- Home »
- Blog »
- Crédito Habitação »
- Euribor volta a cair! Novos mínimos em 3, 6 e 12 meses
- Publicado em: 03/09/2024
- Atualizado em: 04/10/2024
- Redator: Raquel Esteves
- Revisor: Pedro Leite
Prestação da casa baixa até 108 euros em Outubro
Euribor cai para novos mínimos a 3, 6 e 12 meses. As taxas Euribor 2024 registaram novamente uma queda, o que pode trazer uma redução significativa nas prestações do seu crédito habitação, já este mês de Outubro, trazendo um alívio considerável no orçamento familiar.
Queda da Euribor: qual o impacto nas prestações do crédito habitação?
A Euribor é a taxa de referência para muitos contratos de crédito à habitação em Portugal. Os contratos de crédito à habitação já tinham sido atualizados em setembro, no entanto, esta quarta-feira voltaram a descer. Esta descida da Euribor pode traduzir-se numa diminuição das prestações mensais em até 108 euros.
Com as alterações desta semana, a taxa Euribor a 3 meses, que baixou para 3,238%, continua acima da taxa Euribor a 6 meses (3,071%) e da taxa Euribor a 12 meses (2,712%).
Porque está a Euribor a descer?
A descida das taxas Euribor deve-se a vários fatores económicos globais. Recentemente, o mercado sofreu um “crash” nas bolsas internacionais, que aumentou a pressão sobre os bancos centrais para aliviar a política monetária e evitar problemas económicos mais graves.
A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 17 de outubro, na Eslovénia e, prevê-se, que as taxas Euribor continuem a baixar.
A maior queda da Euribor em 15 anos
A Euribor está a registar a maior queda mensal dos últimos 15 anos.
A taxa a 6 meses, usada na maioria dos créditos à habitação em Portugal, manteve-se em 3,092%, o valor mais baixo desde março de 2023. Em julho, 37,1% dos empréstimos com taxa variável estavam indexados a esta taxa. As taxas Euribor a 12 e 3 meses também caíram, para 2,745% e 3,246%, respetivamente.
O Banco Central Europeu reduziu a sua taxa de juro para 3,5% em setembro, e os mercados esperam uma nova descida em outubro, devido à queda da inflação.
Esta queda da Euribor é uma boa notícia para quem tem crédito à habitação, uma vez que é com base na média mensal da Euribor que os bancos calculam a prestação da casa.
Alívio nas prestações de crédito à habitação
Em Portugal, cerca de 90% dos contratos de crédito à habitação têm taxa variável. Isso significa que a maioria das famílias portuguesas vai beneficiar deste alívio financeiro, especialmente após os aumentos significativos das prestações nos últimos dois anos, quando a Euribor atingiu os valores mais altos em mais de uma década.
Qual é a previsão da Euribor nos próximos tempos? As previsões apontam para uma continuidade na descida das taxas Euribor – entre 2,2% e 2,25% em 2025.
Atenção que, ainda assim, estas quedas não anulam a subida dos encargos registados nos últimos dois anos. Mesmo depois desta queda na prestação, o valor mensal a pagar ao banco continua muito acima do valor que era pago há dois anos atrás.
Quanto pode poupar na prestação da casa já em outubro?
Quem tiver a revisão da taxa de juro do crédito à habitação já em outubro vai sentir uma redução significativa na prestação mensal. Vamos a alguns exemplos práticos da queda da taxa Euribor:
- Euribor a 3 meses: a prestação a 3 meses, calculada com a taxa de 3,433%, vai ser de 754,07 euros. São menos 26,14 euros face à última revisão feita com os valores finais de junho de 2024 (3,725%). Isto significa que ao longo dos próximos 3 meses vai poupar 78,42.
- Euribor a 6 meses: a prestação a 6 meses, calculada com a taxa de 3,258%, vai ser de 738,61 euros. São menos 57,02 euros face à última revisão feita com os valores finais de março de 2024 (3,895%). Nos próximos 6 meses, vai conseguir poupar 342,12 euros com a prestação do crédito à habitação.
- Euribor a 12 meses: a prestação a 12 meses, calculada com a taxa de 2,936%, vai ser de 710,60 euros. São menos 108,35 euros face à última revisão feita com os valores finais de setembro de 2023 (4,149%). Neste caso, significa que vai poupar 1300,20 euros ao longo dos próximos 12 meses.
A descida das taxas Euribor é uma oportunidade para muitas famílias portuguesas reduzirem os encargos mensais com o crédito à habitação. Se tem um contrato de crédito à habitação com taxa variável, este é o momento de verificar a atualização da sua prestação e preparar-se para um alívio nas suas finanças pessoais.
Ficou com dúvidas e precisa de ajuda? Fale com a e-loan Soluções Financeiras, estamos sempre disponíveis para o ajudar.
A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal, especializada em crédito consolidado. Junte os seus créditos num só pagamento mensal, com taxas competitivas e flexíveis.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Crédito Habitação: tendências para 2025
Amortização do crédito habitação em 2024
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.