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- A importância de consolidar créditos antes da subida da renda
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 08/09/2022
- Atualizado em:05/04/2024
Crédito consolidado, a subida da renda da casa e a taxa de esforço
A inflação e a subida constante das taxas de juro (EURIBOR) são temas cada vez mais falados em Portugal. Com a subida desmedida dos preços, torna-se progressivamente mais complicado para as famílias adquirirem todos os bens e serviços que necessitam. Outra consequência é a dificuldade acrescida em efetuar os pagamentos das mensalidades de crédito habitação ou das rendas de casa, que irão aumentar com a subida constante das taxas de juro.
Apesar de o governo já ter reagido com um ajuste de algumas medidas no Orçamento de Estado 2022, as ajudas não são suficientes para prevenir problemas como a entrega de casas ao banco ou a senhorios, resultantes do aumento das mensalidades de crédito habitação ou das rendas das casas. Uma solução que poderá ajudar a reduzir o impacto da subida das mensalidades ou das rendas é o crédito consolidado.
Caso prático de crédito consolidado com a subida da renda da casa
Perceba, com a ajuda do exemplo da Catarina e do Nuno, a importância de aderir à consolidação créditos, antes da subida das mensalidades do crédito habitação ou da renda da casa – assegurando assim a aprovação de um crédito consolidado. Conheça ainda a e-loan – uma empresa onde poderá pedir o seu consolidado sem complicações.
Exemplo da Catarina e do Nuno que aderiram ao crédito consolidado- antes da subida da renda da casa (garantindo a aprovação)
A Catarina e o Nuno estavam a pagar uma renda de casa e 4 créditos em 3 bancos e datas diferentes:
Tipo de Crédito | Valor do Empréstimo Mensal |
---|---|
1 Crédito Habitação | 500Є |
1 Crédito Automóvel | 250Є |
1 Cartão de Crédito | 220Є |
1 Crédito Pessoal | 200Є |
Total de Mensalidades | 1170Є |
Ao todo, pela soma da renda da casa com os 3 créditos, o casal acumulava um total de mensalidades no valor de 1170€.
1 Renda da Casa (500€) + 1 Crédito Automóvel (250€) + 2 Cartões de Crédito (220€) + 1 Crédito Pessoal (200€) =1170€
Com um rendimento de 1950€/mês, o casal ficava com 780€ para pagar as restantes despesas mensais. Atento ao fenómeno da inflação e às notícias deste assunto, o Nuno descobriu numa das suas pesquisas na internet que o valor das rendas das casa ia subir, o que poderia vir a comprometer o modo de vida do casal.
De modo a antecipar o aumento da renda da casa e reduzir as suas consequências, a Catarina e o Nuno decidiram, por via de uma recomendação de um amigo, experimentar o crédito consolidado com a e-loan Soluções Financeiras. Entraram ao site e fizeram uma simulação gratuita online. Veja a seguir como ficariam os créditos se optassem por juntar todas as mensalidades numa só.
Consolidação dos Créditos da Catarina e do Nuno (antes da subida da renda da casa)
Veja como a consolidação de créditos ajudou a Catarina e o Nuno a manter um estilo de perfil financeiro saudável antes da subida da renda da casa.
Antes da Consolidação de Créditos:
1 Crédito Automóvel (250€) + 2 Cartões de Crédito (220€) + 1 Crédito Pessoal (200€) = 670€/mês
Depois da Consolidação de Créditos:
1 Crédito Consolidado = 268€/mês
Esta poupança mensal (670€-268€ = 402€) traduzir-se-ia num aumento da poupança anual no valor de 4824€.
402 x 12 (meses) = 4824€
Além da poupança, outra vantagem de fazer o pedido de crédito consolidado antes da subida da renda, estava na redução significativa da taxa de esforço, a qual:
Poderia pôr em causa a aprovação do crédito consolidado se fosse superior a 40%.
