- Home »
- Blog »
- Cartões de Crédito »
- Espiral de dívidas de crédito: como evitar.
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 29/11/2018
- Atualizado em:23/01/2024
Principais perigos utilização cartões de crédito em épocas festivas
A quantidade de despesas com o Natal a isso obriga. Mas com o início do Ano Novo, não melhora. Com os festejos típicos do final do ano, entra-se com o pé esquerdo com a conta já desfalcada pelas extravagâncias. Recorrer ao cartão de crédito já se tornou um hábito.
Os bancos, aproveitam-se desta situação e esticam os plafonds, diminuem taxas, oferecem melhores condições e tornam os seus produtos mais atraentes com manobras de marketing como presentes de boas vindas ou promessas de adesão fáceis.
Cuidados a tomar com as dívidas de crédito
Tenha atenção! Sim, estamos no Natal, mas infelizmente o espírito não é totalmente genuíno. O que não está a pagar agora, irá pagar depois.
Ou seja, há que ter um cuidado especial nesta altura do ano. A alternativa ao cartão de crédito é pagar em numerário, que lhe permite valorizar os seus gastos de forma mais consciente mas se não há forma de evitar o crédito pessoal, pelo menos tente fazê-lo da maneira mais sensata.
TAEG
A taxa anual efetiva global é o que mede os encargos totais associados ao seu cartão. Saiba qual é ela, pois em tendo de usar o cartão de crédito faça-o com aquele que tem a taxa menor.
Vários créditos
Se tem vários cartões e seguindo o raciocínio do ponto em cima, compare as taxas cobradas em cada um deles e use o mais barato. Planeie com antecedência e seja organizado. Anote todos os limites e quais os pagamentos que já fez, conseguindo assim perceber quanto ainda pode gastar. No entanto, o conselho que damos é que deixe alguma margem para imprevistos, pois estes acontecem regularmente, seja uma avaria no carro, material escolar extra, uma consulta que não estávamos a contar, etc etc.
Plafonds e avaliação de risco
Os plafonds contratados inicialmente, poderão ser alterados pelo banco se houverem mudanças nas condições de pagamento do cliente. Se mudou de emprego e ganha menos ou se há atrasos nos pagamentos o banco reavalia a taxa de risco mas deverá sempre avisar o seu cliente. Por vezes em épocas de azáfama como o Natal, os plafonds ou limites do crédito podem ser aumentados, mas poderá tratar-se mais uma vez de um engodo, pois a tendência natural é usar mais o cartão.
Mora
Acontece por isso, muitas vezes não haver dinheiro no dia em que o cartão deverá ser pago, entrando em juros de mora o que irá influenciar mais uma vez na análise de risco.
Taxa de esforço
Mesmo que pague tudo a tempo e horas, saiba que a percentagem do uso do plafond é considerada para calcular a taxa de esforço que mais não é do que o peso que todas as prestações de crédito têm no seu rendimento mensal.
Saiba qual a alternativa para liquidar os seus créditos GRÁTIS.
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.