- Home »
- Blog »
- Crédito ao Consumo »
- Trabalhador independente e pedido de crédito, é compativel?
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 18/07/2019
- Atualizado em:16/02/2024
Segundo um artigo do Dinheiro Vivo: “Recibos verdes tem 36% menos hipótese de ter um crédito aprovado”. A banca exige ao trabalhador independente capitais próprios, fiadores e outras garantias. Mas não é impossível.
Por não haver um vínculo laboral com valores fixos mensais, os bancos “torcem mais o nariz” quando um pedido de crédito, seja habitação seja pessoal. Exigem mais documentação, outras garantias, segundos proponentes para que o risco seja menor e ainda assim na maioria dos casos os rendimentos do trabalhador independente são apenas considerados de forma parcial para o cálculo da taxa de esforço.
A pergunta que as instituições financeiras fazem é muito realista: “Um crédito necessita de ser reembolsado durante um período de tempo por vezes bastante longo, como é que alguém que está a recibos verdes pode garantir ao banco que poderá sempre pagar o seu crédito todos os meses?
4 ideias para tornar o seu pedido de crédito mais viável
Calcular taxa de esforço para trabalhador independente
Calcule a média mensal através dos rendimentos dos últimos 12 meses e não apenas com base no rendimento do último mês. A taxa de esforço idealmente deve situar-se abaixo dos 35% e para isso deverá fazer o exercício de ganhos e gastos e perceber quanto lhe sobra.
Histórico financeiro limpo para recibos verdes
Convém em todos os casos, seja trabalhador a passar recibos verdes, seja a trabalhar por conta de outrem que o seu histórico no Banco de Portugal, esteja limpo e livre de qualquer crédito. No caso dos trabalhadores independentes, este factor é ainda mais crucial.
Segundo proponente ou fiador
Tente, se conseguir, dar como garantia uma segunda pessoa, normalmente o cônjuge, pois em caso de incumprimento por parte do primeiro proponente, há pela menos a hipótese de um segundo conseguir pagar as mensalidades.
Simulações
Estude, planeie e analisa qual a melhor instituição para o fazer. Lembre-se que a pressa é inimiga do óptimo e convém ter a situação estudada, ter os prós e contras avaliados para escolher o melhor para sí. Converse com quem sabe, simule em várias financeiras e obtenha ajuda caso necessário.
Caso tenha dúvidas faça uma simulação e receba a resposta em menos de 24 horas.
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Como consolidar um crédito automóvel?
Quais os métodos de pagamento mais baratos?
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.