e-loan Soluções Financeiras

Sugestões para aproveitar o Natal 2022 sem pôr em risco a gestão das suas finanças

O Natal está a chegar, e com ele chegam também as despesas tão características deste período. Sendo tradicionalmente uma época na qual se oferecem prendas, o Natal é também um período marcado por extravagâncias e doçarias.

Conheça pequenas grandes dicas que podem fazer a diferença

A pensar na sua carteira, a e-loan preparou este artigo com 11 sugestões para aproveitar o Natal 2022, da melhor forma possível e sem gastar muito dinheiro. Se no final tiver mais alguma sugestão, envie-nos nos comentários ou nas nossas redes sociais.

11 dicas para não gastar tanto dinheiro no Natal

Se preferir seguir diretamente para alguma das sugestões apresentadas, utilize a ajuda do sumário para melhorar a navegação.

Sumário

    1 - Fazer uma lista das pessoas a quem vai oferecer algo

    A tradição do Natal envolve a troca de presentes entre familiares e amigos mais próximos. Se não planear bem o orçamento que terá para este período, poderá gastar mais do que aquilo que pode, o que acabará por desequilibrar as suas finanças. Para evitar esta situação, faça um planeamento cuidadoso dos presentes que quer oferecer, e do dinheiro que tem disponível, antes de se dirigir às lojas.

    Ir às compras com um plano é sempre o melhor plano!

    Evite, deste modo, distrações e perda de tempo à procura de produtos em loja que não precisa, e faça umas compras mais eficientes. Na fase de planeamento, ser-lhe-á mais claro quanto irá gastar, e poderá logo efetuar os ajustes necessários ao seu plano. Estabeleça um orçamento de Natal, e cumpra-o à risca.

    2 - Comprar os presentes o mais cedo possível

    Outra ideia que poderá ajudar a economizar neste período natalício passa por fazer as suas compras fora da época natalícia, evitando assim o perigo dos preços inflacionados. Caso não tenha aproveitado os grandes descontos da Black Friday, tente fazê-lo agora no início do mês, o mais rápido possível.

    Aconselhámos também que procure deslocar-se em dias com pouca afluência a lojas e supermercados, e fora de horas de ponta. Verá que além de economizar tempo, esta dica também será benéfica para a sua carteira: evite compras à pressão e filas desnecessárias. Garanta a escolha dos melhores artigos aos preços mais baixos.

    3 - Recorrer a sites de comparação de preços

    Para economizar ao máximo nas compras de Natal, uma sugestão muito útil passa por recorrer a sites de comparação de preços, como nomeadamente o:

    Após ter a sua lista definida, verifique que lojas oferecem as melhores promoções para os produtos específicos que pretende comprar. Procure também entender se compensa mais comprar online ou se a deslocação à loja física será melhor. Se optar fazer as suas compras no digital, lembre-se, que será importante encomendar com alguma antecedência, garantindo que elas chegarão a tempo das celebrações.

    NOTA:

    • Em alguns casos poderá utilizar ainda cupões ou promoções que sejam vantajosos para aplicar nas suas compras. Qualquer valor que possa poupar pode fazer a diferença, especialmente com um elevado valor de compras.

    4 - Recorrer a aplicações de segunda mão

    O Natal acaba por ser um período muito associado ao consumismo. Porque não associá-lo, em vez disso, à sustentabilidade? Para ajudar, existem algumas plataformas onde poderá adquirir produtos usados de boa qualidade por um preço reduzido, como por exemplo:

    Nestes casos é importante aprender a escolher bem. Atente a algumas dicas para fazer uma boa compra:

    • Solicite várias fotos do produto que estiver a ponderar comprar.
    • Evite, sempre que puder, fazer depósitos antes de ter o produto em mãos.
    • Marque encontro em locais públicos e abertos, onde existam mais pessoas, se for recolher a sua encomenda diretamente com o vendedor presencialmente.
    • Leia as reviews dos vendedores – se tiverem boas avaliações, provavelmente serão de confiança.
    • Procure contactar directamente o vendedor.

    Estas plataformas, além de oferecerem vários produtos e serviços de boa qualidade, e a preços mais baixos, permitem-lhe também vender coisas que não lhe façam falta. Dê uma nova vida aos seus materiais usados, e consiga algum dinheiro extra. Celebre um Natal mais sustentável e amigo do ambiente.

