- Home »
- Blog »
- Crédito ao Consumo »
- Quais os métodos de pagamento mais baratos?
- Redator: Francisca Silva
- Revisor: Pedro Leite
- Publicado em: 25/07/2019
- Atualizado em:14/11/2023
Hoje em dia, são diversos os métodos de pagamento que temos à disposição para pagar as nossas contas e compras. Todos os meios pretendem facilitar a vida dos consumidores. Mas já parou para pensar quais as formas onde poupa mais ou gasta mais?
Quais os métodos de pagamento disponíveis e suas vantagens?
Descubra a seguir alguns dos métodos de pagamentos mais utilizados.
Dinheiro
Não é a forma mais prática de pagar, mas é aquela que o faz controlar melhor os seus gastos. Só gasta aquilo que tem, não desperdiçando dinheiro noutros produtos que não tinha em conta comprar.Para controlo de despesa imediato é dos melhores métodos de pagamento. Por outro lado não fica com o registo imediato daquilo que gastou a não ser que seja hiper controlado e metódico na gestão do seu orçamento.
Em todo o caso, ao levantar que seja com cartão de débito e em máquinas nacionais , pois se o fizer com cartão de crédito (VISA, MASTERCARD, AMEX) estará a contrair um crédito e a pagar comissões pelo mesmo.
Cartão de débito
É dos métodos de pagamento mais usual dos portugueses. Por norma se associado a uma conta ordenado, poderá não pagar anuidades, que são muito “irritantes” e andam na ordem dos 4 euros. Vale a pena falar com o seu banco e domiciliar a sua conta ordenado nessa instituição para não ter de pagar uma taxa de manutenção ao banco. O senão do cartão multibanco é a vontade de gastar mais, nem que seja por haver muitas vezes o limite de 5 euros para poder usar este método.
Cartão de crédito
É cada vez mais usado em horas de aperto, mas é necessário perceber que está a usar dinheiro de um empréstimo, e como tal serão cobrados taxas e juros por esse serviço que deverão ser pagas no mês a seguir. Se for uma pessoa desorganizada, depressa este sistema se torna uma bola de neve de dívidas e a sua primeira opção na ordem de compra pode ser um problema. No entanto se for uma pessoa regrada e apenas usar o seu cartão de crédito a título excepcional – compras mais caras, compras pela internet, utilização no estrangeiro, férias ou viagens, acaba por ser um método bastante eficaz, fazendo sempre a ressalva que estará a pagar por isso.
MBWay
Para algumas pessoas nomeadamente numa faixa etária mais jovem, é o método por excelência. Uma novidade ainda em progresso, que já vai sendo aceite por lojas e outras instituições, mas ainda não está totalmente democratizado. Está dependente de ter acesso à net (o que poderá ser uma desvantagem) e já há bancos que cobram comissões sobre a transferência. No entanto não há método de pagamento mais fácil, confortável , simples e prático, precisando apenas do seu smartphone para o fazer, não tendo sequer de andar com a carteira.
Cheques
Para alguns já são da época da pedra. Com tanta tecnologia os cheques tornaram-se obsoletos. A maioria das lojas já não aceita cheques e o custo de um cheque é bastante elevado vs. a oportunidade de outros métodos falados acima. Valerá talvez a pena para compras de quantias elevadas de forma segura.
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Como consolidar um crédito automóvel?
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.