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- As moratórias de crédito à habitação terminaram
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 15/10/2021
- Atualizado em:19/03/2024
Com o fim das moratórias, saiba como evitar o incumprimento bancário
O fim das moratórias de crédito habitação chegou. A partir de agora, é importante pensar em soluções que o ajudem a evitar ao máximo o incumprimento bancário. Para facilitar, a e-loan preparou algumas dicas daquilo que deverá fazer para proteger as finanças familiares no pós-moratórias de crédito.
3 dicas de como recuperar o controlo financeiro no pós-moratórias
3 dicas para evitar o incumprimento bancário no fim das moratórias de crédito habitação
As moratórias de crédito habitação foram um apoio importantíssimo para muitas famílias que, devido à pandemia, viram os seus rendimentos afetados por um longo período. No entanto, essa ajuda do governo terminou e é hora de encontrar alternativas para evitar de ter problemas financeiros. Conheça a seguir, 3 dicas de como evitar o incumprimento bancário no pós-moratórias de crédito habitação.
Dicas para evitar a entrada para a lista negra do Banco de Portugal no pós-moratórias de crédito habitação
- Reavaliar a situação financeira com o banco.
- Conhecer soluções que ajudem a aumentar os níveis de poupança familiares.
- Conhecer propostas de crédito alternativas.
Veja a seguir, o significado de cada uma das dicas. Se no final do artigo não ficar esclarecido, sinta-se à vontade para nos enviar um comentário no nosso blog de Finanças.
Saiba como evitar incumprimento no fim das moratórias de crédito habitação - 3 dicas daquilo que poderá fazer
Vamos à lista das dicas que o poderão ajudar a evitar o incumprimento bancário no pós-moratórias de crédito habitação.
1 - Reavaliar a situação financeira com o Banco
Beneficiou da ajuda das moratórias de crédito habitação, mas sente que não terá disponibilidade financeira para retomar o pagamento de todas as suas dívidas? Se for o caso, a primeira coisa que deverá fazer, passa por efetuar um pedido de reavaliação da sua situação financeira. Lembre-se que o banco é um dos principais interessados que não falhe com o pagamento das dívidas de crédito. Por isso, é provável que reúna todos os esforços para o ajudar a pagar as suas dívidas, evitando o incumprimento bancário.
Neste sentido, uma das soluções que poderá ser apresentada para o fim das moratórias de crédito é o PARI. Veja a seguir, o que isto significa.
O que é o PARI?
- Definição de PARI: o PARI ou Plano de Ação para o Risco de Incumprimento é um instrumento preparado pelos bancos que visa anteceder situações de incumprimento bancário.
Com a ajuda deste plano, o cliente tem direito a uma reavaliação financeira das suas possibilidades para efetuar o pagamento do crédito.
Se a solução encontrada pelo banco não for suficiente boa para si, procure sempre recorrer à ajuda de outras empresas que o ajudem a evitar ao máximo o incumprimento bancário. Conte com a e-loan Soluções Financeiras.
A e-loan Soluções Financeiras é uma empresa de especialistas em crédito consolidado, que poderá ajudar a enfrentar o fim das moratórias de crédito habitação, com maior facilidade. Se estiver a precisar de uma ajuda, não perca mais tempo, conte connosco e faça já o seu pedido de análise gratuito.
2 - Conhecer soluções que o ajudem a aumentar os níveis de poupança familiares
Se estiver perto de retomar o pagamento de todas as suas dívidas mensais no fim das moratórias de crédito habitação, é natural que volte a sentir uma grande sobrecarga nas despesas familiares. Por isso, é fundamental que comece a pensar que comece a pensar em soluções que o ajudem, sobretudo para aumentar os níveis de poupança familiares.
Algumas ferramentas que o poderão ajudar a melhorar o controlo financeiro são:
- Folha de Cálculo de controlo financeiro: com a ajuda de uma folha de cálculo para controlo financeiro, poderá reorganizar as finanças e identificar as entradas e as saídas de dinheiro que tiver no orçamento familiar. Descarregue gratuitamente a folha de cálculo e-loan para ajudar a reorganizar as finanças.
- Listas de compras: fazer uma lista do que tem a comprar pode ajudar a obter um maior controlo de todas as despesas. As listas ajudam a perceber os artigos ou produtos essenciais e aqueles que não necessários para o seu dia a dia.
- Promoções e saldos que ajudam nas finanças pessoais: procure encontrar oportunidades de promoções ou saldos de loja para comprar o que precisa com condições melhores.
