Disponibilizamos as melhores soluções de financiamento

Mapa de responsabilidades de crédito. O que é e para que serve?

O Mapa de Responsabilidades é o documento que mostra todos os créditos a decorrer registados em seu nome nos bancos e/ou financeiras a operar em Portugal, assim como os respectivos valores em dívida e prestações. Poderá consultar o seu historial desde 2011.

O mapa apresenta, igualmente, situações de incumprimento, avais ou fianças prestadas. Qualquer pessoa, singular ou coletiva pode e deve obter a sua declaração central de responsabilidade de crédito.

Como obter a sua declaração da Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) ou mapa de responsabilidades de crédito?

1- Consulte o site do Banco de Portugal
2- Selecione Ano e Mês (atenção que esta informação tem sempre 1 ou 2 meses em atraso face ao ano e mês actual)
3- No canto inferior direito, colocar o visto na caixa em “Ler e aceitar as condições de acesso por via electrónica à CRC”
4- Clicar em “Obter Mapa”
5- Em “Selecione modo de autenticação”, clicar em “Utilizar dados do Portal das Finanças”
6- Introduzir o número de contribuinte
7- Introduzir senha (A senha deve ser a sua senha do Portal das finanças)
8- Clicar “Entrar”
9- Clicar em “Autorizo”. Deve aparece automaticamente o ficheiro no formato pdf com o seu mapa.

Aconselha-se que verifique o sistema de segurança do seu computador. Antes da transferência do ficheiro  iniciar pode aparecer a seguinte mensagem: “Este tipo de ficheiro pode danificar o computador. Tem a certeza que pretende transferir o ficheiro Mapa_Crc.pdf?”. Terá que clicar em “Guardar”. De seguida deve aparece o ficheiro com o seu mapa.

Qualquer pedido de esclarecimento sobre a Central de Responsabilidades de Crédito deve ser remetido para o endereço de correio eletrónico info@bportugal.pt.

Como ler a declaração?

Nível de Responsabilidade: demonstra o tipo de produto em causa e, por sua vez, o número de titulares e/ou responsáveis (ex: avalista, fiador, entre outros).

Produto Financeiro: aqui poderemos verificar que tipo de produto se trata (de um crédito individual, crédito ao consumo, habitação, etc.).

Prazo Original: tal como se pode prever, diz respeito ao prazo inicial acordado no momento em que foi assinado o contrato, para amortizar o valor total do financiamento.

Prazo Residual: indica o tempo em anos e meses que faltam para liquidar a dívida.

Situação de Crédito: indica em que estado se encontra o crédito ou potencial valor que podemos tirar partido. Abaixo, apresentam-se os cinco estados possíveis da situação do crédito:

Potencial: o que a título individual a pessoa está autorizada a utilizar;

Regular: o que está em dia e a ser utilizado;

Vencido: apresenta o valor do crédito que se encontra em atraso (dívida) e o respetivo tempo de incumprimento;

Renegociado: é o passo posterior ao vencido, isto é, houve um atraso de alguma prestação e, por sua vez, o cliente renegociou a sua dívida com a entidade financeira (ex: prolongamento do prazo de pagamento);

Abatido ao Ativo: já houve renegociação da dívida e o cliente não tem como liquidar o valor;

Duração de Incumprimento: período a partir do qual o crédito está vencido;

Prestação: conforme o próprio nome indica, é o valor mensal que a pessoa paga do empréstimo que contratou. Tenha em atenção que os cartões de crédito não apresentam prestações, porque mensalmente é paga uma percentagem do cartão de crédito e esta pode oscilar;

Garantias: valor do colateral que dado como garantia para o empréstimo, ex: no crédito hipotecário o valor da casa atribuído pelo banco que serviu como garantia para o empréstimo.

O Mapa de responsabilidades de crédito é sempre solicitado para análise de crédito. isto porque se trata de uma “fotografia” do endividamento e situação financeira do seu detentor num determinado período do tempo.