e-loan Soluções Financeiras

Guia para juntar vários créditos num só

Juntar créditos num só tem sido uma óptima opção para quem deseja fugir do endividamento. A grande procura pelo Crédito Consolidado, demonstra que as pessoas estão mais conscientes da importância de se ter uma melhor gestão das suas dívidas. Afinal, nada mais tranquilizador do que reduzir todas as suas prestações numa só, num único dia do mês e com apenas uma taxa de juro.

Além disso, a consolidação de créditos é uma solução que pode garantir, inclusivamente uma folga extra no orçamento mensal para poder investir em novos planos ou projectos extras. Outra vantagem de juntar créditos é reduzir as suas dívidas, aumentando o prazo de pagamento do seu crédito e baixando assim a sua prestação mensal. A redução pode chegar a 60%.

Para o ajudar a compreender melhor o universo da consolidação de créditos, elaboramos um guia completo e de fácil compreensão, contendo algumas das principais dúvidas sobre o processo de juntar créditos.

Tudo que precisa analisar antes de juntar créditos.

1 – O que é o Crédito Consolidado ou Consolidação de Créditos?
2 – Que créditos posso consolidar?
3 – O que devo considerar antes de fazer a consolidação de créditos?
4 – Vale a pena aumentar o prazo? Vou estar a pagar mais na consolidação de créditos?
5 – A contratação de crédito consolidado implica em seguros?
6 – Compensa contrair um novo crédito consolidado para liquidar créditos antigos?
7 – Crédito Pessoal ou Crédito Consolidado: qual o melhor crédito?
8 – Quais preocupações que devo ter ao realizar um Crédito Consolidado? Há perigos envolvidos na Consolidação de Créditos?
9 – A quem posso recorrer para consolidar os meus créditos?
10 – Exemplo de poupança através do crédito consolidado

eloan solucoes financeiras juntar varios creditos

1 - O que é o Crédito Consolidado ou Consolidação de Créditos?

O Crédito Consolidado é uma solução que lhe permite juntar créditos num só, transformando-os em numa prestação mais baixa. Ao optar pela junção de todos os seus créditos, passará a pagar apenas uma mensalidade e com uma única taxa fixa até o final do contracto. Com isso, é possível combater o sobreendividamento, aumentando o prazo de pagamento das mensalidades e reduzindo o valor das parcelas mensais.

Outra vantagem da consolidação de créditos é que ela pode reduzir as suas dívidas até 60%. Veja no exemplo:

  • Antes de juntar créditos: pagava 1.000€ por mês.
  • Após a junção de créditos: passará a pagar 400 € numa única prestação.

Quando bem aplicada, essa operação permite até que lhe sobre uma poupança mensal para investir em novos projectos.

Leia ainda:

2 - Que créditos posso consolidar?

Juntar créditos é uma alternativa à qual recorre quem pretende desafogar a sua taxa de esforço. Há também aqueles que, por questões de praticabilidade, preferem agregar todos os créditos num só para ter apenas uma prestação com que se preocupar.

Ainda que muito abrangente, o Crédito Consolidado é um produto que deve ser utilizado para situações específicas, sendo uma medida a ponderar antes de se encontrar em situação de sobre-endividamento. Veja abaixo as categorias de créditos sugeridos a consolidar:

  • Créditos pessoais: empréstimos destinados à pessoa singular (crédito automóvel, crédito ao consumo, crédito pessoal e crédito universitário).
  • Créditos de cartões de crédito ou linhas de crédito: créditos feitos através de cartão ou financiamentos.

3 - O que devo considerar antes de fazer a consolidação de créditos?

Agora que já está ciente que consiste a consolidação de créditos, o próximo passo é entender o que deve considerar antes de optar pelo Crédito Consolidado. Sim, essa pode ser uma excelente maneira de organizar a sua vida financeira, mas antes de pensar em juntar créditos, convém entender quais são vantagens e desvantagens do crédito consolidado:

Prazos

O prazo de amortização do crédito consolidado pode ser mais alargado. Isso nem sempre é uma boa solução para quem deseja saldar as dívidas rapidamente, sem ficar preso a um financiamento mais longo. Antes de fazer a junção de todos os seus créditos, o ideal é considerar todas as dívidas que tenha contraído e o tempo estimado para as saldar.

