e-loan Soluções Financeiras

combater impacto inflacao

Descubra o impacto da inflação nos preços dos alimentos e serviços do cabaz de consumo

08/06/2022

Conheça neste artigo o significado de inflação

A inflação é um dos temas de maior destaque mundial. Reflectida na subida de preços de produtos e serviços, como a electricidade ou a gasolina, esta é uma consequência directa de fenómenos como a pandemia COVID-19 ou a guerra na Ucrânia.

Perceba ainda como calcular o impacto da subida repentina dos preços para a sua carteira

Entender o que é a inflação é perceber qual o impacto que isto poderá ter na carteira de cada português é fundamental. Ao longo deste artigo, apresentaremos este conceito que reflete a subida de preços. Conheça ainda algumas das principais questões no seu torno.

O que é a inflação?

A inflação é o crescimento exagerado do preço dos produtos e serviços comprados por cada família para garantir as necessidades diárias.

Exemplos de necessidades familiares:

  • Alimentação.
  • Vestuário.
  • Combustíveis.
  • Electricidade.
  • Entre outras.

A subida de preços e serviços tem sido notada sobretudo nos preços praticados em supermercados, onde o aumento dos produtos quase redobrou em relação a 2021. Se a subida dos preços não for acompanhada pela dos rendimentos médios, poderá levar a cenários de elevada preocupação, como nomeadamente o de incumprimento bancário.

Estar consciente das consequências da subida da inflação é importante, sobretudo para encontrar soluções que ajudem a manter o controlo financeiro, ou até procurar ajuda especializada. Ao longo deste artigo, iremos apresentar algumas das principais questões a ter atenção sobre este tema. Descubra ainda como calcular o impacto que o efeito da crise poderá ter na sua carteira.

Perguntas frequentes sobre a inflação

Descubra a seguir algumas das principais questões em torno da subida repentina dos preços. Se preferir, utilize a ajuda do sumário para seguir directamente para algumas das questões apresentadas.

Principais questões sobre a inflação

Sumário

    1 - Em que consiste a inflação?

    A inflação acontece sempre que:

    Exista uma subida geral dos preços de produtos e serviços e não de um artigo específico.

    Numa economia de mercado é normal, pela lei da oferta e da procura, que os preços se alterem, de acordo com a procura existente.

    Por exemplo:

    • Se existir uma maior procura de um certo produto, é expectável que o seu preço desça. Pelo contrário, se a procura não for tão grande, a probabilidade é que o preço do produto suba, com especial destaque serviços de elevada qualidade.

    Em momentos de inflação, os produtos sobem, sem ter em conta essa lei. A subida generalizada durante um longo período pode ser prejudicial para as famílias, sobretudo para aquelas que vivam com um orçamento limitado. Por isso, é importante que, em períodos de crise, como os de inflação, se conheçam soluções que ajudem a evitar problemas financeiros. Mais à frente, iremos apresentar o crédito consolidado com taxas fixas (CC), como uma solução que poderá ajudar neste período.

    NOTA:

    • Em Portugal e no Mundo, a subida da inflação é consequência de períodos como o confinamento causado pela COVID-19. A estadia permanente dos portugueses em casa reduziu significativamente a necessidade de gastar dinheiro fora, como, por exemplo, nas idas ao café, restaurantes ou outros serviços. A poupança resultante das famílias deste período traz agora problemas como a subida significativa dos preços, que permite assim ao país recuperar alguma estabilidade económica perdida ao longo de mais de um ano e meio de pandemia. No entanto, esta subida repentina poderá também ser sinónima de algumas consequências negativas para a carteira dos portugueses, que nos piores casos poderá levar ao incumprimento.

    2 - O que determina a inflação?

    São 2 os aspectos que devem ser avaliados quando estivermos a falar em inflação.

    • Diferentes hábitos de consumo familiares: as famílias consomem diferentes produtos. Por exemplo, a família A optou pelo leite sem lactose enquanto, a família B optou por comprar o leite com lactose.
    • Conjunto de produtos diários: diariamente existem produtos consumidos com maior frequência do que outros. Por isso, os produtos apresentam diferentes pesos no cabaz de consumo familiar.

