das moratórias de crédito habitação. Neste ponto, é importante que faça uma análise rigorosa de todas as despesas do orçamento familiar.

Procure analisar:

  • Despesas fixas: analise as contas com valor mensal constante. Por exemplo, a subscrição de canais streaming como a Netflix e outras.
  • Despesas variáveis: analise as contas que variam mensalmente. Por exemplo, as contas da água, luz ou gasolina.
  • Salário líquido: analise quais descontos ocorrem para a Segurança Social e para o IRS.

Após realizar este levantamento destas variáveis, conseguirá obter uma visão mais concreta da situação financeira do agregado familiar.

Ao final, deverá ser capaz de identificar:

  • Despesas necessárias: são aquelas despesas fundamentais para o orçamento familiar, que não podem deixar de ser pagas.
  • Despesas desnecessárias: são aquelas despesas que podem ser retiradas do orçamento do agregado familiar. Por exemplo, se está a pagar por uma conta do Spotify que já não usa, deverá considerar fazer o cancelamento da subscrição, aumentando assim, os níveis de poupança.

Após realizar a análise proposta e identificar as despesas, ficará apto para tomar uma das duas decisões indicadas a seguir:

  • Retomar o pagamento do crédito habitação: neste caso, após fazer a análise e reduzir as despesas, é possível que perceba que há uma possibilidade real de seguir em frente com os pagamentos do crédito habitação.
  • Encontrar soluções para dar uma nova vida às finanças: neste caso, após fazer a análise das finanças e tentar ao máximo reduzir as dívidas, poderá perceber é preciso dar um novo rumo às finanças do agregado familiar. Assim, se estiver prestes a entrar em incumprimento bancário, é hora de agir. Veja a seguir, algumas das soluções para acabar com as dívidas e evitar o incumprimento bancário no fim das moratórias.

Com o diagnóstico da situação financeira feito, é hora de avaliar as possibilidades para passar pelo fim das moratórias. Elas passam por algumas alternativas que serão discutidas a seguir.

Veja algumas das soluções para fazer face aos desafios do fim das moratórias:

Cada uma das alternativas possui considerações que vamos explicar, a seguir.

2 - Renegociar com o Banco

A renegociação com o banco deve ser considerada caso verifique que não terá mesmo condições para retomar os pagamentos do crédito habitação no fim das moratórias.

Ao renegociar a dívida das moratórias com o banco, tenha a consciência que ambas as partes estão interessadas em encontrar uma solução para o fim das moratórias. Ou seja, é interessante tanto para o banco, quanto para o devedor que o contracto de crédito chegue até ao fim do empréstimo com tudo a correr bem.

Portanto, numa eventual renegociação do empréstimo das moratórias, poderão ser apresentadas várias soluções para que o contrato chegue ao fim. Uma das soluções possíveis é PARI ou Plano de Acção Contra o Incumprimento.

O PARI corresponde a um plano de suspensão parcial dos pagamentos dos créditos. No PARI, o devedor fica a pagar apenas as taxas de juro. Entretanto, ao final do plano, será preciso pagar todas as prestações atrasadas, da mesma forma que antes.

O PARI pode implicar ter que assumir novos compromissos com o banco. Por exemplo, é comum que sejam feitos pedidos de subscrição a serviços como seguros e outros produtos financeiros. Na prática, é como “deixar para resolver o problema mais tarde” e aumentar, ainda mais, o valor da dívida.

Gostaria de evitar o PARI? Porque não simula um crédito consolidado agora e comece de uma vez, a reorganizar as finanças?

Se não está convencido de ter encontrado a melhor alternativa para enfrentar o fim das moratórias,  saiba que há outras soluções para além do PARI.

Veja a seguir, uma das soluções de crédito que tem sido mais utilizadas pelos portuguesas para reorganizar as finanças de forma definitiva.

3 - Solução definitiva para acabar com as dívidas

Se está em busca de uma solução para acabar de vez com as dívidas, saiba que há produtos de créditos lhe permitirão:

  • Sobreviver ao período pós-moratórias de crédito habitação.
  • Aumentar os níveis de poupança do agregado familiar.
  • Juntar várias dívidas numa mensalidade.
  • Reestruturar imediatamente as finanças do orçamento familiar.

O crédito consolidado com hipoteca combina todas as essas vantagens. Veja na prática, como uma consolidação de crédito pode ajudar a acabar com as dívidas.

Exemplo do recurso ao crédito consolidado com hipoteca no fim das moratórias de crédito habitação

Apresentamos a seguir, um exemplo de consolidação de créditos. Nele, poderá ver o “antes” e o “depois” da reorganização financeira.

plano fim moratorias
Exemplo de Consolidação de Créditos • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

Antes de consolidar os créditos

A Maria e o João recebiam um salário líquido mensal de 2000€ e ao todo estavam a pagar 3 créditos em 3 bancos diferentes.