Boa gestão financeira

A nova folga orçamental que irá ganhar ao juntar créditos precisa ser bem gerida. Esse é um cuidado que é essencial para não correr o risco de cair em tentação, aumentando assim o seu endividamento. Isso costuma acontecer, pois, muitas vezes as pessoas vêm-se com mais liberdade financeira e acabam por se descontrolar novamente com as suas finanças.

Juros

Lembre-se: prazos mais longos também podem refletir em mais juros. Aumentar o prazo para a consolidação de crédito, também irá aumentar as taxas de juro cobradas. A nossa orientação é que faça uma análise minuciosa antes de juntar créditos, para que essas taxas não acabem por ser maiores que as que pagaria sem optar pelo Crédito Consolidado. A nossa equipa de especialistas em consolidação de créditos está pronta a ajudar a encontrar a melhor alternativa para o seu caso.

4 - Vale a pena aumentar o prazo? Vou estar a pagar mais na consolidação de créditos?

A extensão do prazo deve ser vista como algo benéfico. Isto porque, essa opção irá possibilitar que quem não está com capacidade de pagar os seus créditos, possa reduzir a prestação mensal e então fazê-lo. Ao juntar créditos vai estar a pagar uma prestação mais baixa, possibilitando até que tenha flexibilidade de fazer amortizações antecipadas.

Existe a possibilidade do Crédito Consolidado gerar um Montante Total Imputado (custo total do crédito) maior. No entanto, com essa operação será possível reduzir consideravelmente a sua prestação mensal, pagando-as no prazo certo e evitando ainda mais endividamento.

5 - A contratação de crédito consolidado implica em seguros?

Ao contratar o Crédito Consolidado não é obrigatório que se adquira também um seguro. Os seguros podem sim ser solicitados pela instituição financeira, mas essa não é uma obrigatoriedade quando falamos de crédito pessoal.

Algumas instituições financeiras e de crédito também podem exigir um seguro que tenha cobertura em caso de desemprego ou doença. No entanto, ao juntar créditos o seguro mais solicitado é o seguro de vida, que permite assegurar o pagamento do crédito em caso de morte ou invalidez. Contudo, é necessário estar sempre atento às suas cláusulas contratuais e exclusões.

juncao creditos

6 - Compensa contrair um novo crédito consolidado para liquidar créditos antigos?

No caso do Crédito Consolidado, compensa. Passará a ter um único crédito com uma prestação mais baixa. Ao juntar créditos e diminuir as suas prestações mensais, é possível fazer uma melhor gestão financeira do seu orçamento familiar.

Contrair uma consolidação de crédito também pode ser benéfico para a sua folga orçamental. Dessa forma, o que poupar ao mês pode ser usado para amortizar o seu crédito mais rápido. Porém, certifique-se de que não irá utilizar a folga financeira de forma não planeada.

7 - Crédito Pessoal ou Crédito Consolidado: qual o melhor crédito?

O crédito pessoal é uma categoria de empréstimo que lhe permite solicitar uma quantia específica para pagar através de prestações fixas. Existem diversas modalidades e peculiaridades dentro desta categoria, o que pode gerar muitas dúvidas para quem não está familiarizado com os termos.

O Crédito Consolidado é uma destas modalidades, cujo objetivo é juntar créditos num só como forma a reduzir o pagamento das taxas de juro, além de poupar nas prestações mensais. Para quem deseja obter uma maior fluidez no seu orçamento mensal, as vantagens de se optar pela consolidação de créditos são inúmeras:

  • Conforto: ao invés de ter vários débitos aleatórios, passa a ter um único pagamento mensal a uma única entidade credora.
  • Poupança mensal: juntar créditos pode gerar uma redução de até 60% no total de mensalidades.
  • Taxas de juro mais aliciantes: juro mais baixo que a média. Caso queira tirar partido da sua hipoteca, a redução pode ser ainda maior.
  • Aprovação sem burocracia: a aprovação do Crédito Consolidado na e-loan Soluções Financeiras é feita de forma rápida e simples através de um simulador online.

8 - Quais preocupações que devo ter ao realizar um Crédito Consolidado? Há perigos envolvidos na Consolidação de Créditos?

Nenhuma operação financeira deve ser feita sem uma prévia análise minuciosa, e com o Crédito Consolidado isso não é diferente. Agora muitas instituições surgem com promessas surpreendentes que exigem determinado número de processos incluindo pagamento por adiantado. Deverá proteger-se assegurando que escolhe uma entidade que proteja os seus interesses. A e-loan Soluções Financeiras atua no mercado de crédito consolidado a mais de 15 anos e está pronta para ajudar a encontrar a melhor alternativa para juntar os seus créditos.

