e-loan Soluções Financeiras

Partilhe este artigo nas redes sociais:

Compre online sem comprometer a segurança dos seus dados pessoais

Comprar online é cada vez mais comum. No entanto, apesar de ser bastante útil, esta modalidade não está isenta de riscos. Com o crescimento exponencial das transações na internet, também aumentam as incidências de fraudes associadas a esta atividade.

Aproveite o melhor da internet com a ajuda da e-loan

Neste artigo, apresentamos algumas dicas valiosas para tirar o melhor partido das compras online e reduzir as possibilidades de cair em embustes.

Sugestões para tirar o melhor partido das compras online e proteger-se

Sumário

    1 - Evite redes de internet públicas ao fazer compras online

    Independentemente do dispositivo que utilize para se ligar à internet, é essencial conectá-lo sempre a uma rede segura. Evite redes públicas de Wi-Fi, como as disponíveis em centros comerciais ou meios de transporte. Nunca efetue transações financeiras por meio dessas redes, pois isso pode facilmente expor as suas contas bancárias, e permitir o controlo e invasão dos seus dispositivos móveis sem o seu conhecimento.

    Certifique-se de que os seus dispositivos têm um ‘software’ antivírus atualizado e que o firewall está ativo.  Sempre que não for possível utilizar dados móveis, aguarde até chegar a casa e utilize a sua rede privada para fazer compras de forma segura – é melhor prevenir do que remediar.

    2 - Faça uma pesquisa para obter informações sobre a loja virtual

    É fundamental conhecer a identidade do vendedor para assegurar que há um ponto de contacto em caso de problemas. Escolha realizar compras em lojas reconhecidas, ou nas quais exista alguém da sua confiança, na qual já tenha adquirido produtos. Alternativamente, procure por sites com um bom número de avaliações positivas de consumidores.

    3 - Assegure-se que compra em sites seguros e fidedignos

    Se o site não for conhecido e não apresentar informações de contrato, é motivo para suspeitar. Verifique a política de privacidade e segurança do site. Procure o nome da loja ou do vendedor num motor de busca, e verifique se o URL corresponde ao fornecido. Caso existam letras a mais ou a menos, ou pequenas variações no nome, desconfie logo.

    Verifique também na barra de endereços se o link do website começa com “www.”, ou “https://”, e se tem um pequeno símbolo de cadeado – se sim, isto significa que o site possui um certificado de segurança, assegurando que os dados enviados do seu computador para o servidor são codificados, dificultando possíveis usos fraudulentos.

    4 - Atenção às taxas extra nas aquisições pela internet.

    Em diversas lojas online, além do valor do produto, podem surgir despesas adicionais como o IVA, taxas alfandegárias ou custos de envio extra. É essencial estar atento a esses fatores para evitar complicações nas entregas. Por exemplo, ao efetuar compras nos países membros da União Europeia, não se aplicam taxas alfandegárias. No entanto, em nações europeias não pertencentes à UE, os envios podem estar sujeitos a controlo aduaneiro.

    Se a encomenda provier de um país fora da União Europeia, como os Estados Unidos, China ou Canadá, é possível ser necessário pagar, além do IVA, as taxas aduaneiras correspondentes, resultando em custos adicionais significativos.

    compras online dicas

    5 - Compare preços antes de realizar compras online

    Assim como em compras físicas – o mesmo princípio aplica-se às compras online. Pesquise nas lojas que lhe despertam interesse, priorizando as mais confiáveis, para garantir uma aquisição satisfatória, e compare os preços entre elas, pois o valor dos produtos frequentemente varia entre diferentes plataformas.

    Ferramentas de comparação de preços, como o Kuantokusta em Portugal, são recursos valiosos para acompanhar os valores de um mesmo produto em diversas lojas. Mantenha uma dose saudável de ceticismo em relação a descontos e promoções que oferecem preços significativamente abaixo do praticado no mercado. Tenha também em mente os custos de envio – a encomendar de uma marca portuguesa, o envio será (provavelmente) mais barato do que encomendar do estrangeiro.

    6 - Esteja atento às informações solicitadas

    Nunca efetue pagamentos antes de garantir que o site solicita apenas as informações essenciais para finalizar a compra.  Embora seja comum realizar compras online com cartão de crédito, evite fazê-lo sempre que possível para mitigar os riscos de clonagem ou uso indevido dos seus dados.

    Métodos de pagamento mais seguros incluem transferência bancária e a opção de pagamento na entrega, pois nesses casos não é necessário partilhar os seus dados com terceiros. Optar pelo pagamento à entrega permite verificar se o produto recebido atende às expectativas. Além disso, há diversas outras opções de pagamento disponíveis, dependendo da plataforma. Pode utilizar um cartão virtual, como o MB Net, para definir um limite máximo de gastos, ou escolher alternativas como MBWay, PayPal ou o uso da aplicação bancária. Esses métodos de pagamento permitem compartilhar apenas as informações estritamente necessárias.

    7 - Obtenha informações acerca da política de devoluções e trocas

    Antes de prosseguir com o pagamento, leia cuidadosamente a política de trocas e devoluções da loja, verificando os prazos estabelecidos para possíveis devoluções de produtos. Saiba que, ao realizar compras online, é possível cancelar a compra no período de 14 dias e receber o reembolso integral, sem a necessidade de justificação, graças ao direito de livre resolução aplicável às compras à distância.

    Contudo, é importante estar ciente de que a loja pode cobrar os custos de devolução ou exigir que o produto seja mantido na embalagem original para possibilitar a troca. Além disso, vale ressaltar que, mesmo no âmbito do direito de arrependimento, existem artigos, como é o caso dos produtos personalizados, que não podem ser devolvidos.

    8 - Mantenha sempre os recibos das suas compras

    Ao contrário das lojas físicas, as compras online não geram típicos talões ou recibos em papel. No entanto, é possível armazenar os comprovativos da transação disponíveis no extrato bancário, caso seja necessário devolver ou trocar o produto.

    Geralmente, os e-mails de confirmação de encomenda incluem uma fatura eletrónica, que é aconselhável não apagar até garantir que o produto ou serviço atende às suas expectativas. Por motivos de segurança, arquive os e-mails ou mensagens trocadas com o vendedor, pois podem ser úteis caso surja algum problema com a compra.

    As compras online são uma comodidade cada vez mais presente no nosso dia a dia. A facilidade e a variedade de produtos disponíveis atraem consumidores, mas exigem alguns cuidados para garantir transações seguras. Ao seguir as nossas dicas,  pode desfrutar das vantagens das compras online, como a variedade de produtos, os preços competitivos e a comodidade de comprar sem sair de casa, com a segurança de que os seus dados e dinheiro estão protegidos.

    e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal. Tenha o crédito pessoal mais rápido, e com as melhores taxas do mercado.

    Partilhe este artigo nas redes sociais:

    artigos relacionados

    eloan credito consolidado blog 02 7 11zon
    A carteira eletrónica é a nova tendência que veio para ficar: passa a ser o seu telemóvel, caso este seja...

    Ainda não tem a sua carteira eletrónica?

    Tags do artigo

    Receba os melhores conteúdos de finanças.

    Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

    Receba os melhores conteúdos de finanças.

    Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

    Scroll to Top