e-loan Soluções Financeiras

Partilhe este artigo nas redes sociais:

Deco aconselha a verificação e validação das faturas

Os contribuintes devem rever as faturas e confirmar as deduções calculadas pela Autoridade Tributária (AT).

Entrega do IRS 2024 inicia já a 1 de abril

Mudanças na retenção do IRS podem resultar em reembolsos menores ou até mesmo em impostos adicionais a pagar.  Deco aconselha a verificação e validação das faturas como medida para mitigar esse impacto.

Sumário

    Alterações devem-se a mudanças nos escalões de IRS de 2023

    Numa altura que estamos em contagem decrescente para a entrega da declaração anual do IRS, a DECO, avisa os contribuintes para o facto das tabelas de retenção na fonte, alteradas em julho de 2023, poderem agora reduzir ao montante do reembolso a receber, sob este imposto, ou a pagar.

    Para minimizar o impacto que estas alterações nos escalões de IRS poderão ter, é crucial que os contribuintes procurem verificar e validar todas as suas faturas de despesas dedutíveis de IRS. No caso de haver despesas com a casa, educação, saúde, que não se encontrem contabilizadas, o contribuinte deverá apagar o valor pré-preenchido e substituir pelo valor correto.

    Quanto à ausência de faturas de despesas gerais familiares ou das que permitem deduzir ao IRS, parte do IVA, suportado em sectores como:

    • Restaurantes.
    • Ginásios.
    • Oficinas.
    • Cabeleireiros.

    Deverá ser reclamado junto da AT ao fim do mês. No caso de ter IRS automático, este ano será alargado a mais contribuintes, passando a abranger aqueles que têm aplicações nos certificados de reforma, uma mudança que torna este automatismo mais abrangente, juntando o regime público de capitalização à lista dos benefícios fiscais que já eram abrangidos, como nomeadamente os Planos de Poupança Reforma (PPR).

    A entrega do IRS decorre entre 1 de abril e 30 de junho, prazo durante o qual a declaração poderá ser substituída sem nenhum custo.

    Quanto à substituição nos 30 dias seguintes ao termo do prazo poderá dar lugar ao pagamento de uma multa, caso o erro cometido, prejudique ou não a administração fiscal. Recorde-se que no ano passado o reembolso de IRS foi devolvido aos contribuintes de uma forma mais rápida, do que as datas previamente indicadas no Portal das Finanças, pelo que tiver pressa em o receber, é fundamental

    Cumprir com todas as datas rigorosamente e entregar o quanto antes a sua declaração de IRS.

    Se este ano em vez de receber o reembolso de IRS, tiver que pagar, ou apenas desejar combinar o montante do reembolso do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares com dinheiro extra, para realizar algum sonho ou projeto, o crédito consolidado com liquidez extra pode ser um excelente aliado para o ajudar.  Simule gratuitamente e melhore já a gestão das suas finanças.

    Conhecer todas as datas do IRS é fundamental, especialmente para evitar multas com as Finanças. No nosso Blog – “As minhas Finanças” atualizamos semanalmente conteúdos sobre IRS, que podem ser bastante úteis, sobretudo para não o deixar escapar nenhuma data. Siga-nos e tenha acesso a este e outros conteúdos sobre Finanças.

    Partilhe este artigo nas redes sociais:

    artigos relacionados

    LER ARTIGO
    descida tabelas de retencao na fonte ate 8 escalao
    Atualização de tabelas de retenção na fonte IRS 2024 pelo novo Governo, traz alívio fiscal que para todos os escalões,...

    Novas tabelas de retenção na fonte IRS 2024 – Governo

    LER ARTIGO
    pagar irs em prestacoes
    Saiba neste artigo como deverá proceder para poder pagar o IRS às prestações. Pague este imposto online, se preferir.

    IRS 2024: como pagar às prestações?

    LER ARTIGO
    irs quem e dependente
    Tem dependentes a seu cargo? Neste artigo, explicamos até quando é que os deverá considerar quando preencher o IRS 2024....

    IRS 2024: quem é considerado dependente e até quando?

    LER ARTIGO
    irs automatico
    Descubra se está elegível para beneficiar do IRS automático. Lembre-se que quanto mais cedo entregar o IRS, mais depressa poderá...

    IRS automático 2024: como funciona e quem pode beneficiar

    Tags do artigo

    Receba os melhores conteúdos de finanças.

    Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

    Receba os melhores conteúdos de finanças.

    Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

    Scroll to Top
    o que deseja PROCURAR?