- Publicado em: 12/04/2024
- Atualizado em: 12/04/2024
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
Redução do IRS será implementada antes de 2026
O governo prevê implementar imediatamente uma redução do Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) para a classe média, abrangendo até o oitavo escalão, por meio de um projeto de lei que será apresentado na próxima semana.
Medida beneficia todos os contribuintes
No plano governamental, a Aliança Democrática comprometeu-se a reduzir as taxas marginais do IRS para os oito primeiros níveis de rendimento entre 0,5 e 3 pontos percentuais em relação a 2023.
Contudo, atualmente, Luís Montenegro está a pressionar para acelerar a implementação deste plano, tendo afirmado que o elevado peso dos impostos “é um bloqueio às empresas, travando a atração de investimento e é também um bloqueio aos trabalhadores, no sentido em que ficam impossibilitados de aceder a melhores salários e a verem o seu esforço, mérito e competência devidamente valorizados”.
Medida prevê-se que seja concretizada antes de 2026 (data inicialmente antecipada)
O ritmo preciso da redução das taxas de imposto ainda não foi decidido, já que o programa eleitoral indicava um prazo até 2026. Ao fazer a alteração através de uma proposta de lei, o Governo procura acelerar a implementação da medida.
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Modelo 3 do IRS: o que é e como obter?
Novas tabelas de IRS 2024-2025
Despesas de educação IRS: como declarar
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.