Ao juntar créditos deverá também preparar-se para uma gestão financeira mais consciente. Ou seja, é preciso ter cuidado para não contrair novos créditos de forma desordenada, utilizando a folga extra para despesas desnecessárias. A consolidação de créditos é uma solução que pode ser muito útil para uma melhor fluidez na sua vida financeira. Mas, se não for bem utilizada, pode ser uma forma a mais de cair em tentação e aumentar o seu endividamento.

9 - A quem posso recorrer para consolidar os meus créditos?

Após estar melhor informado de todas as vantagens e desvantagens de se juntar créditos, o próximo passo é se certificar de escolher uma entidade segura para fazer esta operação. Aqui na e-loan Soluções Financeiras encontramos a melhor opção para quem deseja consolidar créditos num único, protegendo os seus interesses e assegurando as melhores condições para o seu caso.

Faça um pedido de análise do seu caso de consolidação de créditos. Buscaremos encontrar a melhor alternativa para juntar todos os seus créditos num só. A nossa equipa entra em contacto consigo até 24 horas após o pedido no nosso sítio web. Se as condições forem aprovadas por si, após a consolidação de créditos, irá pagar apenas uma prestação mensal, numa data determinada e apenas a uma instituição de crédito.

10 - Exemplo de poupança através do crédito consolidado

Milhares de pessoas já entenderam que juntar créditos pode ser uma excelente solução para melhorar a sua gestão financeira. Por isso, sempre que possível, divulgamos casos reais de consolidação de créditos bem sucedida.

Um bom exemplo de poupança através do Crédito Consolidado é o casal “Ana e Nuno” que procurou a e-loan Soluções Financeiras para conseguir saldar as suas prestações mensais sem cair no sobre-endividamento. Ao optar por juntar créditos numa única mensalidade, eles conseguiram garantir uma maior fluidez nas suas dívidas, ganhando uma folga mensal extra através da redução das prestações mensais.

exemplo consolidação créditos

Antes de procurar pela nossa ajuda, o casal tinha contratado créditos pessoais e créditos com cartões e linhas de crédito que totalizam uma dívida de 45 864€. As prestações mensais eram de 1082,00€. Após a nossa ajuda, o casal viu a sua taxa de esforço ser reduzida a 38% e as suas prestações mensais passaram a ser de 674,31€. Ou seja, uma economia de 407,00€ por mês, que resulta em 4892,28€ por ano.

Neste caso, o casal optou por uma consolidação de créditos com prazo de 120 meses, que lhes possibilitou ter uma poupança mensal muito significativa. Mas, como cada caso possui peculiaridades únicas, sugerimos que antes de juntar créditos procure analisar o seu caso na totalidade.

Partilhe este artigo nas redes sociais:

artigos relacionados

LER ARTIGO
custos manter carro portugal
Saiba os principais custos de comprar e manter um carro em Portugal. Descubra dicas para poupar nas despesas do seu...

Quais os custos para manter um carro em Portugal?

LER ARTIGO
poupar ou investir qual a melhor escolha para a sua vida financeira
Descubra as diferenças entre poupar e investir, e saiba qual é a melhor estratégia para gerir as suas finanças.

Poupar ou investir: qual a melhor escolha para a sua vida financeira?

LER ARTIGO
como a aprovacao de credito pode ser impactada pelos habitos de jogo
Descubra como os hábitos de jogo podem influenciar a aprovação do seu crédito. Saiba quais os fatores que os bancos...

Como a aprovação de crédito pode ser impactada pelos hábitos de jogo

LER ARTIGO
bonus fiscal pode sair caro como evitar surpresas no irs
Saiba como a descida das retenções na fonte pode afetar o seu IRS em 2025. Dicas de poupança, deduções e...

Bónus fiscal pode sair caro: como evitar surpresas no IRS em 2025

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Scroll to Top
o que deseja PROCURAR?
Filtrar por Categoria
Selecionar todos
Cartões de Crédito
Crédito ao Consumo
Crédito Consolidado
Crédito Habitação
Crédito Pessoal
Créditos
Diversidades
Finanças
Incidentes Bancários
Institucional
Investimento
IRS
Poupança
Simuladores
Tecnologia
Trabalho

Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitaçãoirsincumprimento bancáriocartão de créditoguia