e-loan Soluções Financeiras

Partilhe este artigo nas redes sociais:

Dicas para lidar com despesas imprevistas

Ninguém está a salvo de ter imprevistos ao longo da vida, muitos dos quais acarretam despesas inesperadas. Um eletrodoméstico que deixa de funcionar, uma avaria no carro, um imposto mais elevado do que o antecipado, emergências de saúde, a necessidade de reparos em casa, o internamento de um animal de estimação, ou outros eventos capazes de desequilibrar as finanças de quem vive sem folga no orçamento.

Quando o dinheiro mal cobre as despesas básicas, imprevistos financeiros são grandes preocupações.

Mantenha as suas finanças equilibradas e conheça o crédito consolidado.

Para lidar com esses momentos é essencial ter sempre um plano em mente, e uma base sólida para os enfrentar. Neste artigo, apresentamos várias dicas de poupança para manter as suas finanças equilibradas, mesmo se surgir alguma despesa inesperada.

Dicas para manter lidar com alguma despesa imprevista

Sumário

    1 - Tenha um fundo de emergência

    Crie uma reserva financeira destinada exclusivamente a ser utilizada em emergências. Recomenda-se que um fundo de emergência seja equivalente a cerca de seis vezes o valor das despesas mensais de um agregado familiar, visando proporcionar o sustento financeiro durante seis meses.

    No caso de trabalhadores independentes, que enfrentam uma maior instabilidade e incerteza, a sugestão é reservar um montante suficiente para cobrir todas as despesas ao longo de um ano. Para armazenar essa poupança, informe-se junto do seu banco, e opte por uma modalidade que assegure algum retorno financeiro. A característica mais fundamental do produto escolhido deve ser a capacidade de mobilização e utilização do dinheiro a qualquer momento.

    2 - Analise os seguros contratados

    Rever os contratos de seguro e as suas respetivas coberturas é uma prática importantíssima. Ao longo do tempo, as suas necessidades de cobertura podem mudar. Em seguros de vida ou planos de pensão, é essencial reveja periodicamente os beneficiários designados. Mudanças nas relações familiares, como casamentos, divórcios ou nascimentos, podem exigir ajustes. As leis e regulamentos dos próprios contratos de seguro podem também mudar ao longo do tempo, pelo que é importante garantir que está tudo atualizado.

    Comparar preços e coberturas também garante que está a obter o melhor valor e adequação às suas necessidades. Ao rever os contratos de seguro regularmente, pode garantir que as suas apólices estão alinhadas com a situação atual, sem coberturas e despesas desnecessárias, mas proporcionando uma proteção eficaz quando mais precisa.

    Peça ajuda a alguém com experiência, como um advogado ou gestor de seguros, caso tenha dúvidas – todos os detalhes contam.

    3 - Evite a utilização do cartão de crédito

    O cartão de crédito oferece um limite de gastos imediato, sem exigir grandes formalidades burocráticas. À medida que liquida o valor utilizado, o montante é restabelecido, ficando disponível para ser usado novamente, respeitando o limite contratado.

    Se precisa de resolver imprevistos com um montante modesto e a capacidade de pagamento num curto período, o cartão de crédito pode ser uma solução viável. Contudo, considere as desvantagens do cartão de crédito: o limite disponível pode ser insuficiente para cobrir certas despesas, e as taxas de juros associadas são elevadas. Além das taxas de juro, que variam conforme a instituição bancária e o tipo de cartão, existem outros encargos vinculados ao uso do cartão de crédito, incluindo os custos de emissão, pagos anualmente.

    A dependência excessiva nos cartões de crédito é também extremamente perigosa, e pode prendê-lo numa situação financeira muito complicada, como poderá comprovar no nosso simulador abaixo. Portanto, considere cuidadosamente esses aspetos antes de optar pelo uso do cartão de crédito, de modo a evitar surpresas financeiras desagradáveis.

    perigos autofinanciamento cartoes credito

    4 - Opte pelo crédito pessoal para sobreviver a imprevistos

    Quando a disponibilidade financeira para enfrentar imprevistos é escassa, fazer um empréstimo pessoal pode ser uma alternativa bastante conveniente. A flexibilidade nos valores e nos prazos de pagamento facilitam o acesso a este tipo de crédito.

    O empréstimo pessoal urgente ou crédito imediato, em certos casos, pode ser a solução ideal para quem precisa de dinheiro rapidamente. A suas vantagens incluem a possibilidade de determinar o prazo de pagamento e o valor das prestações mensais, bem como a celeridade na resposta e no acesso aos fundos.

    5 - Considere a opção de crédito consolidado e-loan para simplificar pagamentos

    Se tem vários créditos a decorrer, o crédito consolidado e-loan pode ser uma alternativa eficaz.

    A consolidação de créditos permite reunir vários empréstimos num único crédito, com prestação mais baixa.

    Além disso, esta modalidade pode proporcionar condições mais favoráveis, como taxas de juros mais competitivas e prazos de pagamento ajustados às necessidades individuais.

    Como pedir o seu crédito com a e-loan Soluções Financeiras?

    • Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.
    • Cartão de Cidadão.
    • 3 últimos recibos de vencimento.
    • Última declaração de IRS.

    Após isso, deve apenas aguardar o contacto da nossa equipa de especialistas. Dar um novo rumo às suas finanças nunca foi tão fácil – simule já gratuitamente e sem compromissos.

    Partilhe este artigo nas redes sociais:

    artigos relacionados

    LER ARTIGO
    dicas poupar casamento
    Conheça 8 dias de poupança para preparar o seu casamento saem pôr em causa a gestão das suas finanças.

    8 dicas de poupança para celebrar o Dia do Casamento

    LER ARTIGO
    gastar alem das suas possibilidades financeiras
    Conheça 8 motivos que o levem a gastar além das possibilidades financeiras. Aceda a várias dicas para melhor controlar gastos...

    Oito motivos que o levam a gastar além das suas possibilidades financeiras

    LER ARTIGO
    poupanca dia mulher
    Dicas especiais sobre poupança feminina e para ajudar a manter as finanças equilibradas. Descubra boas ideias para economizar e poupar...

    Dia da Mulher com dicas de poupança feminina

    LER ARTIGO
    planear ferias baratas antecipadamente
    Gostava de ir de férias sem gastar muito dinheiro? Hoje é o seu dia de sorte! Conheça 6 dicas para...

    Férias baratas: 6 dicas para as planear antecipadamente

    Tags do artigo

    Receba os melhores conteúdos de finanças.

    Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

    Receba os melhores conteúdos de finanças.

    Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

    Scroll to Top