Taxa de Esforço antes da subida da renda da casa (após a consolidação)
[1 Renda de Casa (500€) + 1 Crédito Consolidado (268€)] / 1950€/mês = 39%
Taxa de Esforço depois da subida da renda da casa (após a consolidação)
[1 Renda de Casa (600€) + 1 Crédito Consolidado (268€)]/1950€/mês = 44%
Ao juntar créditos numa consolidação antes da subida da renda, a Catarina e o Nuno asseguram assim que o empréstimo de crédito consolidado era aprovado. No entanto, se tivessem esperado pela subida da renda da casa, esta aprovação poderia estar em causa (por a taxa de esforço estar acima dos 40%).
Se estiver a pagar várias mensalidades de crédito em bancos e datas diferentes, e também uma renda de uma casa, e gostava de reduzir tudo para apenas uma, experimente já pedir uma consolidação de créditos gratuita antes que:
A aprovação desta seja comprometida pela sua taxa de esforço.
Consiga assim a aprovação do seu pedido de crédito. Mantenha o seu perfil financeiro saudável tal como a Catarina e o Nuno.
Conheça melhor a e-loan Soluções Financeiras
Entre as várias empresas do mercado de créditos, o amigo da Catarina do Nuno recomendou-lhes a e-loan como a melhor intermediária de crédito. Se optar por consolidar os seus créditos com a e-loan, conheça algumas características que nos distinguem de outras financeiras.
Principais motivos para confiar na e-loan
Rapidez no processo de pedido de consolidação
A e-loan apresenta o serviço de intermediação de crédito mais rápido do mercado. Trabalhamos maioritariamente online. Contudo, para aqueles que preferirem ser atendidos pessoalmente, poderão visitar-nos nos nossos escritórios em Paço de Arcos, Lisboa. Com excepção de fins de semana e feriados, os nossos especialistas em crédito consolidado trabalham diariamente, encontrando as melhores soluções para si.
Confiança dos nossos clientes
Com mais de 18 anos no mercado, os nossos clientes são o principal motivo para mantermos o foco. Ficamos felizes pelas opiniões positivas que temos recolhido ao longo dos anos, e esperamos que, com o passar deles, possamos continuar a ajudar aqueles que mais precisam de uma orientação financeira.
Fácil e Descomplicado
Se optar por pedir o seu crédito com a e-loan, todo o processo se tornará mais simples e sem complicações, pois a nossa equipa de especialistas tratará de tudo. Para agilizar o seu pedido, procure submeter os documentos necessários para analisar o seu perfil, no ato da simulação.
Documentos a enviar num pedido de crédito e-loan:
- Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (BP).
- Cópia do Cartão de Cidadão.
- Cópia dos 3 últimos recibos de vencimento.
- Cópia da última declaração de IRS.
Após isso, só terá mesmo que aguardar a nossa resposta.
NOTA:
Uma vez carregado o seu pedido na e-loan, é recomendável que o evite fazer noutros sites, pois poderão ser encontrados detalhes que, após analisados, inviabilizem o processo.
Garanta assim uma maior segurança na hora de aprovação do seu pedido de crédito.
Melhoria do perfil financeiro
Se optar pelas soluções de crédito e-loan, tenha a certeza que os nossos especialistas irão encontrar as melhores soluções para o ajudar a melhorar a sua vida. Consiga assim um ambiente familiar mais tranquilo ao descomplicar as suas finanças.
Flexibilidade nas datas do Crédito
Com os serviços de intermediária e-loan, poderá escolher a data mais conveniente para o pagar o crédito que pedir. Este acordo resultará de um alinhamento entre si, a e-loan e o banco que lhe conceber o empréstimo.
Agora que já apresentámos as principais vantagens de pedir o seu crédito com a e-loan, e a importância de o fazer antes do aumento do valor da renda da casa ou das mensalidades de crédito habitação, do que está à espera para pedir já a sua consolidação? Faça já uma simulação gratuita com a e-loan. Não deixe que a taxa de esforço seja um impedimento para encontrar um novo rumo para a saúde das suas finanças. Faça já a sua simulação de crédito consolidado gratuita.
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FINALIDADES DO TRATAMENTO
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(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;
(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;
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(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;
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O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.
Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo, a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.
Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.
DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS
Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:
(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;
(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;
(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;
(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;
(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;
(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.
(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;
(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.
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Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]
SEGURANÇA DOS DADOS
A Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR
-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:
-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)
-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)
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