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regra 50 30 20

50-30-20 – a fórmula eficaz para o equilíbrio financeiro

12/07/2022

Regra 50-30-20 - método infalível para aumentar a poupança familiar

Gerir as finanças familiares é uma tarefa cada vez mais difícil. O aumento progressivo do preço de produtos e serviços, aliado aos baixos salários mensais e à inflação, são alguns dos motivos que levam a que muitas famílias acabem por pedir empréstimos para cumprir todas as necessidades. Por vezes, para garantir o pagamento de todas as dívidas, evitando situações de incumprimento bancário, é necessário encontrar métodos que ajudem a melhorar a gestão financeira.

50-30-20 - a regra que irá ajudá-lo a manter o equilíbrio das finanças e poupar mais

Com o olhar posto nas principais dificuldades da gestão orçamental de grande parte das famílias, a e-loan Soluções Financeiras preparou este artigo, onde apresenta uma das principais regras de gestão de finanças pessoais – a “50-30-20“. Saiba ao detalhe como esta regra é aplicável, na prática, e como poderá constituir uma boa ajuda para aumentar a poupança mensal.

Qual é o significado da regra financeira 50-30-20?

A regra 50-30-20 é um método pensado especialmente para facilitar a gestão do orçamento familiar.

Na prática, esta metodologia prevê uma nova forma de olhar para o dinheiro focada na concretização dos objectivos financeiros, procurando um equilíbrio entre a gestão financeira e a poupança mensal.

Segundo a regra 50-30-20, o rendimento líquido deverá ser distribuído por 3 categorias:

  • 50% – categoria das necessidades.
  • 30% – categoria dos desejos pessoais.
  • 20% – categoria dos objetivos financeiros.

Veja ao detalhe o significado de cada uma das categorias que compõem esta regra de gestão financeira.

3 categorias da divisão do rendimento líquido

Veja a seguir o significado de cada uma das categorias da regra 50-30-20 que irão ajudar a aumentar os seus níveis de poupança.

50% - Categoria das necessidades

Nesta categoria de poupança estão incluídos todos os compromissos financeiros e gastos essenciais para sobreviver.

Alguns exemplos de tipos de despesas desta categoria:

Além das despesas diárias na regra 50-30-20 estão ainda incluídas despesas de alimentação, fundamentais para o dia-a-dia de cada indivíduo.

30% - Desejos Pessoais

Além das despesas necessárias para viver, na categoria 30% encontram-se representados todos os gastos que cada indivíduo tem para satisfazer desejos pessoais.

Alguns exemplos de tipos de despesas desta categoria:

  • Refeições fora: como um almoço ou jantar com amigos.
  • Roupa: que por vezes não seja essencial. Se preferir comprar roupa em segunda mão poderá recorrer a apps como a Vinted ou o OLX.
  • Actividades culturais: como uma ida ao cinema, teatro ou a um museu.
  • Subscrições mensais: como serviços de streaming ou pagamento de um ginásio.

Estas despesas, embora não necessárias, enquadram-se sobretudo nas necessidades do ser humano enquanto individuo sociável. O dinheiro utilizado deverá ser gasto com ponderação e de acordo com o orçamento de cada pessoa.

20% - Objectivos Financeiros

Por fim, a última categoria da regra de poupança 50-30-20 é direcionada para os objectivos financeiros. Neste ponto, os 20% são a parcela dos rendimentos reservada para poupança, investimentos, como também para o pagamento de créditos que estiverem a decorrer.

Pode, por exemplo, com a ajuda deste fundo:

  • Aumentar o seu fundo de emergência: melhorando assim o seu perfil financeiro.
  • Aumentar a sua poupança: para objectivos concretos, como ir de férias, comprar um carro ou até mesmo realizar obras na sua habitação.
  • Poupar para a reforma: aproveitando assim este período da vida para fazer alguns passeios com amigos e família, por exemplo.

regra de poupança pode ser uma ótima ajuda para melhorar o perfil financeiro. Mas quais as técnicas que poderão ser utilizadas para pôr em prática? Veja a seguir algumas das etapas que o poderão ajudar a concretizar esta regra de gestão financeira.

Passo a passo para pôr em prática a regra 50-30-20

Veja a seguir uma pequena síntese dos principais passos a seguir para aumentar os níveis de poupança familiares. Utilize a ajuda do sumário para melhorar a navegação.

