- Home »
- Blog »
- Crédito Consolidado »
- Consolidação de créditos veja como fazer?
- Publicado em: 06/05/2024
- Atualizado em: 07/05/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Consolidar créditos pode ajudar a poupar
O crédito consolidado é um produto financeiro que oferece vantagens significativas – ao reduzir os seus encargos mensais, proporciona uma maior folga no orçamento familiar.
Saiba como funciona o crédito consolidado
Neste artigo, explicamos como garantir a aprovação da sua consolidação de créditos.
O que é uma consolidação de créditos?
O crédito consolidado é um empréstimo pessoal que combina vários financiamentos num único, geralmente oferecendo condições mais favoráveis – isto ocorre porque as taxas de juro de um crédito consolidado são inferiores às taxas dos outros empréstimos.
Ao optar pelo crédito consolidado, fica a pagar apenas uma prestação, numa só data e num só banco, com uma redução nas mensalidades que pode chegar até aos 60%.
Quais são os critérios necessários para pedir uma consolidação de créditos?
Para aprovar um crédito consolidado, as financeiras vão analisar o seu perfil e situação para determinar se o empréstimo poderá ou não ser-lhe concedido. Os mais importantes são:
1 - Não ter créditos em atraso
Antes de aprovar uma consolidação de créditos, a instituição financeira onde fizer o seu pedido de crédito consolidado irá verificar se o seu nome se encontra registado ou não no Banco de Portugal – se estiver, terá uma recusa imediata do seu pedido de crédito.
Neste caso, procure primeiro liquidar as suas dívidas, e resolver o atraso no pagamento, para poder depois fazer a consolidação de créditos.
2 - Estar a pagar dois ou mais créditos
Para pedir uma consolidação de créditos, tem de estar a pagar dois ou mais créditos, como:
- Cartões de Crédito.
- Créditos Pessoais.
- Créditos Automóveis.
Ou seja, além do crédito habitação, o crédito consolidado destina-se a quem tem dois ou mais financiamentos a decorrer, e pretende reduzir o encargo mensal com as prestações.
3 - Ter uma situação profissional estável
Outro fator analisado pelas financeiras é a estabilidade da situação profissional. Se estiver desempregado, ou com um contrato com termo que termine em breve, é bem provável que o banco não chegue a aprovar o seu pedido de crédito consolidado.
Um dos critérios mais importantes é a sua taxa de esforço, através da qual as financeiras procuram perceber se tem capacidade para pagar os seus créditos. Caso esta seja muito elevada, é provável que lhe solicitem a adição de um segundo titular ao pedido. Com taxa de esforço muito alta, e sem possibilidade de adicionar um segundo titular, a instituição financeira poderá considerar que não terá capacidade financeira, a longo prazo, para pagar o empréstimo, e recusar o pedido.
Se cumprir todos estes critérios, terá uma maior facilidade em conseguir aprovar a sua consolidação de créditos. Faça já o seu pedido gratuitamente e sem compromissos.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Consolidar créditos: o que ninguém lhe conta
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.