    Traduzido por miúdos, existem produtos como a água ou a electricidade, que apresentam uma percentagem mais significativa no cabaz de consumo familiar, do que produtos gastos com menor frequência. Após ter uma noção destes dois factores, estará apto para fazer o mapa mental do seu cabaz de consumo e preparar-se para calcular o peso da inflação.

    NOTA:

    • Se precisar de uma pequena ajuda para controlar todas as suas despesas mensais, conte com a ajuda da Folha de Cálculo de Controlo Financeiro da e-loan Soluções Financeiras. Aqui, deverá apontar todas as despesas que entrarem e saírem do seu orçamento. Deste modo, conseguirá ter assim, ter uma noção mais geral de todas os seus ganhos gastos, o que poderá consequentemente ajudar na definição do seu cabaz de consumo e nas suas respectivas despesas mensais.

    3 - A inflação tem algum cálculo?

    Sim. Uma das principais etapas para medir o impacto da inflação de uma família é definir o padrão de consumo, a partir de um conjunto de produtos que representem a média de consumo familiar. O cabaz de consumo aglomera um conjunto variado de bens e serviços.

    Como, por exemplo:

    • Produtos diários: que apresentem alguma frequência no seu dia a dia. Como alimentos, electricidade, água e combustíveis.
    • Bens duradouros: que apresentem algum nível de duração. Como roupas, calçado, automóveis, electrodomésticos, entre outros.
    • Serviços: como a renda de uma casa, seguros, jantar ou almoçar fora.

    Para cada produto deverá ser aplicada uma ponderação. Esta poderá oscilar de produto para produto, mesmo que dentro da mesma categoria representem diferentes pesos orçamentais. Logo, terão diferentes posicionamentos no cálculo da inflação.

    Após definir o cabaz familiar, estará apto para seguir para a segunda etapa do cálculo da inflação. Para isso, deverá calcular o valor do cabaz em dois períodos.

    Obtenha assim:

    • Um valor aproximado do real impacto da inflação na sua carteira.

    NOTA:

    • A inflação poderá ter um impacto directo da sua taxa de esforço, o que consequentemente antecipará momentos como a falta de estabilidade financeira ou, no pior dos casos a entrada para a lista negra do Banco de Portugal. Se estiver com dificuldades a pagar as suas dívidas, entre a seguir no simulador de taxa de esforço e siga os conselhos gratuitos do simulador da e-loan Soluções Financeiras. Antecipe assim problemas da subida repentina dos preços.

    Como calcular a inflação?

    credito consolidado reduzir taxa esforco critica reorganizar datas reduzir pagamentos

    A inflação é medida pela taxa da percentagem de aumento de um cabaz de produtos de um determinado período, em relação ao mês ou ano anterior.  O cálculo realizado está a cargo do Instituto Nacional de Estatística (INE).

    Esta variável resulta da variação do Índice dos Preços no Consumidor mensal. Para calcular a inflação, deve dividir o custo do cabaz de compras, num dado período, pelo custo do cabaz no período base e multiplicar por 100.

    Exemplo do cálculo da inflação do cabaz representativo Maria e do Fernando:

    O cabaz representativo da família da Maria e do Fernando apresenta vários tipos de despesas.

    Como nomeadamente:

    • Despesas de Alimentação.
    • Despesas com a Renda da Casa.
    • Despesas com serviços streaming.
    • Despesas com Ginásios.
    • Despesas com Vestuários.

    Para efectuar o seu cálculo anual, suponha que no:

    • Ano 1: o custo deste cabaz foi de 3000€.
    • Ano 2 o custo do mesmo cabaz foi de 3150€.

    Tendo obtido um aumento das despesas em cerca de 150€.