Sumário

    1 - Calcular os seus rendimentos líquidos

    A primeira etapa para seguir à risca a regra do 50-30-20 passa por somar todos os rendimentos que chegarem mensalmente à sua conta bancária. Nesta equação encontram-se vários tipos de compensações monetárias.

    Exemplos de tipos de vencimento:

    • Rendimentos de trabalho fixo: resultantes do seu ordenado bruto. Ou seja, a soma do salário líquido com os descontos para a Segurança Social e o IRS.
    • Rendimentos de trabalho extra: resultantes de trabalhos que tenham sido realizados fora do horário laboral, em part-time, por exemplo.
    • Rendimentos provenientes de investimentos: resultantes de um arrendamento de um imóvel, por exemplo.
    • Outros rendimentos possíveis: aposta em ações na bolsa, certificados de aforro ou criptomoedas.

    Esta é uma das etapas principais da regra de poupança financeira 50-30-20, pois irá ajudá-lo a perceber qual o valor total de todos os seus rendimentos, como também quais serão as suas verdadeiras possibilidades financeiras para adquirir um produto, sem nunca pôr em causa a estabilidade das suas finanças.

    NOTA:

    2 - Limitar as necessidades a 50%

    Após ter uma noção de todos os seus rendimentos, é a hora de fazer contas às despesas fixas mensais. Para isso, procure somar todos os valores que gasta com a casa.

    Despesas a ter com a casa:

    • Renda: da casa que estiver a pagar, por exemplo.
    • Contas mensais: como a conta da água, luz, gás ou telefone.
    • Supermercados: com compras de mercearia.
    • Familiares: com a escola dos seus filhos, despesas universitárias ou medicina familiar.
    • Automóvel: com prestações de crédito, seguros, inspecções.
    • Entre outras despesas.

    Todas estas despesas não deverão exceder os 50% dos rendimentos líquidos.

    Nota:

    • Para facilitar a tarefa no controlo e gestão de todas as tarefas, a e-loan Soluções Financeiras apresenta a Folha de Cálculo de Controlo de despesas familiares.

    Descarregue-a gratuitamente e preencha diariamente o valor de todas as suas despesas diárias. Consiga assim obter melhor controlo da gestão do seu orçamento.

    folha controlo financeiro
    Folha de Cálculo de Controlo Financeiro e-loan • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Após ter esta variável definida, tornar-se-á muito mais fácil passar para a terceira etapa da regra de gestão financeira 50-30-20, que passa pela definição de todos os seus desejos pessoais.

    3 - Definir 30% para os desejos pessoais

    Efectuar o controlo de todas as despesas referentes a desejos pessoais é difícil. Aconselhamos primeiramente que realize uma lista dos seus desejos pessoais. Aponte as despesas que tenha com bens e serviços que goste, mas que não sejam uma extravagância.

    Como nomeadamente:

    • Um plano de dados móveis.
    • Jantares no seu restaurante preferido.
    • Idas ao cabeleireiro.

    Após isso, procure estabelecer uma poupança mensal para esta meta. Acredite, na hora de gastar o dinheiro tudo será aceite com maior facilidade.

    4 - Dividir os restantes 20% para poupar

    Este é último objectivo da regra 50-30-20 para aumentar a poupança e a gestão do orçamento familiar de forma simples. De acordo com esta regra, 20% o seu rendimento líquido deverá ser colocado em poupança ou investimento. Caso ainda não possua um fundo de emergência, aproveite uma parte desta percentagem para começar a construí-lo.

    O mesmo se aplica a:

    • Poupanças para reforma.
    • Outros objectivos financeiros: para tirar a carta de condução, comprar um carro novo, ou fazer uma viagem de sonho, por exemplo.

    E são estas as grandes dicas para garantir uma boa gestão das suas finanças, aumentando assim a sua poupança todos os meses. Se aplicar esta regra com responsabilidade, poderá obter resultados fantásticos nas suas finanças. Se quiser ainda redobrar os níveis de poupança, saiba ainda que o crédito consolidado poderá ajudar. Conheça alguns detalhes desta solução de crédito nos restantes artigos do Blog.

    Simulação de pedido de Crédito Consolidado
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    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

    Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

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    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

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    Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

     

    Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

     

    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

    Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

     

    DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

     

    Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

     

    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

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    Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

     

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    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

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    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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