- Home »
- Blog »
- Cartões de Crédito »
- Má utilização do cartão de crédito e os perigos associados
- Publicado em: 19/10/2022
- Atualizado em: 21/02/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Veja neste artigo os erros mais comuns no uso de cartões de crédito
A utilização incorreta de cartões de crédito poderá trazer consequências negativas para as finanças de qualquer família. É fundamental conhecer os perigos associados ao uso incorreto de um cartão de crédito, para prevenir problemas como o acumulo de dívidas mensais – prejudiciais para a saúde financeira.
Conheça ainda soluções que poderão melhorar o seu perfil financeiro
Saiba neste artigo quais os principais erros associados ao uso indevido dos cartões de crédito. Conheça ainda uma solução pensada para aqueles que estejam a pagar várias mensalidades de cartão de crédito e queiram reduzir este impacto nas suas finanças. Mas antes de tudo, comecemos por conhecer o significado do termo cartão de crédito.
O que é um cartão de crédito?
Um cartão de crédito é uma forma de pagamento que permite a aquisição de produtos ou serviços em vários estabelecimentos ou aplicações onde é aceite. No fundo, o cartão permite fazer compras sem ter obrigatoriamente dinheiro na conta, criando por vezes a ilusão de que tem mais dinheiro do que aquele que possui na realidade.
Algumas das operadoras de cartões de crédito mais conhecidas em Portugal são:
A utilização de um cartão de crédito deverá ser feita de forma responsável. Caso contrário, o seu uso poderá ser um risco para as finanças pessoais.
NOTA:
Caso se identifique com alguns dos erros – procure corrigi-los antes que seja tarde demais – aproveite as dicas apresentadas pela e-loan ao longo deste artigo.
7 erros mais comuns na utilização de um cartão de crédito
Caso queira seguir directamente para algum dos perigos indicados – utilize a ajuda do sumário para melhorar a navegação.
1 - Não anotar todas as despesas
Este é um dos primeiros comportamentos que pode assinalar o uso indevido de um cartão de crédito. Não ter noção de como o seu dinheiro foi gasto é prejudicial para a sua saúde financeira.
Se tiver que, em algum momento, utilizar um cartão de crédito, procure anotar todas as despesas que teve.
Um extrato pormenorizado do seu cartão é uma boa forma de controlo.
Outras soluções poderão passar por usar:
- Uma Folha de Controlo Financeiro: para anotar todas as saídas e entradas de dinheiro da sua conta bancária.
- Um caderno: para registar todos os seus gastos.
De uma forma ou de outra, saiba para onde vai o seu dinheiro. Controle melhor as suas despesas, e reorganize toda a sua situação financeira.
2 - Utilizar mais do que um cartão de crédito
Utilizar vários cartões de crédito poderá traduzir-se numa verdadeira confusão no que toca a manter um maior controlo sobre todos os seus gastos. Com mais do que um cartão de crédito poderá exagerar nas compras, e gastar mais do que as suas possibilidades financeiras.
Na prática:
Quando o limite de compras é atingido, muitas pessoas acabam por utilizar um cartão atrás do outro.
Esta situação acaba por levar a grandes dificuldades financeiras como por exemplo, a entrada em incumprimento bancário. Para reduzir os riscos do uso ilimitado de cartões de crédito, procure limitar a sua utilização para períodos em que seja extremamente necessário.
NOTA:
- Os clientes que apresentarem uma boa gestão dos seus cartões de crédito poderão aceder a um conjunto de benefícios, como o cashback, ou pontos de milha.
3 - Não adicionar limite nos cartões de crédito
Este é um dos erros mais comuns dos utilizadores de cartões de crédito. Ao recorrer a um cartão de crédito poderá ficar com a falsa impressão de que:
Nenhum dinheiro sai da sua conta.
Contudo, esta realidade durará por pouco tempo e, nos piores casos, poderá mesmo tornar-se num pesadelo. Para evitar problemas desta categoria, é aconselhável que, ao ter um cartão de crédito, procure definir um limite do máximo de 50% da sua receita líquida, ou seja, aquilo que ganha após todos os descontos.
NOTA:
- Se precisar de calcular o valor do seu salário líquido – utilize o simulador de salário líquido e-loan, e saiba o valor do seu ordenado atual, de uma forma totalmente gratuita.
4 - Pagar contas de água, luz e telefone com cartão de crédito
Muitas pessoas acabam por concentrar todos os seus pagamentos num só cartão de crédito, ganhando a ilusão de que não precisam de se preocupar com mais do que uma fatura.
Contudo, saiba que:
Pagar contas fixas, como a fatura do telefone, a subscrição do ginásio, a energia ou a água com cartão de crédito não costuma ser um bom negócio.
As várias administradoras dos cartões irão cobrar-lhe a mais pela fatura com a implementação de juros mais elevados – o que será bastante prejudicial para as suas finanças.
5 - Pedir cartões de loja
É muito comum que várias lojas ofereçam cartões de crédito ao consumo, procurando fidelizá-lo. Contudo, estes poderão tornar-se numa verdadeira “bola de neve” para gastar dinheiro. Assim, apesar de existirem vários benefícios associados às compras com estes cartões, muitas lojas só permitem o pagamento da factura nesses locais, incentivando, no futuro, ao consumo massivo de outros bens nesse estabelecimento. Além disso, cartões conhecidos como “Private Label” apresentam taxas de juro mais elevadas.
6 - Não consultar o saldo com frequência
Ao efectuar pagamentos com o cartão de crédito, é natural que o dinheiro saia da sua conta numa fase posterior. Esta facilidade leva a que muitas pessoas acabem por relaxar bastante sobre a consulta dos saldos da conta.
Quando o dinheiro não sai directamente, é fácil perder a noção e gastar mais do que temos disponível.
Estas situações poderão levar a momentos de grande dificuldade na hora de pagar as faturas. Por isso, sugerimos que, se utilizar o seu cartão de crédito, procure fazer o acompanhamento geral dos seus gastos, utilizando a ajuda de aplicações como a do banco onde tem a sua conta registada.
7 - Pedir um cartão de crédito com mensalidade mínima
Pagar a mensalidade mínima dos cartões de crédito poderá tornar-se, a longo prazo, numa dívida impagável. Isto deve-se ao facto de:
Ao pedir um cartão de crédito com valores mínimos, ficará a amortizar uma quantidade elevada apenas em juros.
Evite pagar o valor mínimo ou parcelar o seu débito. Se já estiver a pagar várias mensalidades de cartão de crédito, uma das soluções que poderá ajudar a reduzir as suas prestações e a conseguir dinheiro extra é o crédito consolidado – saiba no artigo de amanhã como a consolidação de créditos poderá ajudar a melhorar a gestão das suas finanças.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.