- Home »
- Blog »
- Crédito Consolidado »
- Consolidar créditos ou renegociar créditos? Entenda a diferença
- Publicado em: 29/06/2020
- Atualizado em: 25/07/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Atualizado por: Raquel Esteves
Devo consolidar ou renegociar créditos?
Para responder a esta questão, é fundamental compreender primeiro como estão as suas obrigações junto do banco e, depois, tomar a decisão.
Além disso, antes de considerar a consolidação ou a renegociação de créditos, é fundamental entender as diferenças entre as duas opções. Ambas têm vantagens e desvantagens, sendo importante analisar cada caso em particular. Conheça agora as principais diferenças.
Qual a diferença entre crédito consolidado e renegociação de créditos?
A consolidação e a renegociação de créditos são duas estratégias financeiras distintas, cada uma com características, benefícios e objetivos específicos.
- Consolidação de Créditos: trata-se de juntar vários empréstimos ou dívidas numa única dívida com uma única prestação mensal. O objetivo é simplificar a gestão das dívidas e, geralmente, reduzir o valor total das prestações mensais.
- Renegociação de Créditos: consiste em modificar os termos de um ou mais empréstimos existentes, de modo a que sejam mais geríveis. Isto pode envolver a extensão do prazo de pagamento, a redução das taxas de juro, ou a introdução de um período de carência.
Quais são os procedimentos?
- Na consolidação de créditos vai contrair um novo empréstimo que será utilizado para pagar todas as dívidas existentes. Este novo empréstimo terá uma única taxa de juro e um único prazo de pagamento.
- Na renegociação de créditos irá negociar diretamente com o credor para modificar os termos de um empréstimo já existente. Não é necessário fazer um novo empréstimo.
Qual é o impacto no pagamento?
- Com a consolidação de créditos consegue, normalmente, uma prestação mensal mais baixa devido à extensão do prazo de pagamento e, potencialmente, a uma taxa de juro mais baixa. Contudo, o custo total do empréstimo pode aumentar devido aos juros acumulados ao longo do tempo.
- Já na renegociação de créditos pode reduzir a prestação mensal ou diminuir a taxa de juro, mas a eficácia depende dos termos acordados com o credor. O custo total do empréstimo pode ser menor ou maior, dependendo das novas condições.
Para saber mais sobre como consolidar créditos e renegociar créditos, entre em contacto com a nossa equipa. Na e-loan, a sua simulação pode ser feita sem compromisso, com um tempo de resposta de até 48 horas.
Requisitos da consolidação de créditos e da renegociação de créditos
Para uma consolidação de créditos é necessário:
- Uma situação financeira relativamente estável;
- Ter mais que um crédito a decorrer;
- Não ter prestações de crédito em atraso.
No que diz respeito à renegociação de créditos, esta pode:
- Ser iniciada por qualquer mutuário que esteja a ter dificuldades financeiras, mesmo aqueles com pagamentos em atraso;
- Requerer a cooperação do credor, que pode ou não aceitar renegociar os termos.
É importante que tenha em atenção que se tiver uma renegociação de créditos devido a incumprimento bancário, não poderá solicitar a consolidação de créditos até que a dívida seja totalmente liquidada, independentemente do valor.
Quais as vantagens e desvantagens?
Consolidação de Créditos:
- Vantagens: simplificação da gestão das dívidas, potencial redução das prestações mensais, possibilidade de obter uma taxa de juro mais baixa.
- Desvantagens: pode aumentar o custo total do empréstimo devido ao prolongamento do prazo, pode exigir garantias ou fiadores.
Renegociação de Créditos:
- Vantagens: ajuste das condições de pagamento para evitar o incumprimento, pode resultar em prestações mensais mais baixas ou taxas de juro reduzidas.
- Desvantagens: depende sempre da aprovação do credor, pode não resultar em termos significativamente melhores.
Podemos assim concluir que a consolidação de créditos é ideal para quem tem múltiplas dívidas e deseja simplificar e potencialmente reduzir os seus pagamentos mensais, já a renegociação de créditos é mais adequada para quem tem dificuldades em cumprir os termos de um, ou mais, empréstimos específicos e necessita de ajustar essas condições para não entrar em incumprimento bancário.
Nota:
- Em Portugal, existem mecanismos específicos para a renegociação de créditos em situações de dificuldade financeira, como o PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento) e o PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento). Estes planos oferecem apoio adicional para renegociar créditos e evitar o incumprimento.
Se a consolidação de crédito pode ser uma solução para si, consulte-nos e comece já a melhorar a sua vida financeira. Na e-loan Soluções Financeiras podemos ajudá-lo!
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Consolidar créditos: o que ninguém lhe conta
Consolidação de créditos veja como fazer?
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.