e-loan Soluções Financeiras

tipos creditos financas
tipos creditos financas

Mercado de créditos: diferentes tipos de crédito que existem em finanças

06/10/2021

Partilhe este artigo nas redes sociais:

Saiba neste artigo que créditos existem no mercado. Entenda ainda quais as principais características que distinguem as diversas categorias de créditos.

Conheça algumas das principais categorias de crédito que existem no mercado e descubra as principais características que os distinguem.

Mas antes de tudo fique a saber o significado de crédito.

Precisa de um crédito, mas não sabe muito bem qual escolher? Conheça as diferenças entre os créditos.

O que é um crédito?

  • Definição de crédito: em finanças um crédito é um pedido de montante em dinheiro, realizado por uma pessoa singular ou coletiva, a uma determinada instituição financeira.

Esse montante solicitado, deverá ser devolvido à instituição de crédito no prazo acordado, nos termos de plano de pagamento de capital e juros.

Como ver um pedido de crédito aprovado?

A concessão de crédito é formalizada a partir de um contracto realizado entre a instituição financeira e a pessoa singular. Em alguns casos, poderá ser necessário dar uma garantia relativa ao pagamento. Por exemplo, no caso do crédito consolidado com hipoteca, a casa será utilizada como uma segurança do pagamento das prestações de crédito.

Que tipos de crédito existem no mercado?

Atualmente existem várias categorias de crédito no mercado, cada um deles, direcionado a financiar diferentes objetivos. Dada a impossibilidade de serem apresentados algumas das categorias de crédito que existem, este artigo irá discutir alguns dos principais créditos disponíveis em Portugal.

Os créditos que serão apresentados neste artigo são:

Se estiver interessado em algum destes produtos em específico, clique no nome do crédito e vá diretamente para o ponto do artigo que lhe interessar. Caso contrário, procure ler o artigo na íntegra e aprenda um pouco mais sobre algumas das principais categorias de crédito do mercado financeiro.

Crédito Pessoal

  • Definição de crédito pessoal: o crédito pessoal ou crédito ao consumo é um empréstimo que visa satisfazer as necessidades de crédito a médio prazo. O Crédito Pessoal destina-se à aquisição de bens ou serviços de longa duração.

Com diferentes objetivos associados, o crédito pessoal poderá cobrir despesas como:

  • 1ª necessidade: despesas com mobiliário de habitação, saúde, eletrodomésticos, compra de um carro, etc.
  • 2ª necessidade: despesas com férias ou viagens de lazer.
  • Outras importâncias: despesas com impostos, batizados, casamentos, coimas, casamentos, concertos, transportes, etc.

Crédito Habitação

  • Definição de crédito habitação: o crédito habitação é uma modalidade de crédito que permite a obtenção de um empréstimo para comprar uma casa. O objetivo principal deste empréstimo está em obter uma taxa de SPREAD o mais baixa possível.

Conseguir dinheiro extra para além do crédito habitação?

Comprar uma casa é sempre um desafio para qualquer família. Não só pela compra da própria casa, mas também em relação a outras despesas.

Algumas despesas associadas à compra de uma casa são:

  • Despesas de entrada da casa.
  • Despesas de recheio de lar.
  • Despesas para obras.
  • Outras categorias de despesas.

Se estiver a pensar em comprar uma casa e pagar atualmente várias dívidas mensais, o crédito consolidado poderá ajudá-lo.

Veja a seguir como esta modalidade de crédito funciona e como poderá fazer a diferença nas despesas familiares.

Crédito Consolidado

  • Definição de crédito consolidado: o crédito consolidado ou consolidação de créditos é uma solução financeira que permite a combinação de vários créditos num só, ficando a pagar uma única prestação mensal.

Uma das principais vantagens do crédito consolidado é o facto desta solução financeira permitir um aumento dos níveis de poupança do agregado familiar. Num crédito consolidado, a economia mensal pode mesmo chegar aos 60%.

A consolidação de créditos tem outras vantagens associadas:

Se considerar que alguma das situações apresentadas se enquadra no seu perfil, não perca mais tempo e simule já um pedido de crédito consolidado.

Exemplo da Juliana que pediu um crédito consolidado para reorganizar as finanças do orçamento familiar e conseguir dinheiro extra para reformular a casa

A Juliana pagava 3 créditos em 3 bancos diferentes.

Antes da consolidação de créditos:

  • 1 crédito habitação: 800€/mês.
  • 1 crédito automóvel: 700€/mês.
  • 1 crédito de cartão de crédito: 500€/mês.

Em resumo:

1 crédito habitação (800€) + 1 crédito automóvel (700€) + 1 crédito de cartão de crédito (500€) = 2000€

Ao todo, pela soma dos 3 créditos, a Juliana tinha uma despesa mensal de 2000€ a cada mês. Ela gastava uma média de 24000€/ano para pagar os créditos. Esta quantidade de dinheiro representava uma fatia muito significativa no orçamento familiar.

