- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 20/03/2019
- Atualizado em:14/11/2023
Diminua o seu stress financeiro
Com o acumular do stress financeiro, surgem perdas de sono, irritações, baixa auto estima, o que dificulta (ainda mais) o processo de saída do endividamento e que na maior parte das vezes traz prejuízos para o corpo e para a mente.
Vamos recomendar-lhe alguns passos simples para dar a volta à sua vida financeira e se tornar uma pessoa mais feliz:
6 dicas para diminuir o stress financeiro
1 – Tomada de consciência
O primeiro passo para uma mudança efetiva na sua vida, seja de que tipo for, é a consciencialização do problema. Enquanto procura desculpas ou aponta culpados para os seus problemas, está-se a desresponsabilizar do problema. Para além de assumir a responsabilidade deverá comprometer-se com a mudança. O caminho não é fácil e muitas vezes não é rápido, mas é simples e o resultado faz todo o esforço valer a pena.
2 – Objetivos financeiros
Tenha um plano que o ajude a ter metas e objetivos. É bem mais fácil sermos pessoas objetivas quando se trata de dinheiro em vez de ficarmos a pensar todas as semanas que “se ganhar a lotaria, fico rico”. Até lá trabalhe para objetivos concretos de poupança. Já conhece a regra dos 50-15-35? Comece já a pô-la em prática.
A “disciplina forçada” e a motivação são razões que bastem para justificar a definição de objetivos financeiros e a partir do momento que sabe o quão perto está de alcançar um determinado objetivo, certamente ficará mais motivado para continuar a poupar.
3 – Controlar o orçamento
Com a definição de objetivos traçada é meio caminho andado para um controlo mais efetivo do orçamento. Agora basta organizar-se e em resumidamente três pontos essenciais: identificar onde está a gastar o seu dinheiro, definir tetos de despesas para cada um dos focos de saída de dinheiro e fazer um acompanhamento sério para assegurar o planeado.
4- Reserva de emergência
Muitos dizem que “já é tão difícil ganhar dinheiro, quanto mais poupar”. Sim é justo pensar assim. Mas se continuarmos a pensar dessa forma e nos colarmos a maus pensamento e ressentimentos com a vida, tornamo-nos ainda mais negativos e forma-se uma bola de neve de angústia. Quando falamos de uma reserva de emergência, não estamos a falar necessariamente em pôr de lado metade do seu ordenado todos os meses! Comece devagar e a poupar pouco. Siga o desafio das 52 semanas (siga-nos no instagram em @e_loan.pt) e veja como se pode poupar semanalmente e conquistar boas quantias de poupança anuais.
5 – Independência financeira
O grande mito sobre independência financeira é acharmos que só a alcançamos se ganharmos muito. Mas na verdade tem apenas a ver com padrões de consumo.
Se gasta tudo (ou até mais) o que ganha, você está longe da independência financeira. Se aumenta os seus gastos à medida que aumenta os seus ganhos, também está longe da independência financeira. O grande desafio é definir um padrão de vida aceitável e aproveitar qualquer entrada de dinheiro para adquirir mais ativos que gerem mais dinheiro.
6- Procurar soluções de poupança
Se foi aplicado em todos os passos mencionados (não é fácil, mas não é impossível!) a determinada altura o seu esforço será pensar onde poderá poupar mais ou investir mais. Existem várias soluções no mercado na vertente da poupança tais como o crédito consolidado que permite juntar todos os créditos num só e ficar apenas a pagar uma taxa a uma entidade bancária, com apenas uma data de pagamento.
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.