- Blog de Finanças: assine o nosso blog sobre finanças e obtenha informações e dicas de poupança diárias.
Acredite que este passo é um dos que mais terá impacto no âmbito das finanças familiares. Além disso, este passo permitirá também que consiga ainda um fundo de poupança, o qual poderá ser utilizado para vários aspetos, como nomeadamente evitar o incumprimento bancário.
3 - Conhecer soluções alternativas para reorganizar os créditos
Hoje em dia, existem várias soluções pensadas para fazer uma reorganização de créditos. Essencialmente, essas soluções de crédito servem para o ajudar em períodos financeiramente mais debilitados, como nomeadamente o pós-moratórias de crédito habitação. Uma dessas soluções é o crédito consolidado.
A consolidação de créditos permite juntar várias das suas dívidas mensais em apenas um pagamento e obter uma redução significativa das prestações mensais até 60%.
Veja a seguir outras vantagens do crédito consolidado:
Melhorar o perfil financeiro
Adira à consolidação de créditos, reduza o esforço financeiro para pagar as suas dívidas e obtenha uma melhoria significativa da sua taxa de esforço.
Aumentar os níveis de poupança
Junte várias das suas dívidas mensais num crédito consolidado. Pague apenas uma mensalidade, por um valor muito mais baixo todos os meses. Aproveite a folga financeira do crédito consolidado para aumentar os seus níveis de poupança familiares.
Escolha que créditos quer consolidar
Ao aderir ao crédito consolidado, no fim das moratórias de crédito habitação, não precisa de juntar todos os créditos que estiver a pagar. Consolide apenas os créditos que considerar benéficos para o seu orçamento familiar.
Obter um empréstimo de dinheiro extra
Com a consolidação de créditos pague todas as suas dívidas mensais e solicite ainda um empréstimo de liquidez extra sem grandes burocracias, para aderir novos sonhos ou projectos.
Flexibilidade nas datas para pagar
Ao juntar vários créditos num só poderá escolher a melhor data para efetuar o pagamento da sua única mensalidade. Imagine-se, por exemplo, que pagava 3 créditos em 3 bancos diferentes. Com o crédito consolidado poderá ficar a pagar apenas um crédito, por um valor e numa só data.
Como posso evitar uma situação de incumprimento no pós-moratórias de crédito?
Pode contar connosco. A e-loan Soluções Financeiras está no mercado português há mais de 15 anos e já ajudou milhares de famílias a fazer a reorganização dos seus créditos. Somos uma referência em reorganização financeira com o crédito consolidado.
Se precisa de ajuda para retomar o pagamento das suas mensalidades de crédito habitação, conte com a e-loan para o ajudar a evitar uma situação de incumprimento no pós-moratórias de crédito habitação.
Como simular um pedido de crédito consolidado gratuito?
Conheça os passos que deve seguir para fazer o seu pedido gratuito de avaliação de consolidação de créditos e-loan.
- Faça a simulação de crédito consolidado para o pós-moratórias no simulador.
- Envie as informações necessárias. Quanto mais apuradas forem as informações, mais rápida será a resposta do pedido de simulação de consolidação de créditos.
- Submeta todos os documentos indicados no simulador. Assim terá uma resposta mais rápida do seu pedido:
- Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (BP).
- Cópia do Cartão de Cidadão.
- Cópia dos 3 últimos recibos de vencimento.
- Cópia da última declaração de IRS.
- Aguarde o contacto dos nossos especialistas em crédito consolidado. A e-loan Soluções Financeiras tem a resposta mais rápida do mercado. O feedback do seu pedido de consolidação de créditos deve chegar em menos de 24 horas (segunda a sexta-feira das 09:00 horas – 18 horas).
Agora que já conhece 3 dicas de como poderá sobreviver ao pós-moratórias de crédito habitação é a hora de agir. Lembre-se que o importante mesmo, é evitar o incumprimento bancário, pois nesses casos terá muita dificuldade em encontrar uma solução para um cenário de endividamento. Se precisar de alguma ajuda extra, não se esqueça que pode contar com a ajuda e-loan Soluções Financeiras.
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FINALIDADES DO TRATAMENTO
Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:
(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;
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PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS
O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.
Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo, a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.
Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.
DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS
Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:
(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;
(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;
(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;
(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;
(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;
(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.
(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;
(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].
Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]
SEGURANÇA DOS DADOS
A Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR
-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:
-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)
-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)
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