- Publicado em: 03/04/2024
- Atualizado em: 03/04/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Celebre o Dia Mundial do Casamento com as dicas de poupança da e-loan Soluções Financeiras
O casamento é sempre um momento muito especial para a vida de um casal, pois celebra a união de duas pessoas que se gostam muito. Por norma, é também uma celebração que junta amigos e família e que poderá tornar-se bastante dispendiosa.
Prepare a festa mais bonita do ano sem pôr em causa a estabilidade das suas finanças
No dia 12 de Fevereiro, celebramos o Dia Mundial do Casamento, e para o marcar de uma forma especial, a e-loan decidiu selecionar algumas dicas para ajudar o casal a preparar uma festa bonita e memorável, sem pôr em causa a gestão das finanças pessoais.
Sugestões para celebrar o casamento sem pôr risco a gestão financeira
Se preferir seguir diretamente para algum dos pontos indicados, utilize a ajuda do sumário para melhorar a navegação.
1 - Preparar uma lista com todas as despesas previstas
Preparar um casamento acaba sempre por envolver muitas despesas. É importante que, ao planear esta celebração, prepare uma lista com tudo aquilo que deseja ter na sua festa, e uma média dos orçamentos (que quererá gastar).
Alguns exemplos de gastos que deverão ser tidos em conta:
- Número de convidados: será determinante na hora de tomar qualquer decisão relativamente às restantes despesas a seguir mencionadas.
- Compra das alianças: usadas com um símbolo de união entre o casal.
- Conservatória: esta despesa poderá chegar até aos 200€.
- Reserva do espaço: caso decida fazer o copo de água num espaço alugado, poderão ou não estar incluídas despesas como as “refeições” realizadas, o “bolo”, “as bebidas”, “a animação”, entre outras… Se optar por esta solução, procure visitar várias opções e compare os orçamentos das várias ofertas.
- Reserva ou compra dos vestuários: para a noiva, noivo, e menino/(a) das alianças.
- Despesas com o fotógrafo: caso pretenda o registo dos momentos do seu casamento. Procure fazer uma análise dos diversos orçamentos praticados. Poderá querer alguns momentos em vídeo, ou poderá apenas querer fotografias – todos esses fatores irão influenciar o preço final.
- Despesas com o DJ: tal como no que respeito às fotografias, considere os diferentes momentos do evento. Se quiser ter música ao vivo na cerimónia, isso terá um custo acrescentado.
- Entre outras: como as de uma possível lua de mel, o arroz (para atirar após o casamento), ou a própria animação do evento. Pense passo a passo para cada um dos momentos, e reflita sobre o que precisa de comprar ou encomendar.
Após ter determinado a sua lista de desejos, é importante pôr mãos à obra e analisar cada proposta atentamente, para ter noção de que quantia poderá gastar, sem nunca pôr em causa o desempenho das suas finanças.
2 - Casar em época baixa
Aproveitar a época baixa para casar pode ser uma boa forma de poupar, e, ao mesmo, tempo ganhar a vantagem do momento em si. Tanto a primavera como o outono criam ambientes muito bonitos, perfeitos para uma decoração exclusiva. E mesmo uma cerimónia de inverno poderá ser muito agradável e especial. Ao optar por casar na época baixa, poderá ainda aceder mais facilmente ao espaço que deseja, a um preço mais acessível.
NOTA:
- Ao planear também a lua de mel fora da época alta, acabará por economizar ainda mais. Alguns países, de clima mais ameno, apresentam excelentes condições climatéricas nesta temporada, permitindo-lhe, desde modo, aproveitar melhor os locais, sem ser impactado pelo problema do turismo.
3 - Selecionar bem a lista de convidados
O casamento é um momento que serve muitas vezes para reunir amigos e família mais chegados. Procure fazer uma lista daqueles que gostaria que estivessem presentes no seu dia. Lembre-se que o número de convidados tem um impacto determinante nas despesas com esta festividade. Seja ponderado, e faça todas as contas para não ser prejudicado na hora de pagar as despesas do casório. Planear uma cerimónia mais íntima, com menos convidados, ficar-lhe-á muito mais barato, e pode ser igualmente especial.
4 - Considere alugar o vestuário
Para as noivas, caso não dê muita importância a ter um vestido exclusivo para estrear no seu grande dia, poderá alugá-lo.
Neste caso, a poupança poderá chegar em média aos 1500€.
No entanto, procure sentir-se bonita e elegante. Atualmente existem lojas de aluguer de vestidos com alta qualidade e com fantásticos modelos, que, com um aconselhamento personalizado, poderão dar-lhe acesso a um vestido lindo para o grande dia, com um preço mais em conta, por ser por aluguer. Esta opção é possível também para o noivo, que poderá escolher um fato impecável para o grande dia, sem ter grandes gastos associados.
5 - Pedir vários orçamentos
Se estiver a ponderar casar ou fazer o copo de água num espaço alugado, visite vários e peça vários orçamentos.
Poderão ou não estar incluídos:
- Refeições: para o copo de água.
- Bar aberto: durante o copo de água.
- As entradas.
- A animação: por exemplo, a contratação do DJ.
- Decoração do espaço.
Tenha atenção, pois todas as despesas deverão ser contabilizadas, e impactarão o seu orçamento.
6 - Aprender a negociar
Ao escolher o espaço, comprar as alianças, ou até mesmo ao finalizar o contracto com o fotógrafo do casamento ou com os animadores da festa, lembre-se sempre de negociar preços. A apresentação de preços comparativos poderá ser a chave para encontrar as melhores soluções para si e para a sua carteira. Seja inteligente e aprenda e tomar decisões para fazer os melhores negócios.
7 - Optar pelos convites digitais
Os convites em papel são sempre uma despesa desnecessária. Os convites digitais são uma alternativa igualmente válida. Algumas plataformas que poderão ajudá-lo com o design destes são o Canva ou o Freepik. Encontre também inspiração no Tumblr ou no Pinterest. Deste modo acabará por poupar bastante, no design, na impressão e no envio.
8 - Deixe a decoração por sua conta
Se o orçamento que tiver estipulado para a realização do casamento não for muito elevado, uma alternativa que poderá ajudar a economizar passa por ser você mesmo preparar a decoração, evitando a contratação de especialistas para o ajudar. Existem muitos casais que preparam também as sobremesas do casamento em casa. Peça ajuda a familiares e amigos, pois com certeza que todos tentarão ajudar a tornar o seu grande dia ainda mais especial. Tudo o que puder ajudar a economizar será bastante benéfico para a si. E ter alguns elementos feitos à mão na sua cerimónia, por si, ou por amigos e família, torna tudo muito mais especial e acolhedor.
E então o que achou das dicas de poupança para celebrar o casamento sem pôr em causa as finanças pessoais? Pretende pôr em prática alguma delas? Deixe-nos nos comentários a sua opinião. Se estiver a precisar de dinheiro extra para o ajudar nas principais despesas, poderá também contar com a ajuda das soluções de crédito e-loan. Saiba como, entrando já no link a seguir indicado.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.