Partilhe este artigo nas redes sociais:
- Por e-loan Soluções Financeiras
- 21 Agosto 2023
Dicas para um regresso às aulas sem comprometer o orçamento familiar
O regresso às aulas é um momento empolgante para os estudantes de qualquer idade. Mas, se não for devidamente planeado, pode tornar-se uma fonte de preocupação para os encarregados de educação que não tenham previsto financeiramente todas as despesas associadas.
Saiba como otimizar o seu tempo para aproveitar ao máximo este período
Para atenuar o impacto do início do ano letivo nas suas finanças e na sua organização pessoal, criámos este artigo com diversas sugestões para iniciar o regresso às aulas sem comprometer a gestão das finanças familiares.
Dicas da e-loan para o regresso às aulas
Se quiser seguir para alguma das dicas a seguir apresentadas, utilize o sumário abaixo.
1 - Reutilizar o material escolar que estiver em bom estado
Comece por inventariar todo o material escolar que tem em casa. Com a ajuda dos seus filhos, determine o que está ainda em bom estado, ou o que já não será usável para o novo ano letivo. Deste modo, evite ter despesas adicionais. Procure nas gavetas, estojos e mochilas. Muitas vezes, os encarregados de educação esquecem-se de o fazer, e perdem a oportunidade de poupar dinheiro e evitar o desperdício. É importante que envolva os mais novos neste tarefa, para que tomem desde cedo consciência da importância da poupança e reutilização do material.
2 - Verificar o material escolar específico solicitado pelos professores
Antes de fazer quaisquer compras, consulte a lista de material escolar fornecida pela escola para este ano letivo, e leia cuidadosamente as especificações, requisitos, ou mesmo marcas aconselhadas.
Comece então a elaborar a sua lista de compras. Consoante o nível de escolaridade, os materiais serão um pouco diferentes. Saiba também quais os manuais recomendados pelos professores, assim como alguns livros de apoio escolar. Estudantes universitários poderão considerar adquirir um portátil ou tablet se necessário. Neste caso, procure também analisar as especificações do curso, para evitar gastar dinheiro sem ter a certeza que esse material será necessário.
3 - Definir um orçamento para saber quanto poderá gastar
Agora que já sabe exatamente o que já tem, e o que precisa, liste que materiais estão em falta. Tendo uma lista definitiva, elabore um orçamento, consoante as suas possibilidades. Na preparação deste, deixe sempre uma margem financeira, para o caso de surgir alguma despesa adicional não planeada. Garanta assim que conseguirá cumprir todas as suas necessidades dos seus educandos, para o início do ano lectivo, sem nunca pôr em causa a gestão do seu orçamento.
4 - Obter manuais escolares gratuitos
Ao não gastar dinheiro em manuais escolares economizará consideravelmente, visto que estes são habitualmente o que fica mais caro nas compras escolares. Inscreva-se na plataforma MEGA (M) e, mediante a obtenção de vouchers, tenha a possibilidade de obter os livros e cadernos de atividades sem qualquer custo. É importante lembrar que, à exceção do 1º ciclo, será necessário devolvê-los em boas condições no final do ano, para poderem ser reutilizados.
5 - Utilizar apps de segunda mão para comprar material escolar
Alguns itens mais dispendiosos, como calculadoras, mochilas ou até sapatilhas de ginástica, estão disponíveis em segunda mão e em ótimas condições, em aplicações ou lojas online, a um preço muito mais acessível. Uma loja online de artigos sustentáveis é a Book in Loop, onde é possível adquirir e vender calculadoras gráficas usadas, comprar material escolar sustentável e manuais pré-utilizados para os anos do 5º ao 12º. Além disso, poderá também pesquisar no OLX e em outras plataformas de venda de produtos em segunda mão.
Em alternativa, procure junto de familiares ou amigos que tenham crianças da mesma idade – talvez tenham esses materiais de anos anteriores, ainda em bom estado, e já não precisem deles.
6 - Estar atento às promoções
Com o regresso às aulas, muitas lojas, supermercados e papelarias têm descontos nos produtos escolares ou gadgets que necessários à aprendizagem, como computadores ou tablets. Esteja tento a todos os descontos praticados, e no caso de materiais de custo mais elevado, utilize a ajuda de sites de comparação de preços, como o KuantoKusta, para garantir que fará a melhor compra. A poupança será significativa se adquirir vários materiais a baixo custo.
7 - Pedir sempre fatura com o número de contribuinte
Quando estiver a fazer as compras, lembre-se sempre de pedir fatura com o seu número de contribuinte. Ao fazê-lo, poderá deduzir as despesas relacionadas com a escola no seu IRS, e aproveitar vantagens fiscais. Além disso, se optar por fazer compras em grandes estabelecimentos comerciais, solicite uma fatura separada para os itens escolares, para distinguir das compras habituais, garantindo assim a sua dedução no IRS.
O início do ano lectivo é sempre um período de renovação para as crianças e adolescentes. Para prestar um melhor acompanhamento aos seus filhos, destacamos a seguir algumas dicas sobre o que poderá fazer, tanto para poupar tempo, como melhorar a organização familiar.
Segue-se uma lista de dicas que os encarregados de educação podem adotar para melhor acompanhar os mais jovens:
- Preparar o fim das férias: ajuste gradualmente horários e responsabilidades das crianças, para uma transição mais suave à rotina escolar.
- Organize um quadro com horários e tarefas visíveis em casa: para coordenar atividades familiares e escolares – para isto, considere a utilização de um quadro de apagar.
- Integre momentos de lazer e convívio familiar no planeamento semanal: equilibre atividades escolares e extracurriculares para evitar a sobrecarga das crianças.
- Organizar a roupa semanalmente: Planeie roupas antecipadamente para cada semana, poupando tempo e garantindo preparação para atividades como ginástica, ou outras extracurriculares. Verifique se tem itens suficientes, considerando as lavagens de roupa.
- Organizar as refeições: Crie ementas semanais, incluindo lanches escolares para uma dieta equilibrada.
- Espaço de estudo: Estabeleça um ambiente calmo e bem iluminado para estudos, minimizando distrações eletrónicas, onde os jovens possam estudar e fazer os trabalhos de casa.
Uma vez que os encarregados se sintam bem organizados, e prontos para acompanhar este regresso às aulas dos mais novos, todas as condições serão propícias para entrem com o pé direito e possam dar assim inicio a uma nova etapa das suas vidas. Esperamos que as nossas dicas tenham sido relevantes, e desejamos a todos boa sorte.
A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada em Portugal, especializada em crédito consolidado. Junte os seus créditos num só pagamento mensal com taxas competitivas e flexíveis.
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Tags do artigo
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.