    5 - Recorrer ao truque do Pai Natal secreto

    Outra forma de festejar um Natal mais sustentável e menos consumista é fazer um Pai Natal Secreto. Se considerar que não terá grandes possibilidades financeiras para oferecer presentes a todos os familiares e amigos, esta é uma solução para garantir de que todos receberão uma boa prenda, sem grandes implicâncias para as finanças pessoais. Combine um pequeno sorteio entre todos os que quiserem participar. A cada amigo ou familiar, será atribuído uma pessoa. Cada elemento ficará assim responsável por entregar uma prenda, ou apenas uma lembrança para não deixar passar o dia em branco. Garanta assim que todos acabam felizes com as suas lembranças, e deixe os grandes presentes para os aniversários.

    6 - Guardar os recibos de Natal em sítios seguros

    Guarde os recibos das compras de Natal num local fácil de encontrar. Deste modo, terá maior facilidade em fazer alguma troca, no caso de ser necessário, tanto para as prendas que oferece, como para as que recebe. As trocas habitualmente ocorrem nos artigos de vestuário pelo que, se optar por este tipo de presente informe-se dos prazos e condições de troca ou devolução.

    7 - Poupar nas decorações de Natal

    Para poupar nas decorações, use as que já tem de anos anteriores Se quiser evitar repetir o mesmo visual da casa, tente colocar a árvore e outros enfeites numa configuração diferente. Poderá também incluir os mais pequenos, e incumbir-lhes a missão de decorar para o Natal, fazendo algumas decorações com materiais simples, como papel e cartolina. Encontrará online muitas ideias simples e divertidas para fazer com eles, que não lhe sairão muito caras. Estas decorações de Natal darão um maior valor sentimental a esta época festiva, por isso serão muito especiais (e baratas!). Outras dicas de poupança nos enfeites de Natal poderão passar por:

    • Usar soluções sustentáveis: por norma mais baratas.
    • Recorrer à internet: para encontrar tutoriais e vídeos que ensinem a decorar a cena natalícia, sem gastar muito dinheiro.
    • Substituir apenas aquilo que não estiver bom: como as luzes do pinheiro que fundiram, por exemplo.

    8 - Distribuir responsabilidades alimentares

    Se vai festejar com a família ou amigos a quadra natalícia, tente distribuir as responsabilidades alimentares o melhor possível – com todos os membros a contribuir, irá evitar que haja uma parte da família a arcar com a maioria dos custos. Procure também receitas e ingredientes mais económicos. Mencionando o tema da comida – evite os excessos! É extremamente comum comprar bastante comida para a Véspera e Dia de Natal, e ficar a comê-la durante dias, ou mesmo deitá-la fora. Pense bem no que é razoável e absolutamente necessário comprar de alimentação. Evitará também os quilos extra ganhos nesta quadra natalícia.

    9 - Desejar Bom Natal sem gastar dinheiro

    Com a evolução constante das novas tecnologias, atualmente já é possível desejar feliz Natal a todos os seus amigos e familiares sem gastar dinheiro nenhum. O Natal, apesar de associado a uma época de elevado consumo e materialismo, trata-se especialmente de um momento de expressar os votos de boas festas a amigos, familiares ou conhecidos de uma maneira simples.

    Poderá, por exemplo:

    • Enviar postais digitais: se tiver dificuldades em conectar-se à internet, recorra à ajuda dos especialistas mais novos.
    • Ligar para quem mais gosta: a época do Natal não terá que envolver obrigatoriamente a presença física, que em algumas situações poderá não ser possível. Uma chamada telefónica fará uma diferença significativa na vida de alguém que goste muito.
    • Cumprimentar as pessoas pessoalmente: caso tenha disponibilidade, combine um café entre amigos ou até um jantar, para lhes poder desejar boas festas pessoalmente.

    Lembre-se que nestas épocas festivas, o mais importante é mostrar o apreço que tem por aquelas que o rodeiam e que mais gostam de si. Um simples abraço ou gesto simpático poderá fazer a diferença.

    10 - Conhecer os perigos dos cartões de crédito

    Fazer compras, tanto online como em lojas físicas, pode incentivar ao consumo massivo e desregrado, pela quantidade de promoções divulgadas. Nestes períodos é comum que exista uma grande oferta de créditos das lojas, que acabam por estabelecer parcerias com empresas de cartões de crédito, prevendo a tentação desta época festiva. Pedir um cartão de crédito, pode tornar-se, no caso de ser mal ponderado, numa consequência muito negativa para a sua carteira, pois facilmente leva à ilusão de que tem mais dinheiro do que aquele que realmente possui.

