- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 10/07/2019
- Atualizado em:10/07/2019
Vamos começar por responder a estas três perguntas para rapidamente deixar de ter dívidas:
- Está sempre a adiar a hora de começar a controlar o seu dinheiro, registando e planeando os seus gastos?
- Fica ansioso por querer resolver os seus problemas todos de uma vez sem um plano consciente?
- Presenteou-se com algo caro num momento de euforia e arrependeu-se por ter gasto tanto dinheiro?
Se respondeu SIM a todas elas ou mesmo apenas a uma, está na hora de resolver a sua vida financeira, deixando a preguiça, a ansiedade e a euforia para trás.
Como? Tenha um plano. Implemente novos hábitos na sua carteira e começa a poupar. Se depois desta conversa, ainda acha que é a ganhar que fica rico, está enganado. O termos poupança deverá fazer parte do seu vocabulário diário.
Dicas para deixar de ter dívidas
1 – Ganhe o hábito de registar todos os seus gastos e os seus ganhos
As pessoas que são independentes financeiramente têm o controlo efectivo das suas finanças pessoais.Há várias aplicações, até dos próprios bancos que o ajudam a fazer isso, ou tem por exemplo o boonzi.pt que ajuda a gerir o seu dinheiro e a planear o futuro, percebendo onde anda a gastar o seu dinheiro ao cêntimo.
2 – Estabeleça metas de poupança
Deverá ser objectivo e não optimista. Não vale a pena pensar “vou poupar 30% do meu salário” quando os restantes 70% não dão para os demais gastos. Há que ter bom senso. Deverá pensar quanto é preciso poupar por mês para fazer face às dívidas que tem. Ao termos uma meta ela vai ajudar em duas simples tarefas: criar hábito e poupar.
3 – Abstinência de consumo durante um tempo
Agora, que está em busca de todos os métodos para sair do sinal vermelho, todas as práticas de poupança, são boas práticas, devendo fazer alguns sacrifícios para colher depois os frutos. Corte alguns artigos que não são essenciais na sua vida, por exemplo valores em duplicado – você tem tv por cabo e serviço de streaming? O que lhe dá mais gozo? Escolha um pois na prática não precisa dos dois.
4 – Venda o que já não precisa
Reciclar está na moda. E aqui está uma boa oportunidade para se ajudar a si e ao ambiente. Quando estiver a organizar os itens que gostaria de vender, não pense “e se eu precisar disso algum dia?”. Essa pergunta faz com que as pessoas não conseguiam desfazer-se e só acumulam mais e mais. Não pense no “e se” e vá ganhar dinheiro!
5 – Aproveite as suas capacidades e ponha-as a render
Se você sabe fazer algum trabalho que possa prestar como freelancer, então invista nessa área para ganhar uma renda extra e sair do sinal vermelho. Cozinhar para fora, tirar fotos, escrever, trabalhos manuais, arranjos de costura, biscates, tomar conta de crianças ou de animais e guiar um uber são algumas ideias.
Para quem fala parece fácil, mas em modo de conclusão o essencial são seguir os três passos: Planear, reduzir, ganhar mais. Irá ganhar um conforto financeiro e um hábito de poupança que o manterá longe das dívidas
6 – Renegoceie para deixar de ter dívidas
Se a sua situação está muito complicada, tem créditos atrás de créditos, e uma bola de neve gigante de dívidas que não o deixam dormir à noite e criam mau estar, renegoceie as suas dívidas com quem sabe.
Dica de Ouro: As dívidas com juros mais altos deverão ser a prioridade e quanto maior os juros, maior a dívida.
Que tal iniciar a renegociação de dívidas agora?
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.