- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 23/05/2019
- Atualizado em:16/02/2024
O crédito consolidado é um produto abrangente, que ainda é desconhecido por muitos.
Convém reforçar com os mais cépticos que o crédito consolidado é um produto que pretende resolver as dívidas acumuladas dos seus clientes. Parece–lhe impossível? Mas não é.
Veja as principais dicas sobre crédito consolidado
Queremos falar-lhe de todos os riscos associados na hora de fazer um crédito para que já esteja precavido com toda a informação.
1 - Será que eu sou elegível para consolidar os meus créditos?
Deve considerar em consolidar os seus créditos, se o total das suas mensalidades for muito elevado, se precisa de um crédito adicional a título de uma situação excepcional como doença divórcio ou quer simplificar o método de pagamento das suas mensalidades.
Porém, há os tais riscos que dependem de várias circunstâncias e que são factores que travam o pedido de crédito:
- Se tiver mais de 80 anos;
- Se a sua situação profissional não estiver estável;
- Se houver problemas de carácter viciante, tal como jogo ou apostas online;
- Se os seus rendimentos não são declarados em Portugal;
- Se tiver o nome na lista negra do Banco de Portugal (ainda que possa haver alguns produtos para incidentes bancários mas que dependerão de uma avaliação exigente).
2 - Será uma boa altura para consolidar os meus créditos?
São inúmeras as vantagens da consolidação de créditos. Paga apenas uma taxa mais baixa a um banco, que poderá ser onde tem domiciliada a conta, tendo apenas uma data de pagamento para o fazer. Acredite que todas estas vantagens tiram-lhe muitas dores de cabeça no final do mês, e o crédito consolidado acaba por ser um bom antidepressivo.
Há porém alguns riscos associados mas que dependem de caso para caso e que servem para acautelar e não aumentar o seu endividamento, pois muitas vezes as pessoas vêm-se com mais liberdade financeira e acabam por se descontrolar novamente com as suas finanças.
Se sentir que precisa de aumentar o prazo para reduzir o encargo mensal, tenha em conta que os juros também poderão aumentar.
3 - É possível que eu não saiba todos os créditos que tenho?
Em média um português tem 7 créditos sem saber ler, nem escrever. O cartão da loja, o da viagem, o de crédito, o da habitação, o carro, ou vários pessoais etc.
Falamos de créditos em mora, crédito do esposo ou da esposa que andava para lá esquecido, uma conta bancária a descoberto que já não se lembrava, e aqueles inúmeros engodos que somos apanhados nos centros comerciais, que parecem ser inofensivos, mas no final pesam na carteira.
Para que não haja esse risco, aconselhamos a que verifique o seu mapa de responsabilidades no Banco de Portugal para que não seja surpreendido na hora de consolidar os seus créditos.
4 – Em quem devo confiar?
Hoje, são de facto muitas as instituições com promessas surpreendentes que exigem determinado número de processos incluindo pagamento por adiantado. Deverá proteger-se assegurando que escolhe uma entidade que proteja os seus interesses.
Faça uma simulação em nosso site e receba o contacto da equipe de especialistas em crédito consolidado e-loan. A resposta é rápida e ocorre em menos de 24 horas.
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.