- Publicado em: 27/03/2024
- Atualizado em: 27/03/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Deco aconselha a verificação e validação das faturas
Os contribuintes devem rever as faturas e confirmar as deduções calculadas pela Autoridade Tributária (AT).
Entrega do IRS 2024 inicia já a 1 de abril
Mudanças na retenção do IRS podem resultar em reembolsos menores ou até mesmo em impostos adicionais a pagar. Deco aconselha a verificação e validação das faturas como medida para mitigar esse impacto.
Alterações devem-se a mudanças nos escalões de IRS de 2023
Numa altura que estamos em contagem decrescente para a entrega da declaração anual do IRS, a DECO, avisa os contribuintes para o facto das tabelas de retenção na fonte, alteradas em julho de 2023, poderem agora reduzir ao montante do reembolso a receber, sob este imposto, ou a pagar.
Para minimizar o impacto que estas alterações nos escalões de IRS poderão ter, é crucial que os contribuintes procurem verificar e validar todas as suas faturas de despesas dedutíveis de IRS. No caso de haver despesas com a casa, educação, saúde, que não se encontrem contabilizadas, o contribuinte deverá apagar o valor pré-preenchido e substituir pelo valor correto.
Quanto à ausência de faturas de despesas gerais familiares ou das que permitem deduzir ao IRS, parte do IVA, suportado em sectores como:
- Restaurantes.
- Ginásios.
- Oficinas.
- Cabeleireiros.
Deverá ser reclamado junto da AT ao fim do mês. No caso de ter IRS automático, este ano será alargado a mais contribuintes, passando a abranger aqueles que têm aplicações nos certificados de reforma, uma mudança que torna este automatismo mais abrangente, juntando o regime público de capitalização à lista dos benefícios fiscais que já eram abrangidos, como nomeadamente os Planos de Poupança Reforma (PPR).
A entrega do IRS decorre entre 1 de abril e 30 de junho, prazo durante o qual a declaração poderá ser substituída sem nenhum custo.
Quanto à substituição nos 30 dias seguintes ao termo do prazo poderá dar lugar ao pagamento de uma multa, caso o erro cometido, prejudique ou não a administração fiscal. Recorde-se que no ano passado o reembolso de IRS foi devolvido aos contribuintes de uma forma mais rápida, do que as datas previamente indicadas no Portal das Finanças, pelo que tiver pressa em o receber, é fundamental
Cumprir com todas as datas rigorosamente e entregar o quanto antes a sua declaração de IRS.
Se este ano em vez de receber o reembolso de IRS, tiver que pagar, ou apenas desejar combinar o montante do reembolso do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares com dinheiro extra, para realizar algum sonho ou projeto, o crédito consolidado com liquidez extra pode ser um excelente aliado para o ajudar. Simule gratuitamente e melhore já a gestão das suas finanças.
Conhecer todas as datas do IRS é fundamental, especialmente para evitar multas com as Finanças. No nosso Blog – “As minhas Finanças” atualizamos semanalmente conteúdos sobre IRS, que podem ser bastante úteis, sobretudo para não o deixar escapar nenhuma data. Siga-nos e tenha acesso a este e outros conteúdos sobre Finanças.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Simulador de IRS 2024-2025
Modelo 3 do IRS: o que é e como obter?
Novas tabelas de IRS 2024-2025
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.