Veja o cálculo:

12 (meses) x 2000€ = 24000€/ano

Numa altura da sua vida, a Juliana decidiu fazer obras na sua casa. No entanto, como tinha várias dívidas de crédito ativas, temia que se pedisse um crédito pessoal pudesse entrar em situação de incumprimento bancário. E foi neste ponto que a Filipa, uma amiga da Juliana, sugeriu-lhe que efetuasse uma simulação de crédito consolidado e-loan.

Esperançosa com a solução encontrada pela amiga, a Juliana decidiu seguir a dica e resolveu fazer uma simulação de consolidação de créditos sem compromisso. Durante a simulação, a Juliana descobriu alguns dos vários aspetos positivos do crédito consolidado.

A consolidação de créditos permite:

  • Reduzir o número de dívidas mensais: ficando a pagar apenas uma prestação mensal, por um valor muito mais baixo.
  • Aumentar os níveis de poupança familiares: com reduções que poderiam ir até aos 60%.
  • Adquirir dinheiro extra: a liquidez adicional do crédito consolidado poderia ser utilizada para novos projetos e sonhos, por exemplo, reforma a casa, viajar, estudar, entre outros.

Veja na prática como ficou a simulação de consolidação de créditos da Juliana:

1 pagamento mensal = 800€/mês (crédito consolidado com empréstimo de dinheiro extra usado para estudar)

Depois da consolidação de créditos:

2000€ – 800€ = 1200€ (economia de 60%)

No final do ano, a economia rondaria os 14400€.

Veja o cálculo:

Economia Anual = 1200€ x 12 (meses) = 14400€/ano

Ou seja, ao aderir ao crédito consolidado, a Juliana obteve uma poupança anual de 14400€.

Além disso, com a consolidação de créditos, foi possível conseguir um empréstimo de dinheiro extra no valor de 10000€. Esse valor foi usado para garantir que a Juliana conseguia fazer a reforma da casa, sempre sem pôr em causa os seus compromissos financeiros.

O que devo fazer antes de efetuar um pedido de crédito?

Deve antes de tudo, encontrar uma empresa reconhecida e séria para o ajudar no processo de consolidação de créditos. A e-loan Soluções Financeiras é uma empresa de especialistas em crédito consolidado que, ao longo dos últimos 15 anos, já ajudou milhares de famílias portuguesas a reorganizarem as finanças do orçamento familiar.

Distinguida como PME Líder desde 2018, a e-loan Soluções Financeiras orgulha-se de afirmar que muitos dos nossos clientes ficaram felizes com o resultado obtido e puderam reorganizar as finanças e acabar com as dívidas.

E por onde começar? Deve simular e enviar os dados e documentos necessários para que o seu pedido de análise de crédito consolidado seja avaliado por nossa equipa de especialistas.

Como simular um pedido de crédito consolidado?

É muito fácil. Basta seguir as etapas indicadas a seguir.

Antes de pedir o crédito é importante que procure:

  1. Aceder ao nosso simulador de créditos, no final da página.
  2. Enviar os dados necessários. Envie todas as informações para garantir rapidez na análise do seu pedido.
  3. Enviar os documentos indicados a seguir:
  1. Aguardar o contacto da nossa equipa de especialistas. A resposta é a mais rápida de Portugal e deve ocorrer até 24 horas realizar o seu pedido (2ª a 6ª - 10:00 horas - 18:00 horas).

Faça já a sua simulação de crédito gratuita num dos nossos simuladores. Lembre-se sempre, estamos aqui para o ajudar a esclarecer algumas das suas principais dúvidas sobre Finanças. Conte connosco.

Simulação de pedido de Crédito Consolidado
A carregar

INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

 

ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

 

O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

(ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

(iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

 

Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

 

(i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

(ii) Cookies de sessão – são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Os Clientes/Utilizadores poderão desativar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página “Gerir o uso de cookies”. Ao desativar os cookies o website e-loan® poderá não funcionar corretamente.

 

A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

 

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

Partilhe este artigo nas redes sociais:

artigos relacionados

LER ARTIGO
mapa responsabilidades credito banco portugal
Passo a passo para obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (CRC).

CRC Banco de Portugal: como obter?

LER ARTIGO
diferencas fiador segundo titular
Conheça as principais diferenças entre ser fiador ou segundo titular num pedido de crédito.

Diferenças entre fiador e segundo titular

LER ARTIGO
taxas cartoes credito aumentam
Banco de Portugal anunciou que em 2024, taxas máximas dos cartões de crédito poderão atingir os 19%. Veja no exemplo...

Taxas de cartão de crédito podem atingir os 19% em 2024

LER ARTIGO
credito pessoal ou cartao credito
Conheça neste artigo o significado de crédito pessoal e cartão de crédito e entenda qual destas soluções de crédito poderá...

Crédito pessoal ou cartão de crédito – qual a melhor opção?

Tags do artigo

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Scroll to Top
o que deseja PROCURAR?