- Publicado em: 18/12/2020
- Atualizado em: 18/03/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Veja neste artigo como fazer um planeamento financeiro para 2021 e como organizar a sua vida financeira de modo a viver mais feliz.
Cada final de ano é uma boa época para fazer um balanço que inclua um bom planeamento financeiro do ano que passa e daquele que aí vem. Os desafios são mais que são muitos, e a organização financeira é a chave de ouro para entrar com o pé direito no ano novo.
Mas como posso organizar a minha vida financeira nos tempos que correm?
É uma boa pergunta que merece uma resposta concreta com dicas reais sobre gestão financeira e adaptadas às necessidades das finanças de cada pessoa que ensinam a viver o ano que vem, com uma vida financeira arrumada.
Devemos pensar positivamente e ter claro que se fizermos um planeamento financeiro sério, podemos viver com algum conforto para os milhares de imprevistos que surgem regularmente.
O novo ano está quase a chegar e neste último mês de 2020, já pode fazer o seu planeamento financeiro para 2021. Confira as dicas a seguir e aproveite para descarregar uma folha de cálculo para o ajudar a gerenciar as finanças em 2021.
Faça já o download da folha de cálculo para organizar a sua vida financeira em 2021.
Dicas gerais para planear as suas finanças o novo ano
Acreditamos que, como alguma vontade e criatividade, a organização financeira torna-se um exercício diário que, apesar de desafiante, gera frutos rápidos, reais e muito compensadores na óptica da poupança.
Para começar a entrar no tema de uma forma geral, veja o nosso artigo sobre a regra 50-15-35.
Admitindo que a simplicidade desta regra possa ser a base do destino dos seus gastos e de uma vida financeira arrumada, damos-lhe agora algumas dicas concretas de como organizar a vida financeira.
Para todos aqueles que acham que não têm como poupar, lembrem-se que é neste momento que devemos ser criativos, uma atitude muito importante para se fazer a ginástica orçamental.
Já pensou por exemplo que o subsídio de Natal pode servir para amortizar parte de um crédito? Já preparou o seu IRS? Tem as suas facturas todas organizadas com o seu número de contribuinte? Estas premissas são importantes para que o seu reembolso seja maior. Poderá encontrar mais informações sobre o reembolso de IRS na nossa página sobre Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares.
Já reparou que possivelmente este ano até vai ser mais fácil poupar no Natal? (finalmente uma boa notícia!). Vão haver menos gastos com comidas, gasolina, viagens, entre outros. Esse dinheiro pode ser poupado e não gasto.
Para uma correcta organização financeira, para além da primeira fase de planeamento é muito importante a disciplina. Este compromisso deve ser vivido por todos em casa. De nada vale uma pessoa poupar se a outra gastar. Deve ser uma colaboração de todos, até mesmo dos filhos, se for esse o caso. Quanto maior o número de pessoas a poupar, mais frutos se colhem e o planeamento financeiro tem maior capacidade de vingar.
Como organizar a sua vida financeira em 2021?
Para além das poupanças diárias que já temos em conta como a luz, água, gás, gasóleo ou gasolina, saiba como pode ir mais adiante no mundo das poupanças.
Estando no mercado financeiro há mais de 15 anos, a e-loan sente-se com alguma autoridade em aconselhar e explicar como pode ir mais longe na poupança diária, fazendo uma organização financeira a fundo nas suas finanças e pensar no seu futuro.
Siga-nos nos próximos passos e veja como pode poupar planeando com perspectiva.
Poupar no Crédito Habitação
Sabia que o crédito habitação está mais barato e que o spread baixou dadas as circunstâncias do mercado?
Devemos procurar saber e estar atentos ao que se passa no mercado de habitação, até porque não é apenas pelo spread estar mais barato que deverá rever a sua posição no mercado. Pense que também, uma revisão ou até uma transferência de crédito para outra entidade, pode ser uma oportunidade para poupar nos serviços associados a este crédito, como por exemplo o seguro e as comissões.