Somatório dos créditos pagos pela Maria e o João:

1 crédito habitação (750€) + 1 crédito automóvel (350€) + 1 crédito de cartão de crédito (250€) = 1350€

O casal da região do Porto tinha um restaurante e com a facturação, era tranquilo manter o pagamento dos créditos em dia, sem comprometer a renda da família. No entanto, com a chegada da COVID19 e das medidas restritivas que fecharam todo o comércio, o casal viu-se praticamente sem fontes de rendimento.

O casal Maria e João começou a ficar desesperado com o rumo das finanças do orçamento familiar. Com o andamento da crise, acabaram por fazer um pedido de moratória do crédito habitação.

Com o fim das moratórias e sem as economias totalmente recuperadas, o casal começou a procurar soluções para enfrentar os desafios trazidos pela crise do Sars Cov 2. Em pesquisas na internet, acabaram por descobrir o crédito consolidado com hipoteca da e-loan Soluções Financeiras.

Rapidamente, conheceram o site da empresa e perceberam se tratar de uma instituição séria e com mais de 14 anos de mercado em Portugal. Antes de seguir frente, fizeram contacto com um amigo que já havia consolidado créditos e a surpresa veio: “João, eu fiz um crédito consolidado com a e-loan e correu  tudo muito bem!“. Para o João tinha sido uma óptima coincidência, que o acabou por ajudar a seguir em frente com o seu pedido de junção de créditos.

A coincidência do amigo do João é, na verdade, um facto: a e-loan já ajudou milhares de portugueses a reorganizar as finanças. Portanto, não é difícil encontrar alguém que teve uma óptima experiência com a e-loan.

E o que aconteceu com os créditos do João após confirmar com o seu amigo que valia a pena consolidar os créditos com a e-loan?

Depois de consolidar os créditos

Voltando ao exemplo, veja como ficaram as finanças depois da consolidação de créditos.

1 prestação mensal = 540€ (Pagamento numa só data e num só banco)

Em resumo:

1350€ (antes) – 540€ (depois) = 810€ (economia mensal)

O casal passou a economizar 810€ por mês! Veja como fica economia em 1 ano:

810€ x 12 = 9720€ (economia anual)

Ou seja, o casal João e Maria conseguiu uma poupança anual de 9720€! Com essa economia, puderam planear melhor a vida financeira, reorganizar as finanças e ainda guardar algum dinheiro para desafios futuros.

Quer se juntar ao João e conhecer um pouco mais sobre como o crédito consolidado o ajudou a vencer o fim das moratórias?

Veja a seguir, como funciona o crédito consolidado na prática.

Crédito Consolidado com Hipoteca

A consolidação de créditos com hipoteca é uma solução de créditos que lhe permite juntar o crédito habitação com outras mensalidades.

Ao aderir ao crédito consolidado com hipoteca, ficará automaticamente com a casa paga. Depois, só terá que efectuar os pagamentos do crédito consolidado à instituição financeira onde tiver solicitado o empréstimo.

A grande vantagem do crédito consolidado com hipoteca para o João e a Maria, foi passar a pagar:

  • Uma só mensalidade.
  • Numa só data.
  • Num só banco.

Além disso, João e a Maria conseguiram:

  • Aumentar os níveis de poupança do orçamento familiar: a poupança é resultante da redução do valor das prestações mensais.
  • Empréstimo de dinheiro extra: num crédito consolidado, é possível pedir liquidez extra para fazer avançar novos projectos.

O crédito consolidado com hipoteca tem sido usado por diversos clientes da e-loan para dar fim aos problemas financeiros.

Onde fazer um Crédito Consolidado com Hipoteca?

A e-loan Soluções Financeiras é uma empresa que está no mercado de créditos há mais de 15 anos. Com o título de PME Líder desde 2018 no mercado de créditos. Já conseguiu ajudar milhares de famílias portuguesas a organizarem as finanças, além de ser uma empresa especializada em crédito consolidado.

consolidacao credito consolidado
Simulador de Crédito Consolidado • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

Por que escolher a e-loan Soluções Financeiras?

A e-loan destaca-se assim no mercado de crédito pelo serviço:

  • Rápido: faça uma simulação de crédito consolidado e receba a resposta ao seu pedido em menos de 24h.
  • Especializado: somos uma equipa de especialistas em crédito consolidado.
  • Online: para efectuar o seu pedido de crédito já não precisa de sair de casa. Todo o processo de consolidação de créditos é on-line.
  • Sem compromissos: pode efectuar uma simulação de créditos com garantias de que não irá precisar de seguir em frente. Pode testar, experimentar e se gostar, fechar o contracto. É simples!
  • Gratuito: a e-loan não cobra taxas em nenhum momento do processo de consolidação de créditos. Não aceite pagar taxas para consolidar os seus créditos. O processo deve ser sem custos, sempre.
  • Com acompanhamento: depois de realizar uma simulação no nosso site, um gestor será atribuído ao seu processo e terá toda a ajuda necessária para reorganizar as finanças.

Está prestes a ser abrangido pelo período do fim das moratórias de crédito? Comece a organizar as finanças já e não espere pelo fim das moratórias de crédito habitação. Simule o seu Crédito Consolidado com Hipoteca agora.

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INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

 

ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

 

O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

(ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

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Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

 

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A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

 

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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