    Se estiver a pagar várias mensalidades de crédito em bancos e datas diferentes, uma solução que o pode ajudar a melhorar a gestão das suas finanças e ainda a conseguir dinheiro extra, talvez até para ajudar nas compras de Natal, é o crédito consolidado. Veja no passo a seguir como esta modalidade de crédito fará a diferença na gestão das suas finanças.

    poupanca natal

    11 - Conhecer a consolidação de créditos

    Pagar a mensalidade mínima de cartões de crédito poderá tornar-se, a longo prazo, numa dívida incomportável.

    Ao pedir um cartão com valores mínimos ficará a pagar apenas os valores relativos aos juros do empréstimo.

    Com o crédito consolidado, junte várias das suas dívidas com o cartão de crédito e reduza assim as prestações mensais a pagar. Aproveite ainda a possibilidade de conseguir dinheiro extra, que poderá utilizar para ajudar nas compras de Natal, ou até cobrir outras necessidades, como por exemplo, fazer obras em casa.

    O que achou das dicas para aproveitar este Natal ao máximo sem gastar muito dinheiro? Esperamos ajudá-lo a tomar as melhores opções nesta quadra festiva e desejamos a todos boas festas.

    Soluções de Crédito

    Crédito Consolidado

    O Crédito Consolidado permite reduzir as suas mensalidades até 60%.

    Crédito Pessoal

    Obtenha o montante para realizar novos projectos. Análise sem custos.

    Crédito Habitação

    Tenha acesso ao crédito habitação com o spread mais baixo do mercado.

    Categorias do Blog As Minhas Finanças

    Simuladores

    Guia prático do Crédito Consolidado

    Download grátis do Guia do Crédito Consolidado.

    Aprenda a Poupar

    Partilhe este artigo

    Share on facebook
    Share on whatsapp
    Share on linkedin

    Sugestões de Poupança

    Subscreva no blog
    “As Minhas Finanças”

    Receba no seu e-mail conteúdos para melhorar a sua performance financeira. Aprenda a poupar e a gerir melhor os seus investimentos.

    Sugestões de Poupança

    Subscreva no blog
    “As Minhas Finanças”

    Receba no seu e-mail conteúdos para melhorar a sua performance financeira. Aprenda a poupar e a gerir melhor os seus investimentos.

    Receba os melhores conteúdos para aprender a poupar e investir com as dicas da e-loan Soluções Financeiras.

    artigos relacionados

    como melhorar perfomance financeira
    Conheça neste artigo vários truques para pagar todas as suas mensalidades de crédito e melhorar a sua performance financeira.

    Truques para pagar todas as suas mensalidades de crédito e melhorar a performance financeira

    dia mundial poupanca 22
    Dicas gerais para poupar melhor e celebrar o Dia Mundial da Poupança com a e-loan Soluções Financeiras.

    Dia Mundial da Poupança: dicas para uma melhor gestão financeira

    semana poupanca e loan
    Celebre o evento especial da semana da poupança na companhia da e-loan Soluções financeiras.

    Semana da Poupança e-loan

    dicas poupanca estudantes universitarios
    Conhece neste artigo várias dicas para entrares com o pé direito na Universidade sem pores em risco a gestão das...

    Universidade à porta? Várias dicas para poupar no regresso às aulas

    Tags do artigo

    0 Comments
    Feedbacks em linha
    Ver todos os comentários

    O blog “As Minhas Finanças” rege-se de acordo com a antiga ortografia da língua portuguesa.

    Scroll to Top

    o que deseja buscar PROCURAR?

    Search
    Generic filters
    Filtrar por Categoria
    Selecionar todos
    Cartões de Crédito
    Crédito ao Consumo
    Crédito Consolidado
    Crédito Habitação
    Crédito Pessoal
    Créditos
    Diversidades
    Finanças
    Incidentes Bancários
    Institucional
    Investimento
    IRS
    Poupança
    Simuladores
    Tecnologia
    Trabalho

    Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitaçãoirsincumprimento bancáriocartão de créditoguia

    Skip to content