- Home »
- Blog »
- Incidentes Bancários »
- Conselhos sobre endividamento
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 01/02/2019
- Atualizado em:15/11/2023
Saiba como identificar a sua taxa de endividamento
Perda do emprego, problemas de saúde, salários atrasados, consumo irresponsável ou má avaliação do orçamento doméstico. Estas são algumas das razões que podem levar ao endividamento.
Chamamos de endividamento o que acontece quando uma pessoa se vê na impossibilidade de pagar as suas dívidas atuais com o seu salário ou outro tipo de renda. As pessoas nestes casos, passam a ter dificuldades de suprir as suas necessidades básicas, como alimentação, casa, saúde, podendo levar a sérias repercussões psicológicas, familiares e sociais.
Veja como é feito o cálculo da taxa de endividamento
Para calcular a sua taxa de endividamento basta dividir o total das dívidas mensais pelas receitas liquidas. O resultado é um coeficiente que multiplicado por 100% indica a importância do seu estado de endividamento. A interpretação abaixo é indicativa mas acreditamos que:
- Até 30% – Parcela administrável pela maioria da população. Mas não se deixe acomodar. O ideal é não ter dívidas, portanto lute para salda-las e passe a investir este terço em poupança;
- Entre 30% e 35% – Alerta amarelo: trabalhe com o objectivo de reduzir as dívidas pelo menos tentando se incluir na percentagem anterior;
- Entre 35% e 40% – O aperto financeiro não permite nenhuma mudança estrutural ou nas receitas. É necessário reduzir as dívidas imediatamente, ou corre-se o risco de sobrendividamento e problemas em caso de emergências;
- Acima de 40% – Com quase metade da renda comprometida, fica quase impossível honrar todos os compromissos financeiros e o efeito “bola de neve” dos empréstimos e financiamentos pode transformar a situação num verdadeiro caos. Reavalie toda a sua situação financeira e reduza as suas dívidas.
A pergunta é bem simples: Se compromete parte da sua receita liquida para pagar dívidas, como planeia o seu futuro?
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
PARI: o que é e como é que o pode ajudar?
O que é o PERSI?
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.