- Publicado em: 30/05/2019
- Atualizado em: 16/02/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Veja dicas para ensinar os seus filhos a poupar
Se para os graúdos a palavra poupança é um verdadeiro papão, para os mais pequenos acaba por ser educativo, poderoso e divertido. Como ensinar-lhes a fazer , aquilo que muitas vezes não conseguimos?
Mealheiro e semanada ajudam crianças a poupar
A criança, só poderá poupar se tiver o que gerir – dinheiro; por isso, métodos como a semanada ou a mesada são algumas das estratégias que podem estimular hábitos de poupança nos mais pequenos. Até haver uma semanada que é recomendada a partir dos 7, 8 anos dar uma moeda de vez em quando, como quando cai o dente, quando há um dia que faz algo muito especial, quando há um troco de 0,20 cêntimos, etc. São alguns incentivos para que possam gerir o seu orçamento. É importante que tenham um mealheiro apelativo onde aplicar as suas poupanças.
Mealheiro Transparente
Além de apelativo, deverá ser transparente, para irmos avaliando o nível de poupança, e vê-la crescer. Não há maior incentivo do que sabermos que estamos a conseguir poupar sem gastar.
Defina um objetivo de poupança
A definição e gestão de objectivos é uma lição tão importante como a de saber poupar. Assim, juntando o útil ao agradável, poderemos incluir objectivos mensais ou semanais de poupança que poderão não passar apenas de uma brincadeira, mas que os ajudará a comprometer-se com o seu objectivo final. É interessante desenvolver objectivos a curto e médio prazo: poupar para “aquele” brinquedo, uma consola, uma viagem, etc.
Dê o exemplo
Este talvez seja o mais difícil, porque muitas vezes queixámo-nos que não temos para poupar. Mas a verdade é que nem que seja uns cêntimos temos. Sugerimos o desafio das 52 semanas, fácil, exequível e compensatório, sobretudo se o conseguirmos fazer em família – pai e mãe. Siga o nosso desafio na nossa conta de Instagram e poupe semanalmente de forma fácil.
Recompense o esforço de poupança
Tudo na vida é mais fácil com uma recompensa. E atenção não é para ser deseducativo, antes pelo contrario é para ser positivo e motivador. Falamos de pequenas coisas do dia-a-dia que para eles são uma boa surpresa e na verdade para os pais não custa nada, tal como deitarem-se 10 minutos mais tarde ou a ficar a ler mais duas páginas do livro antes de ir dormir.
Invista numa solução de poupança
Quando crescerem mais um bocadinho e passarem de crianças a adolescentes, será altamente motivador envolvê-los no mundo da finança real, criando –lhes uma conta com o objectivo de ir fazendo crescer o dinheiro poupado até lá.
Veja o nosso video e saiba como poupam as nossas crianças.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.