Podemos e devemos utilizar conselhos técnicos de quem sabe sobre o assunto e utilizar a nossa inteligência financeira para melhorar a nossa qualidade de vida. Uma negociação do crédito habitação, pode significar uma grande poupança que deverá ser utilizada para milhares de outras situações como comprar um carro novo, preparar a reforma, fazer investimentos, pagar os estudos etc.
São inúmeras as vantagens em reorganizar a vida financeira, tornando-a mais adaptada às suas necessidades e mais folgada para gastar noutros itens que necessite e não mantendo dinheiro empatado no banco.
É preciso ressalvar que nem toda a gente consegue transferir o seu crédito habitação. Apesar das novas dinâmicas de mercado, os bancos têm muita cautela na aprovação de novos créditos, exactamente também… pela situação do mercado. Assim, deverá construir um processo sólido que convença o banco que é um bom candidato. Mas há que tentar…
Se pretende rever a sua situação, simule e poupe já.
Veja também a seguir, alguns custos diários nos quais pode poupar com facilidade.
Renegocie serviços contratados
Este é aquele parágrafo que falamos dos custos do dia-a-dia e que por norma há muito mais resistência em poupar, seja por falta de tempo, por serem muitos ou por pura “preguiça”.
- Não sabemos se é o seu caso, mas ao contratar serviços como tv, net ou telefone nunca lemos até ao fim as letras pequenas em rodapé. Lá está o efeito preguiça. Mas é aqui que está o truque para saber onde podemos poupar neste tipo de serviços seja pelas obrigações temporais dos planos, seja por outras condicionantes.
- Não apontou a data do final de plano grátis daquela app que lhe ensina a dormir melhor, ou com um plano de emagrecimento infalível? Por norma há muitos esquecimentos para apagar esta tal app que não perdoa nas contas do cartão de crédito e cujo débito fica lá esquecido; só quando descobrimos, é que metemos as “mãos à cabeça”.
- Tem preguiça de ir ao ginásio e preguiça para cancelar o débito directo?
- E as multas… hoje em dia, é muito fácil saber onde não se pode andar em excesso de velocidade, aplicações como o waze já informam onde andam os radares. Porquê andar depressa e ter de pagar posteriormente um valor… sem valor?
Estes são alguns esquecimentos que em nada ajudam a poupar e além de mais são irritantes de pagar. Não concordam?
Analise e reavalie os seus seguros
Os seguros são um tema altamente técnico e para muitos complicado. São vários os produtos, várias as coberturas e muitos fornecedores. Mais uma vez aqui, ler as notas de rodapé é de extrema importância.
Ao contratar um seguro temos de ter em conta as coberturas e exclusões e de quando a quando, ajustar-nos à oferta de mercado que é bastante dinâmica.
Já pensou há quanto tempo não revê a sua carteira e analisa o mercado segurador?
Automóvel, vida, casa ou saúde são os seguros mais procurados, e pode poupar em cada um deles, tendo alguns pontos em atenção, tais como: avaliar as reais necessidades e contratar apenas aquilo que precisa; ter atenção à duplicação de coberturas no caso de ter mais do que um seguro para o mesmo efeito; pagamentos a débito ou anuais por norma poderão ter vantagens; consolidar vários seguros numa mesma entidade poderá ter as suas vantagens em termos de valores.
Sendo um assunto tão importante e também difícil aconselhar-se com um mediador pode ser benéfico e mais em conta, pois muitas vezes conseguem junto do mercado preços mais acessíveis.
Renegociação de dívidas - Renegocie os seus compromissos e dívidas
Não importa o modo como pretende organizar a sua vida financeira, desde que o faça com continuidade e de uma forma colaborativa em família. Ao fazer um planeamento financeiro eficaz tem 2 vantagens base:
- Não entra em incumprimento.
- Poderá investir em novos projectos.
Podemos considerar o acto da poupança uma verdadeira lufada de ar fresco. Ao mesmo tempo que pode pagar dívidas que tantas dores de cabeça trazem, pode ainda investir em novos projectos como estudos, nova decoração da casa, viagens, amortização de crédito entre outros.
Para atingir ainda mais sucesso nesta nova fase de organização financeira, tente junto dos seus credores negociar dívidas e prazos, pois aqui também terá variadíssimos benefícios a juntar à lista.