    Diferenças entre as despesas do ano 2 e do ano 1:

    3150€ – 3000€ = 150€

    Após ter noção destes valores poderá calcular o impacto da inflação onde deverá fazer a diferença entre os dois cabazes/cabaz do primeiro ano x 100

    Cálculo da inflação para o ano

    (Custo do cabaz no ano 2 – Custo do Cabaz do ano 1)/ custo do cabaz do ano 1 x 100

    Ou seja:

    (3150€ – 300€) = 150€/3150€ x 100 = 4,8%

    Pode concluir-se que em relação ao ano anterior o casal sofreu um impacto da inflação nas despesas mensais de 4,8%.

    NOTA:

    • Se tiver aumentado consideravelmente o número das dívidas mensais saiba que a consolidação de créditos é uma solução que a poderá ajudar a reduzir o número de dívidas mensais, aumentando os níveis de poupança. Mais à frente, iremos explicar como consolidar créditos poderá ajudar a reduzir o impacto da inflação.

    4 - Quais os sectores onde o impacto da inflação tem sido mais sentido em Portugal?

    São vários os sectores do país onde já é sentido um aumento considerável da subida dos preços. Estes são alguns dos segmentos onde se sente um maior aumento.

    Exemplos de sectores com maior impacto inflacionário:

    • Rendas Imobiliárias.
    • Segmento dos transportes.
    • Bens alimentares.
    • Faturas de luz e água.

    Veja a seguir qual o impacto individual em cada um dos segmentos apresentados.

    Rendas Imobiliárias

    Desde 2020 que se sente um aumento considerável das rendas das casas. Segundo fonte do público prevê-se que o valor das rendas suba de 0,43% já no próximo ano, o que se traduzirá em 43 cêntimos em cada 100€ de renda. Este valor serve de base ao coeficiente das rendas do próximo ano, pelo que os senhorios podem aproveitar a ocasião para o fazer.

    Segmento dos transportes

    Um dos motivos que justifica o aumento do preço dos transportes está relacionado com o aumento significativo do preço dos combustíveis. Por exemplo, os serviços de Transportes de Lisboa vão sentir o impacto da inflação no preço dos títulos de transporte em 0,57%. No entanto, para aqueles que utilizarem os passes mensais, como o Navegante, não sofrerão alterações no valor dos passes.

    Bens alimentares

    Portugal encontra-se totalmente dependente de mercados externos para garantir o abastecimento alimentar. O impacto da guerra com a Ucrânia, a limitação de matérias-primas e a escassez de produção, tem um impacto considerável nos custos de produção agroalimentar, que consequentemente poderão impactar no valor final dos bens.

    Faturas de luz e água

    O preço da eletricidade para as famílias do mercado regulado vai subir em média 0,2%, no próximo ano, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). No mercado liberalizado, as tarifas da EDP Comercial vão subir em 2,4% em 2022, correspondendo a um acréscimo das faturas das famílias em cerca de 90 cêntimos/mês, refletindo a subida nos custos energéticos.

    5 - Que taxas de inflação existem?

    Existem 3 taxas de inflação, por isso torna-se importante conhecer o significado de cada uma delas.

    • Inflação Mensal: reflecte a alteração dos preços entre 2 meses consecutivos. Esta taxa permite um acompanhamento constante da evolução dos preços.
    • Inflação Homóloga: reflecte a alteração dos preços do cabaz representativo, entre o presente mês e o anterior.
    • Variação  média dos últimos 12 meses: realiza uma comparação entre a inflação média dos últimos 12 meses com a do ano anterior a esse.

    Entre as taxas apresentadas a taxa de inflação que normalmente é mais utilizada é a homóloga.

    6 - Como decifrar a taxa de subida repentina dos preços?

    Se a taxa de inflação estiver entre os 0% e 1% significa que os preços estão praticamente iguais. Por outro lado, se estender além dos 2% poderá significar que estamos num período de inflação mais complicado. Nos casos em que a taxa for negativa, significa que poderá haver uma deflação. Ou seja, os preços do período em questão diminuem em relação aos preços praticados no período de comparação.

    7 - Qual o impacto da inflação nas poupanças familiares?

    A inflação tem um impacto directo nas poupanças familiares. Na prática, o aumento dos preços considerável leva a que as famílias por vezes, tenham que recorrer a outros fundos para conseguirem lidar com o aumento significativo da subida dos preços.