Uma óptima estratégia para incluir no seu planeamento financeiro é a hipótese de juntar todas as suas dívidas numa só. Isto é, além da poupança dita imediata de tudo aquilo que já falámos neste artigo, desde seguros a TV, e telefones, ao juntar todos os seus créditos num só. Isto fará com que fique com uma maior liberdade financeira. (Veja como já a seguir).
Ao apostar nesta nova vida de planeamento financeiro, a bola de neve de dívidas que outrora não deixava dormir, passa a ser uma bola de neve produtiva e positiva na óptica do investimento e não da dívida.
Juntar todas as dívidas numa só
Juntar todas as dívidas numa só faz parte de um bom planeamento financeiro e de uma reorganização financeira feliz. Imagine que tem 3 créditos a cargo, com 3 prestações, 3 taxas de juro, 3 taxas de pagamento e por vezes, 3 entidades credoras?
Não seria mais simples e benéfico, ter apenas uma dívida a pagar com menos esforço e dores de cabeça? Sim é possível.
A sua organização financeira, pode e deve contemplar a reestruturação da sua carteira de crédito numa óptica de poupança.
Comece a poupar agora
Já ouviu falar do crédito consolidado?
Não é mais do que juntar todas os seus créditos num só, conseguindo em muitos casos uma poupança efectiva de 60% das suas prestações mensais. Isto porquê?
Porque ao ficar apenas com um crédito a pagamento, paga apenas uma comissão, uma taxa de juro mais baixa, com os benefícios adjacentes de que pode escolher o banco com quem contratar e ter apenas uma data de pagamento.
O que antes julgávamos ser um processo demorado que implicava uma ida ao banco, hoje sabemos que se pode fazer através da Internet de forma simples, célere e segura com uma análise ao mercado para lhe dar melhores soluções e uma resposta em 24 horas.
Há que fazer a ressalva, que esta operação é muito importante e deve ter o melhor e mais honesto consultor do seu lado.
Veja este blog para saber mais sobre as vantagens e desvantagens do crédito consolidado e consolide a informação aqui.
Não deixe para poupar em 2021. Comece a poupar agora mesmo.
“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” é talvez o provérbio mais adequado a quem pretende começar a reorganizar a sua vida financeira.
Pode eventualmente perder algum tempo numa primeira fase, embora o nosso plano mensal proposto, ajude em muito, não só a não perder tempo, como também na organização dos custos e dívidas. Quanto mais pressa tiver em poupar, com mais dinheiro acumulado fica.
Se teve interesse em ler este artigo até aqui, é porque tem uma necessidade real de poupança e a equipa da e-loan pode ajudá-lo como já ajudou milhares de tantos outros portugueses que começaram a poupar connosco:
A e-loan Soluções Financeiras é uma analista de crédito com mais de 15 anos no mercado. Orgulha-nos as palavras dos nossos clientes que nos dão alento para continuar a apoiar e a aconselhar as famílias portuguesas nas suas opções financeiras.
Somos especializados em crédito: consolidado, habitação e pessoal, numa perspectiva eficaz de poupança. Através dos nossos simuladores de crédito, o cliente poderá através de um clique e em monos de 24 horas obter uma resposta dos nossos analistas que efectuam uma análise detalhada do perfil financeiro de cada cliente.
Propomos a solução de crédito mais adequada às suas necessidades, permitindo melhorar o seu a dia-a-dia.
Preciso de ajuda para organizar as minhas dívidas. Por onde posso começar?
Saiba o passo a passo e a lista de documentos que deve ter consigo na hora de fazer o seu crédito consolidado.
- Aceda ao nosso site e faça uma simulação online.
- Faça o envio dos dados pessoais através de nosso simulador com:
- Cópia do cartão de cidadão.
- Mapa de responsabilidades do Banco de Portugal (BP).
- Cópia dos três últimos recibos de vencimento.
- Cópia da última declaração de IRS.
- Após o preenchimento de todas as informações, submeta o seu pedido de contacto.
A e-loan Soluções Financeiras já ajudou milhares de pessoas em Portugal. Conte connosco para ajudar no seu caso.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.