    Exemplos de alguns desses apoios extra:

    Em qualquer uma das hipóteses apresentadas é fundamental encontrar ajuda para perceber se alguma das soluções poderá se encaixar no seu perfil. Para isso, pode contar com a e-loan para o ajudar.

    8 - Como reduzir o impacto da inflação na minha carteira?

    Actualmente, existem várias soluções de crédito que o poderão ajudar a reduzir as responsabilidades de crédito mensais, diminuindo assim, indirectamente, o impacto da inflação. Uma delas é a consolidação de créditos. Com o crédito consolidado pode juntar várias das dívidas de crédito, pagas em bancos e datas diferentes, numa só mensalidade.

    Que ficará a pagar em apenas:

    • Uma data.
    • Num só banco.
    esquema-ilustrativo-processo-consolidar-creditos
    Poupança 60% Crédito Consolidado • Fonte:  e-loan Soluções Financeiras

    Além da reorganização financeira, prometida por esta solução, o processo de consolidar créditos poderá ser benéfico também para o ajudar a obter um aumento considerável dos níveis de poupança. Ou seja, terá mais dinheiro disponível todos mensalmente para cobrir os aumentos da inflação. Se precisar terá ainda a possibilidade de pedir um empréstimo de dinheiro extra, num processo rápido e pouco burocrático. Para saber mais como esta solução poderá tornar-se num benefício para a sua carteira, efectue a seguir uma simulação gratuita do seu crédito consolidado.

    E então o que achou da escolha da temática da inflação para tema do artigo do nosso blog? Esperemos que tenha gostado do nosso conteúdo. Aproveite para nos deixar a sua opinião.

    Simulação de pedido de Crédito Consolidado
    A carregar

    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

    Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

    O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

     

    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

    ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

     

    Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

     

    Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

     

    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

    Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

     

    DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

     

    Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

     

    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

    (d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

    (e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

    (f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

    (g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

    (h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

    (i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

    (j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

     

    CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

     

    Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

     

    O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

     

    Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

     

    O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

    (ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

    (iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

     

    Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

     

    (i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

    (ii) Cookies de sessão – são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Os Clientes/Utilizadores poderão desativar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página “Gerir o uso de cookies”. Ao desativar os cookies o website e-loan® poderá não funcionar corretamente.

     

    A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

     

    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

    Partilhe este artigo nas redes sociais:

    artigos relacionados

    LER ARTIGO
    melhor credito consolidado
    Precisa de um crédito consolidado? Saiba como aceder ao melhor crédito consolidado do mercado em 2024 com as dicas que...

    4 dicas para escolher o melhor credito consolidado do mercado em 2024

    LER ARTIGO
    credito consolidado para comecar ja a poupar
    Com o credito consolidado e-loan, pague até menos 60%, a um só banco e numa só data. Simule já, gratuitamente,...

    Credito Consolidado para começar já a poupar

    LER ARTIGO
    credito consolidado como quando pedir
    Crédito consolidado para o ajudar a melhorar a gestão financeira. Conheça a e-loan - a instituição de crédito com melhores...

    Crédito Consolidado: como e quando pedir?

    LER ARTIGO
    credito consolidado para poupar no regresso as aulas
    Saiba como a consolidação de créditos pode ajudar com as despesas no regresso às aulas. Conheça ainda várias dicas de...

    Crédito Consolidado para ajudar a poupar no regresso às aulas

    Tags do artigo

    Receba os melhores conteúdos de finanças.

    Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

    Receba os melhores conteúdos de finanças.

    Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

    Scroll to Top
    o que deseja PROCURAR?
    Filtrar por Categoria
    Selecionar todos
    Cartões de Crédito
    Crédito ao Consumo
    Crédito Consolidado
    Crédito Habitação
    Crédito Pessoal
    Créditos
    Diversidades
    Finanças
    Incidentes Bancários
    Institucional
    Investimento
    IRS
    Poupança
    Simuladores
    Tecnologia
    Trabalho

    Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitaçãoirsincumprimento bancáriocartão de créditoguia